Austrália

Aluguel na Austrália: o que você precisa saber para seu intercâmbio

Quem pretende iniciar o processo de estudos ou de imigração na Austrália está diante de uma experiência de vida em um dos países mais procurados do mundo em termos de intercâmbio para trabalhar e estudar. Porém, encontrar um lugar para morar pode ser um desafio. Isso porque o mercado de aluguel na Austrália pode ser um pouco diferente do que muitos estão acostumados.

Por isso, entender como ele funciona é o primeiro passo para garantir uma estadia tranquila durante o intercâmbio.

Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre aluguel no país, desde os tipos de moradia até as regras e dicas para evitar problemas. Vamos lá?

Quais são os tipos de acomodação para um intercâmbio na Austrália?

A Austrália tem algumas alternativas de moradias para intercambistas, mas tudo depende das suas preferências. Veja só!

Homestay (Casa de família)

No Homestay, você vive com uma família australiana, aumentando a sua imersão na cultura local e permitindo praticar o inglês no dia a dia. Além disso, as famílias geralmente fornecem refeições, outra vantagem para quem busca conveniência. 

A Austrália é um país multicultural, e muitas famílias que recebem os estudantes em suas casas não são de origem australiana. Elas podem ser de imigrantes de outros países que escolheram a Austrália como casa. No entanto vale sempre lembrar que o inglês continua sendo a principal língua dentro de casa!

Acomodação estudantil

Muitas universidades e instituições de ensino oferecem residências para estudantes, que podem estar localizadas dentro ou fora do campus. Essas opções são ideais para quem quer viver perto da escola e aproveitar um ambiente focado na vida acadêmica.

Além desse tipo de acomodação das universidades há também residências estudantis espalhadas pelas cidades, essas oferecem opções de quartos que vão desde suítes privativas a quartos compartilhados. A infra-estrutura desse tipo de acomodação é pensada para promover um ambiente colaborativo desde eventos sociais, cozinhas comunitárias, salas de estudos e de jogos, academia e áreas de convivência.

Compartilhamento de casa ou apartamento

Alugar um quarto em uma casa ou apartamento compartilhado é uma alternativa bastante comum e mais acessível em termos de custo. Você tem o seu próprio quarto, mas compartilha áreas comuns, como banheiro, cozinha e sala de estar, com outros moradores, que podem ser estudantes ou profissionais.

Alugar um imóvel sozinho

Se você busca mais independência e privacidade, alugar um apartamento ou casa só para você pode ser uma boa alternativa, embora seja a opção mais cara. Para quem tem um orçamento maior ou viaja com a família, essa escolha oferece mais liberdade e controle sobre o espaço.

Como funciona o processo de aluguel na Austrália?

Na Austrália, a maioria dos imóveis é alugada por meio de um contrato conhecido como “lease”. Ele especifica os direitos e deveres do inquilino e do proprietário, incluindo o valor do aluguel, a duração da estadia e as condições de uso do imóvel.

Além disso, é necessário pagar um depósito caução, geralmente equivalente a quatro semanas de aluguel. Esse valor é uma garantia para o proprietário caso o imóvel seja danificado ou as condições do contrato não sejam cumpridas.

Vale dizer que o aluguel é normalmente pago semanalmente ou quinzenalmente. E não se esqueça de conferir se as contas de água, luz, gás e internet estão incluídas ou se serão cobradas separadamente.

Como evitar complicações no aluguel na austrália?

Veja as nossas orientações para ficar longe de problemas:

  • Leia o contrato com atenção: antes de assinar qualquer contrato de aluguel, confira todas as cláusulas, incluindo as regras de cancelamento e renovação. Não fique com dúvidas;
  • Fique atento a golpes: nunca faça pagamentos adiantados sem ter visto o imóvel pessoalmente ou recebido garantias sólidas;
  • Tenha a documentação em dia: você precisará de alguns documentos, como passaporte, comprovação de matrícula na instituição de ensino e, às vezes, referências de locações anteriores. Procure por uma “Real State” forma como são chamadas as imobiliárias na Austrália para entender em detalhes todos os documentos necessários para a sua locação. Deixe tudo organizado para acelerar o processo;
  • Planeje o orçamento: além do valor do aluguel, lembre-se dos custos extras, como contas de serviços e transporte. Isso evitará surpresas desagradáveis.

Um intercâmbio para trabalhar e estudar na Austrália é um sonho que ficou mais próximo com a leitura deste artigo. Agora que você já sabe todas as principais regras e dicas, basta embarcar nessa jornada.

Entre em contato conosco para tirar esse plano do papel!

Recent Posts

UWA – University of Western Australia: oportunidades para despertar seu potencial

Se você está buscando um intercâmbio para a Austrália que ofereça excelência acadêmica e uma experiência transformadora, a University of…

3 dias atrás

Austrália muda a estratégia de migração

Se você está planejando fazer seu intercâmbio na Oceania, provavelmente já ouviu falar sobre as recentes mudanças na imigração da…

2 semanas atrás

Universidade de Torrens: flexibilidade no ensino superior

Se você está em busca de um intercâmbio para a Austrália que ofereça qualidade e flexibilidade, a Torrens University pode…

2 semanas atrás

Murdoch University: 50 anos de experiência em ensino

Se você está planejando um intercâmbio para a Austrália, a Murdoch University é uma escolha excepcional. Com 50 anos de…

3 semanas atrás

Perth: conheça os benefícios de morar nesta cidade

Planejando o intercâmbio na Austrália, mas ainda não decidiu em qual cidade morar? Então, que tal conhecer um pouco mais…

4 semanas atrás

Por Que Fazer um Intercâmbio na Austrália ou Nova Zelândia é a Melhor Escolha para Sua Graduação Sanduíche?

Realizar um intercâmbio acadêmico é o sonho de muitos estudantes brasileiros que buscam ampliar suas experiências educacionais, culturais e profissionais.…

1 mês atrás