Adelaide: o guia mais completo dessa cidade australiana

Adelaide

Uma nova revolução já começou no mercado de trabalho. Os jovens profissionais que buscam o sucesso numa nova carreira devem estar preparados para enfrentar muita concorrência.

Hoje as empresas buscam pessoas que, apesar da pouca idade, já tenham experiências de vida que adicionem valor e qualidade à sua atividade. Já se foi o tempo em que apenas uma graduação garantia o futuro de alguém.

Uma das maneiras mais procuradas pelos brasileiros para expandir os seus currículos é o intercâmbio no exterior. A Austrália, país da Oceania que tem algumas das melhores instituições de ensino do mundo e proporciona aos estudantes estrangeiros desde cursos básicos de inglês até pós-graduações, mestrados e doutorados.

Quer trilhar o seu caminho para uma trajetória profissional bem-sucedida? Neste guia, conheça os motivos para escolher a cidade de Adelaide para viver e estudar. Fique sabendo das principais informações sobre o local, como é a qualidade de vida da metrópole e por que esse é o destino ideal para a sua grande aventura. Confira!

Adelaide: uma breve história

Milhares de anos antes de os primeiros desbravadores ingleses chegarem à Austrália, a região de Adelaide era a terra do povo Kaurna. Até hoje existem descendentes dos primeiros habitantes dessa área, e o seu legado cultural sobrevive em diversos pontos da cidade, inclusive com locais batizados com nomes relativos a essa civilização antiga.

Os colonos europeus só começaram a chegar à Adelaide em 1836. O coronel inglês William Light foi o responsável pelo planejamento da cidade, concebendo um projeto que previa ruas planas e largas, muitas praças e quarteirões rodeados por grandes parques, como nos famosos “bairros jardins”, muito comuns nas cidades europeias.

Ao contrário de outras regiões da Austrália, que foram colonizadas por condenados na justiça vindos da Europa, a cidade de Adelaide recebeu milhares de trabalhadores livres, que construíram um lugar sofisticado e muito agradável para viver.

Já no final do século XIX, a cidade contava com muitos casarões e edifícios feitos de pedra, bem como igrejas belíssimas e imponentes prédios públicos. Nessa época, os cidadãos já tinham serviço de bondes à disposição, que dividiam as ruas com carruagens puxadas a cavalo.

A economia de Adelaide se desenvolveu através da agricultura e do comércio, com grande ênfase no cultivo de uvas e na produção de vinho, uma das principais atividades da cidade e seus arredores até hoje.

Na atualidade, Adelaide é a quinta maior cidade da Austrália, com muita importância no cenário econômico, cultural e social desse país da Oceania.

Principais informações de Adelaide

A bela Adelaide fica no estado de South Austrália, na parte sul do território australiano. Banhada pelas águas do Golfo de Saint Vincent, essa metrópole moderna fica também aos pés do Monte Lofty, uma cadeia de montanhas a leste da cidade.

Adelaide é a capital e maior cidade do estado, com uma população é de mais de 1,2 milhão de pessoas. Fica a cerca de 720 quilômetros de Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália.

Assim como no restante do país, o dólar australiano é a moeda corrente desde 1966. Diversos pequenos países da Oceania também usam o dinheiro da Austrália, como as Ilhas Norfolk, Tuvalu e Nauru, entre outras.

Clima

As estações do ano na Austrália seguem o mesmo calendário do Brasil, já que ambos os países estão no hemisfério sul. Ou seja, o verão ocorre de dezembro a março e o inverno de junho a setembro.

Na época mais quente do ano, as temperaturas em Adelaide podem passar dos 30 graus durante o dia, com as noites de clima mais agradável e termômetros marcando uma média de 17 graus. Existe pouca incidência de chuvas nesse período.

Já no inverno as temperaturas não passam dos 16 graus, com mínimas chegando perto de zero grau. Entre os meses de maio e setembro estão concentrados os dias mais chuvosos.

A vida em Adelaide

Muitos jovens brasileiros procuram informações sobre como é viver e estudar na Austrália. O país da Oceania é um dos principais destinos de intercambistas de todo o mundo, que buscam viver as experiências oferecidas pelo ótimo sistema de educação e bem-estar social dessa incrível nação.

Saiba agora o que você vai encontrar durante a sua jornada em Adelaide, uma das principais cidades da Austrália.

Qualidade de vida

A Austrália é considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) o país com o segundo melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do planeta, atrás apenas da Noruega.

