7 costumes da Nova Zelândia que você precisa conhecer

A Oceania é um destino repleto de surpresas, paisagens exuberantes, uma fauna e flora extraordinárias e uma diversidade cultural incrível. Neste post, especialmente, vamos mostrar alguns costumes da Nova Zelândia, país que atrai milhares de visitantes todo ano, que buscam explorar cada encanto na terra dos kiwis (como são chamados os neozelandeses).

Pretende passar as férias ou fazer um intercâmbio na Nova Zelândia? Então, prepare-se para se surpreender com cenários de cair o queixo e um povo extremamente acolhedor. Vamos conferir agora um pouco das curiosidades que você vai encontrar por lá? Continue a leitura!

1. Mão inglesa

Sim! Lá na Nova Zelândia, os carros têm o volante do lado direito e, consequentemente, as pistas são no sentido contrário em relação as do Brasil, sendo um dos resquícios que restaram da influência britânica no país. Mas, pode ficar tranquilo!

Apesar de diferente, para você se acostumar a dirigir dessa forma, só precisa conseguir um carro que, rapidinho, pega o jeito! E, sinceramente, não vão faltar destinos incríveis para visitar dirigindo! Aproveite a aventura!

2. Te Reo Maori

Alguns dos costumes da Nova Zelândia mais extraordinários estão ligados à cultura Maori, originária do povo nativo do país. Falaremos mais algumas curiosidades deles no decorrer do texto, mas não teria como não citar primeiro, o Te Reo Maori, o idioma original de lá. E você achando que só ia aprender inglês no seu intercâmbio na Nova Zelândia, não é mesmo?

Pois bem, essa língua, apesar de sua ancestralidade, ainda é muito preservada, inclusive, sendo motivo de orgulho para os cidadãos neozelandeses. Um verdadeiro patrimônio imaterial que atravessou séculos e, ainda hoje, algumas expressões e frases são de conhecimento da população moderna.

Quer conhecer algumas delas? Então, vai praticando aí:

  • haere mai — bem-vindo;
  • haere rã — adeus (para pessoas que estão hospedadas e vão voltar);
  • e noho rã — adeus (para quem está de saída);
  • ko wai to ingoa? — como você se chama;
  • kia kaha — seja forte.

3. Kapa Haka

O Kapa Haka é um tipo de dança de guerra dos Maori, que era comumente usada nos campos de batalha como demonstração de orgulho e força de uma tribo. As guerras, felizmente, ficaram apenas na história, mas esse tipo de cerimônia se manteve como um dos costumes da Nova Zelândia.

Hoje, é possível assistir espetáculos ou eventos específicos sobre a história do povo Maori. Há também a influência dessa dança no esporte mais querido da Nova Zelândia: o rugby. Algumas equipes fazem as coreografias ferozes, com tapas, gritos e pisadas fortes, antes da partida, para intimidar os adversários.

Se você nunca viu essa cena, basta procurar alguns vídeos ou fotos do time All Blocks para ter uma ideia. Certamente você não gostaria de fazer parte da equipe do outro lado.

4. Ta Moko

Talvez você nunca tenho escutado esse termo, mas provavelmente é um dos costumes da Nova Zelândia mais difundidos no mundo. Também de origem Maori, o Ta Moko é a tradicional tatuagem desse povo. Tendo ou não um rabisco na pele, com certeza você já viu ou ouviu falar sobre essa famosa arte milenar e que, até hoje, é uma grande referência da cultura do país.

Com traços e linguagens únicas, esse costume retrata a whakapapa (ancestralidade) do indivíduo e de sua história pessoal por meio de seus desenhos na pele. Originalmente, quem ostentava tais pinturas no corpo tinha sua importância social reconhecida pela sociedade.

Os homens costumavam tatuar os rostos, nádegas e coxas. Já as mulheres, geralmente faziam a moko em seus lábios e queixos. Se você tiver coragem, ainda é possível encontrar tatuadores atuais que utilizam as técnicas originais dos Maori. Vai encarar?

5. Powhiri

Essa é a famosa cerimônia de boas-vindas da Nova Zelândia. O Powhiri normalmente se inicia com um wero (desafio). Um guerreiro anfitrião desafia os hóspedes, no intuito de confirmar se eles são, de fato, amigos ou não.

Outra curiosidade desse costume neozelandês é que, ao final da tradicional cerimônia, os anfitriões se cumprimentam com um hongi, um leve toque entre os narizes e as testas. Depois disso, vem a melhor parte: a Kai. Sim, isso significa refeição! Tudo é servido e compartilhado entre os participantes, demonstrando a hospitalidade do povo Maori.

6. A Colmeia

Não é bem um costume da Nova Zelândia, mas é uma das curiosidades mais interessantes do país da Oceania. Os prédios do parlamento foram apelidados de colmeia pela arquitetura um tanto quanto peculiar e que se assemelha a uma “casa de abelha”. A Beehive, como é chamada em inglês, foi projetada em 1964 e tem 10 andares e 72 metros de altura.

Apesar de agradar muitos e também incomodar outros, a famosa colmeia da Nova Zelândia é uma construção que chama atenção pelo formato e por sua história. Uma das infinitas curiosidades que o país esconde.

7. Raranga

Para finalizar a nossa lista com costumes da Nova Zelândia, falaremos um pouquinho dessa técnica de tecelagem, tipicamente Maori. O clima da ilha foi determinante para que sua população desenvolvesse acessórios, como capas, cestas e tapetes específicos para o dia a dia.

No entanto, não bastasse ser apenas uma necessidade, os artesãos abusaram de suas habilidades e transformaram a técnica em uma verdadeira arte manual. O harakeke é a fibra tradicional utilizada na tecelagem dessas peças e é conhecida como o linho neozelandês.

Enfim, essas foram as nossas dicas sobre alguns dos mais incríveis costumes da Nova Zelândia. Além de toda essa riqueza histórica e cultural que o país preserva, o destino é, sem dúvidas, uma excelente oportunidade para os apaixonados por aventuras e para quem pensa em morar fora.

Além da moeda mais amigável ao real, os brasileiros têm a grande vantagem de visitar esse paraíso como turista, sem a necessidade de vistos. E, para quem pretende estudar ou se mudar de vez, o que não faltam são agências de intercâmbio.

Deu vontade de arrumar as malas e partir? Com certeza, você não vai se arrepender. Mas, antes de embarcar, venha conferir mais dicas, curiosidades e, até mesmo, excelentes oportunidades para você conhecer a Oceania.

Curtiu? Siga nosso FacebookInstagram e canal do Youtube para acompanhar todas as novidades!

Mail