Já parou para pensar sobre os mais variados benefícios de fazer uma graduação no exterior? Pois bem, no Brasil, a situação econômica atual não é das melhores e a exigência por profissionais capacitados e com perfil inovador vem se tornando frequente entre as empresas. Uma das formas mais interessantes para você se destacar dentro nesse cenário é por meio de um currículo forte e de peso.
De acordo com pesquisa da Brazilian Educational & Travel Association (Belta), o número de brasileiros que buscam se especializar no exterior aumentou 50% em 2017, e a tendência é crescer ainda mais nos próximos anos.
E você, vai ficar de fora desse índice? Separamos alguns benefícios de fazer uma graduação no exterior para você se informar e começar a correr atrás dos programas de intercâmbio. Podemos começar?
Chegar em casa e já ter a janta pronta ou abrir o armário com as roupas lavadas e passadas é realmente uma maravilha, concorda? Mas chega uma hora que é preciso se virar só. Isso é um passo decisivo para seu desenvolvimento pessoal. E nada melhor para dar esse salto na vida do que um programa de intercâmbio. No país de destino, você se torna totalmente independente e vai precisar realizar as rotinas do dia a dia por conta própria.
Viver em um país onde a cultura, a culinária e os costumes são totalmente diferentes dos que você está acostumado é, sem dúvidas, uma excelente experiência de vida.
Fazer uma graduação no exterior vai permitir o contato direto com essas diferenças e expandir seus conhecimentos por meio de novas amizades. É a oportunidade de aprender o que há de melhor em outros lugares!
Independentemente do seu nível de fluência no idioma, um intercâmbio permite aprendizado e aprimoramento mais rápido do que qualquer curso. Esse é mais um dos benefícios de fazer uma graduação no exterior.
O contato diário com locais permite desenvolver a fluência e aprender características da fala. Nada melhor do que praticar o novo idioma no país onde ele é a língua materna.
Precisando dar aquele gás no currículo? Estudar em uma instituição estrangeira garante muitas vantagens em relação a isso. Apesar de o Brasil ter alguns cursos de reconhecimento internacional, precisa melhorar muito o sistema de ensino, se compararmos a países como Estados Unidos e Austrália. Segundo o World University Rankings, algumas universidades representam o Brasil nesse cenário.
Segundo um estudo feito pelo British Council, em 2016, pouco mais de 5% dos brasileiros na faixa dos 16 anos sabem falar inglês de forma fluente.
Levando em consideração que a partir dessa idade é a fase de decisão para iniciar uma graduação e, logo após, iniciar os primeiros estágios, quem chega ao mercado com o domínio do idioma e ainda com o currículo turbinado por uma instituição estrangeira tem, indiscutivelmente, mais chances de conseguir as melhores vagas.
Independentemente se a empresa é uma multinacional ou não, hoje qualquer mercado passou a ser global, e cada vez mais os profissionais de RH buscam um perfil ideal que tenha formação e conhecimento diferenciados.
O próprio governo brasileiro tem incentivado a contratação de jovens que estudaram no exterior. O intuito é trazer novos conhecimentos para o mercado nacional. Lembre-se de que as empresas são cada vez mais exigentes e as melhores vagas são preenchidas por quem se destaca.
Um dos benefícios de fazer uma graduação no exterior é o de conhecer o mercado de trabalho no país de estudo. A possibilidade de receber um salário em uma moeda mais forte, assim como ter a garantia de uma economia mais estável são algumas das vantagens que um intercâmbio oferece.
De acordo com artigo do jornal O Globo, de 2013 a 2017, as declarações de saída do Brasil entregues à Receita Federal mais que duplicou. Entre os destinos mais procurados por quem busca trabalho fora do país, estão Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.
Ao estudar no exterior, você vai fazer amizades com pessoas de várias partes do mundo e, consequentemente, trocar informações e experiências sobre perspectivas e trabalhos.
Pode ser uma excelente chance para quem busca uma oportunidade de emprego fora do Brasil depois de terminar os estudos do intercâmbio e aprimorar ainda mais seus conhecimento e cultura.
Na grande maioria das universidades estrangeiras é possível realizar diversas atividades extracurriculares no próprio campus, como aprender outro idioma, praticar esportes e se inscrever em cursos. Tudo isso vai servir para incrementar ainda mais seus conhecimentos e experiências durante seu período de estudos no exterior.
Os benefícios de fazer uma graduação no exterior vão muito além dos já citados. Alguns programas de intercâmbio permitem que o estudante complemente seus estudos do Brasil em uma instituição internacional. Nesse caso, o participante do programa escolhe algumas matérias que quer estudar no outro país, mesmo que estas não sejam relacionadas ao curso no Brasil.
A exemplo desse método, destacamos o programa Graduação Sanduíche ou Study Abroad. Essa iniciativa permite que o estudante brasileiro realize parte de sua graduação em países como Austrália ou Nova Zelândia, durante um semestre ou um ano, como complemento ou conclusão do curso.
Uma grande vantagem desse programa é que o calendário acadêmico nesses países é semelhante ao brasileiro e, dessa forma, é possível concluir os estudos no mesmo período.
Esses são alguns dos inúmeros benefícios de fazer uma graduação no exterior. Sem sombra de dúvidas, é uma escolha promissora que vai garantir a você um desenvolvimento pessoal e profissional como poucas experiências na vida são capazes.
Curtiu as dicas acima? Já está se decidindo a como dar um up nos seus estudos e se destacar no mercado de trabalho? Então, conheça também as vantagens de realizar um intercâmbio em um dos países mais incríveis do mundo: a Nova Zelândia!
Se você está planejando um intercâmbio para a Austrália, a Murdoch University é uma escolha excepcional. Com 50 anos de…
Planejando o intercâmbio na Austrália, mas ainda não decidiu em qual cidade morar? Então, que tal conhecer um pouco mais…
Realizar um intercâmbio acadêmico é o sonho de muitos estudantes brasileiros que buscam ampliar suas experiências educacionais, culturais e profissionais.…
Quem pretende iniciar o processo de estudos ou de imigração na Austrália está diante de uma experiência de vida em…
Se você está se preparando para imigração na Austrália e também aprecia um bom agito, precisa conhecer a nossa lista…
O ECA Education Centre of Australia é uma instituição reconhecida por preparar seus alunos para o mercado de trabalho global,…