Em Adelaide a história não é diferente, já que a cidade oferece aos seus habitantes condições ideais para ter uma ótima qualidade de vida. A cidade tem diversas praias (leia mais abaixo), bem como muitas áreas verdes, onde os moradores podem praticar esportes ou apenas passear em meio à natureza.

Assim como no restante do país, Adelaide é muito segura, com índices de criminalidade perto do zero. As autoridades do município mantêm programas de vigilância comunitária, onde os próprios moradores auxiliam na manutenção da segurança, além de um sofisticado sistema de monitoramento feito por centenas de câmeras.

Os serviços de emergência (polícia, bombeiros e resgate) são muito bem treinados e equipados, estando sempre à disposição para situações graves.

Educação

Adelaide também segue o padrão australiano de excelência na educação, com dezenas de instituições de ensino abertas para estudantes de todo o mundo. São escolas reconhecidas internacionalmente, com grades que se ajustam às suas necessidades de aprendizado, podendo variar entre algumas semanas até quatro anos de estudo.

O jovem estrangeiro pode escolher frequentar desde a educação básica, passando por cursos de inglês de curta duração e preparações intensivas para certificações como o IELTS, ou até fazer uma graduação completa.

A cidade conta com a University of South Austrália (Unisa), que promove formações em muitas áreas do conhecimento, como direito, comunicação, saúde, tecnologia, ciências exatas e humanas, engenharia, turismo, entre muitas outras. As aulas são conduzidas por professores com experiência no mercado de trabalho, oferecendo aos alunos um contato dinâmico e atualizado com as profissões.

São quatro campi da Unisa espalhados por Adelaide e região, nos quais o aluno tem à disposição instalações completas, com laboratórios e outras facilidades que levam o jovem profissional aos mesmos ambientes encontrados nas melhores empresas de cada área de atuação. Por exemplo: os estudantes de saúde podem aprender em um moderno hospital, que simula as situações reais do ambiente de trabalho.

Já na Kaplan Business, que também tem sede em Adelaide, os estudantes podem se especializar em temas ligados aos negócios, com cursos de graduação e mestrado em administração de empresas, comércio e contabilidade, entre outros.

Localizada no coração da cidade, essa escola oferece avançados laboratórios de computação, uma biblioteca completa, salas privativas de estudo, áreas de convivência ao ar livre, cozinha comunitária, espaço para eventos (churrascos e festas) e sala de jogos. A instituição conta com amplo serviço de apoio aos alunos, além de suas instalações serem acessíveis a portadores de necessidades especiais.

As escolas têm fácil acesso usando o transporte público, com muitas linhas servindo as regiões onde estão os campi. Os entornos das instituições oferecem muitas facilidades, como lojas, bancos, hospitais, bares, restaurantes e baladas.

Economia

Apesar de não ser uma das maiores cidades da Austrália, como Sydney e Melbourne, a bela Adelaide é considerada um dos melhores lugares para fazer negócios. As autoridades governamentais estão em constante busca por novos investimentos, o que incentiva o ambiente para inovações.

Adelaide conta com diversos espaços de coworking, nos quais os jovens empreendedores podem fazer contato com outras empresas e desenvolver projetos que visam facilitar a vida da comunidade. Todos os anos são realizados centenas de eventos e cursos educacionais, que visam promover a criação de novos negócios.

A cidade tem um amplo parque industrial e comercial, que engloba algumas das companhias mais importantes do mundo nos ramos de biotecnologia, química, tecnologia da informação, telecomunicações e eletrônicos.

A rede de internet de Adelaide é uma das mais modernas da Austrália. O sistema de fibra ótica promove acesso à rede mundial com velocidade de 10 gigabytes, o que garante as melhores condições de navegação e a possibilidade de grandes avanços econômicos.

Lazer

Com uma das melhores qualidades de vida da Austrália, a encantadora Adelaide oferece aos seus habitantes uma enorme rede de lazer e entretenimento. A cidade conta com dezenas de áreas verdes, onde é possível praticar esportes e fazer passeios ao ar livre.

A cidade tem bicicletas gratuitas à disposição em diversos pontos, então, pegue uma e explore Adelaide a partir de outra perspectiva. É possível trafegar com segurança por ciclofaixas que ligam os parques às praias (leia mais abaixo sobre a orla da cidade).

