5 maiores cidades da Austrália e suas características

Na hora de planejar os detalhes do intercâmbio para a terra dos cangurus, muita gente fica com a mesma incerteza: morar ou não em uma das maiores cidades da Austrália? Isso porque há quem acredite que para estudar no exterior e ter uma imersão no inglês e na cultura local, o ideal é viver em um lugar pequeno e, de preferência, localizado no interior do país — será mesmo?

Afinal de contas, municípios maiores e, consequentemente, mais populosos podem fazer toda a diferença na sua experiência. Prova disso é que não vão faltar opções de entretenimento, lazer e cultura para curtir, cantos turísticos para visitar e, é claro, mais alternativas de transporte para viagens municipais, nacionais e até internacionais.

Ah, e mais: além dos nativos, haverá muitos outros estudantes internacionais para conhecer e ter com quem praticar a língua inglesa. Por essa razões, listamos as 5 maiores cidades da Austrália — conforme o Australian Bureau of Statistics 2016 — que podem ser o destino do seu intercâmbio. Confira nosso post e conheça mais sobre elas!

1. Sydney

A primeira delas é Sydney. Afinal, ela é a mais populosa da nação, com 4.823.991 cidadãos. Bastante gente, não? E não é para menos! A região tem uma excelente infraestrutura de transporte público, o principal aeroporto da Oceania e diversas instituições de ensino renomadas internacionalmente (como a Universidade de Tecnologia de Sydney e a Universidade de Western Sydney).

Mas não acaba aí, já que a cidade é conhecida por ter dezenas de praias (como a Bondi Beach, a Maroubra, a Bronte Beach etc.), por preservar a área onde a colonização do país começou (o famoso The Rocks) e, de quebra, por ser referência quando o assunto é vida noturna.

O motivo? Simples: há bairros conhecidos por concentrarem diversas opções de casas de show ao vivo, boates, bares, restaurantes, pubs e muito mais. Alguns exemplos são o Surry Hills, o King Cross e o Darlinghurst.

2. Melbourne

Melbourne, por sua vez, tem 4.485.211, o que representa nada mais nada menos do que 19,16% de toda a população da Austrália — que tem cerca de 23.401.892 pessoas. Movimentada o ano todo, a cidade recebe inúmeros eventos que vão desde os esportivos até os de cinema, atraindo gente de todos os cantos do país.

Alguns dos mais populares são o Formula 1 – Australian Grand Prix, o Moomba Festival, o Melbourne Music Week, o Australian Open e o Moonlinght Cinema.

Além disso, Melbourne é conhecida pelas diversas áreas verdes e de preservação da vida animal que contrastam com os arranha-céus locais, reforçam a preocupação dos australianos com a natureza e, para completar, oferecem inúmeras atividades ao ar livre para os moradores do município, como é o caso do:

  • Botanic Garden; 
  • Carlton Gardens;
  • Dandenong Ranges National Park;
  • Healesville Sanctuary;
  • Moonlit Sanctuary Wildlife Conservation Park.

3. Brisbane

Completando o pódio das três maiores cidades da Austrália, temos Brisbane, com 2.270.800 de habitantes, que é o destino mais escolhido pelos amantes de uma boa aventura. Isso porque no tempo livre das aulas é possível aproveitar os cenários da própria cidade para fazer escaladas que acontecem em grupos tanto de dia quanto de noite na ponte que atravessa o Brisbane River, a Story Bridge.

Mas não só isso. A região ainda conta com o Cliff Park e o Toogoolawah Skydivers Club, que são pontos de encontro bastante populares para quem gosta e quer experimentar esportes de aventura (inclusive radicais, como o paraquedismo).

Para completar, há diversas ilhas próximas à cidade que podem ser visitadas de barco e gerar uma ótima programação para os fins de semana e feriados, como a Mud Island, a Peel Island, a Saint Helena Island, a Coochiemudlo Island e a Green Island.

4. Perth

A quarta cidade que não poderia faltar neste post é Perth, que tem 1.943.858 de pessoas. Famosa por ser um centro empresarial — e, com isso, proporcionar ótimas oportunidades de emprego na Austrália, tanto para nativos quanto para estrangeiros —, ela também se destaca no país por conta da sua variedade de opções culturais e de entretenimento.

A lista é grande e diversa, mas conta, por exemplo, com a Art Gallery of WA, o Perth Concert Hall e o His Majesty’s Theatre. Já o bairro de Northbridge concentra as principais casas noturnas e pubs da região.

Fora isso, os parques, como o Sir James Mitchell Park,o Colier Park Golf, o McCallum Park e o Piney Lakes Reserve desempenham um grande papel no local, pois funcionam como o pulmão do município e, de quebra, são locais ao ar livre para a população praticar esportes sem custos, como golfe, futebol, caminhada, corrida, ciclismo etc.

5. Adelaide

Para encerrar nossa lista das maiores cidades da Austrália, há Adelaide, com 1.295.714 de habitantes. Situada na costa sul e a 727 km de distância de Melbourne, ela se destaca por mesclar o clima de município interiorano com a efervescência de um município litorâneo.

Não é para menos que locais como Henley Beach, Glenelg Beach e Semaphore Beach vivem movimentados durante o verão, enquanto a primavera é o período perfeito para aproveitar os parques e as reservas florestais da região, como Morialta Conservation Park, Cleland Conservation Park e Onkaparinga River National Park.

Já no outono e no início do inverno, acontecem as rotas turísticas pelas vinícolas de McLaren Vale, Barossa ValleyAdelaide Hills, que são o grande destaque local, uma vez que o sul da nação detém grande parte da produção de vinhos nacional.

Como você viu, as maiores cidades da Austrália compartilham de uma característica em comum: todas elas se situam na costa litorânea do país — algo relacionado às características continentais da região e também ao formato da colonização britânica. Dessa forma, além dos atrativos e das particularidades de cada lugar, a população tem a chance de manter forte a relação com a natureza e a cultura praiana, além, é claro, de se aventurar no surfe e em outros esportes ao ar livre.

Gostou deste post? Então aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outras curiosidades sobre a Austrália, o próximo destino do seu intercâmbio!