O Elder Park, que fica nas margens do rio Torrens, é um dos espaços de eventos públicos mais conhecidos de Adelaide. Os visitantes podem se divertir navegando de pedalinho pelo rio, que tem uma das paisagens mais bonitas da cidade. O local tem um extenso calendário de shows musicais, apresentações cênicas e celebrações. Os mais famosos são a noite do Ano Novo e o Carols by Candlelight, a mais importante festa de Natal da Austrália.

O cardápio cultural também é cheio de opções, com muitos museus, galerias de artes, teatros, cinemas e casas de shows, além de um excelente roteiro pelas construções históricas da cidade, como as imponentes catedrais de St. Peter e St. Francis Xavier.

Os amantes da gastronomia encontram em Adelaide restaurantes dedicados à culinária internacional, com destaque para as cozinhas oriental, italiana, francesa, africana e latina. Existem milhares de restaurantes de chefs descolados, que servem pratos dos mais simples aos sofisticados.

Um dos passeios mais procurados por turistas e moradores locais é uma visita ao Adelaide Central Market, um mercado inaugurado em 1870. Lá é possível encontrar uma enorme variedade de frutas, legumes, verduras, frutos do mar, carnes, embutidos, pães, queijos e especiarias de todo o mundo. Aproveite a visita e prove os sabores das refeições e lanches servidos em alguns dos boxes.

Em Port Adelaide, caminhe por entre as icônicas construções do século XIX, numa área onde ficam os antigos cais da cidade. Essa região está cheia de tradicionais pubs australianos, onde são servidas cervejas artesanais e vinhos locais. Alugue um caiaque e navegue pelas águas do rio Port, onde vive uma colônia de animados golfinhos.

Outro passeio bem gostoso é seguir até a região de Barossa Valley, que fica a 1 hora de distância partindo do centro de Adelaide. Essa área é responsável por mais da metade da produção de vinhos da Austrália. São mais de 150 vinícolas, nas quais os visitantes podem conhecer os vinhedos, aprender sobre a produção da bebida e até provar alguns rótulos.

Na cidade de Tanunda, também no Barossa Valley, vale a pena ir até o Barossa Sculpture Park, onde é possível apreciar belas esculturas que estão dispostas no alto de uma colina, com uma vista sensacional dos vinhedos da região.

Veja outros pontos interessantes para conhecer e o que fazer em Adelaide:

  • Jardim Zoológico de Adelaide
  • Adelaide Botanic Garden
  • South Australian Museum
  • Mount Lofty
  • Morialta Conservation Park
  • Migration Museum

Praias

Uma atração à parte, as praias de Adelaide são consideradas as melhores da região para a prática do surfe. As ondas mais famosas são as das praias de Point de Pondalowic e Yorke Peninsula, que ficam a cerca de 40 minutos do centro da cidade.

A praia de Glenelg, perto da área central de Adelaide, é a preferida dos locais. Com areia branquinha e ondas calmas, é ideal para um banho de mar. A orla é cercada por um calçadão perfeito para caminhadas, bem como por gramados bem cuidados, que são uma boa opção para um piquenique.

Nessa região existem muitos bares e restaurantes, que oferecem refeições, lanches e bebidas com uma vista privilegiada da praia. Na Moseley Square, além das muitas variedades de comida, os visitantes encontram lojas, serviços e atrações turísticas, como o Glenelg Town Hall, que tem exposições que contam a história da cidade.

Para quem gosta de sossego e momentos relaxante, vale a pena fazer um passeio partido da região de West Beach, passando por Henley Beach, Grange até Semaphore Beach. Essas praias têm alguns trechos para banho de mar, no entanto, a paisagem belíssima é a grande atração, onde estão as melhores localizações de Adelaide para apreciar o pôr do sol.

Além da natureza rica, a orla da cidade conta com muitas opções de lazer e entretenimento, com museus, parques, rios, restaurante e bares, além de centros comerciais, cinemas e teatros.

Trabalho

Os estudantes que fazem intercâmbio em Adelaide, dependendo do tipo de visto solicitado, podem trabalhar em período parcial. Os empregos disponíveis para jovens estrangeiros não exigem experiência e são uma grande oportunidade para conhecer mais a fundo a cultura e os costumes da Austrália. Além, é claro, de conseguir um dinheiro a mais para ajudar no orçamento.

As atividades mais comuns são em empresas dos ramos de alimentação, hotelaria, comércio e construção civil. As vagas costumam ficar entre serviços de atendimento, limpeza, recepção e auxiliar de obras.

Apesar de essas profissões serem pouco valorizadas no Brasil, o estudante deve encarar essas oportunidades de cabeça aberta. A sociedade australiana tem a cultura de que qualquer trabalho é importante, não interessando a posição, o nível de instrução e o salário do profissional.

Quando você aceitar um emprego, cumpra as suas funções com dedicação e responsabilidade, pois assim o seu empregador vai reconhecer o seu empenho e sempre indicar os seus serviços para outras oportunidades no mercado de trabalho de Adelaide. Procure as agências de emprego australianas e encontre uma vaga que mais se encaixa no seu perfil.

Outro benefício em trabalhar na Austrália, além do financeiro, é a possibilidade de aprender inglês mais rápido, já que você será obrigado a interagir com os nativos todos os dias. Faça uma imersão nas expressões e no vocabulário, adquirindo fluência em pouco tempo.

Transporte público

O Adelaide Metro é a rede de transporte público que serve toda a região metropolitana da cidade. Esse sistema engloba os serviços de ônibus, trens e trams, que são veículos sobre trilhos que trafegam pelas ruas de Adelaide.

Quem mora em Adelaide ou quem vai ficar por um período grande por lá pode adquirir um dos cartões que oferecem passagens ilimitadas por períodos. É possível comprar um cartão de três dias a um mês, que pode ser usado em todos os serviços de transporte da cidade.

Os benefícios de um Intercâmbio em Adelaide

A chance de viver em uma cidade com excelente qualidade de vida, com instituições de ensino reconhecidas como entre as melhores do mundo e ainda poder ter a experiência de trabalhar na Austrália é uma grande oportunidade. As vivências de um intercâmbio fazem a diferença na sua trajetória pessoal e profissional, o que é muito valorizado pelas maiores empresas do mundo.

Essa grande aventura na Oceania proporciona ao estudante autoconhecimento, senso de responsabilidade e muita independência. Além disso, essa é uma boa oportunidade para conhecer pessoas de outras nacionalidades, o que é ideal para explorar novas culturas e hábitos.

Amplie seus horizontes

Quando você estiver vivendo em Adelaide, é possível enriquecer o seu conhecimento visitando os diversos museus, teatros e casas de shows da cidade. Saiba mais sobre a história da Austrália, os seus povos pré-históricos e todos os detalhes que fazem desse país um dos melhores lugares da terra para viver.

Conheça a Austrália

Aproveite a sua temporada de estudos para fazer turismo na Austrália, um dos lugares com a maior diversidade natural. Visite a Grande Barreira de Corais, na costa leste do país, onde você pode mergulhar para apreciar o espetáculo da natureza. São milhares de espécies de peixes, plantas e outros animais marinhos, que só podem ser vistos nessa região.

Faça uma aventura pelo Outback, o gigantesco deserto australiano, que guarda um dos ambientes mais inóspitos e surpreendentes do planeta. Viaje pelas maiores cidades da Austrália, como as magníficas Sydney, Melbourne, Perth e Camberra, a capital da nação.

Busque as ondas mais radicais para surfar em um extenso litoral que é banhado pelas águas do Mar de Timor, ao norte, pelo Mar de Coral, ao leste e pelo grande Oceano Índico nas partes sul e oeste da Austrália. Nessas praias são disputados torneios internacionais de muitas modalidades aquáticas, entre elas três etapas do WCT, a principal competição de surfe do mundo.

Viva mais feliz

Escolher onde morar nesse país incrível pode ser difícil, mas a cidade de Adelaide reúne um pouco de cada maravilha natural existente em outras regiões da Austrália. São praias, rios, vales, colinas, montanhas, desertos e ilhas, todos com distintos habitats com fauna e flora únicas.

A cidade é muito moderna e de fácil locomoção, com opções variadas de lazer, cultura, entretenimento e diversão. Adelaide também se destaca por ser um local que fomenta a inovação, gerando centenas de oportunidade de negócios.

Tenha auxílio de uma agência de intercâmbio

Estudar e trabalhar na Austrália é uma experiência que ficará marcada em sua vida. Tudo o que você vai aprender nesse país desenvolvido será muito útil durante a sua trajetória, desde a capacidade de falar inglês com fluência até o ganho cultural e intelectual conquistado nessa aventura.

Apesar de esse país da Oceania estar de portas abertas para os estudantes, os processos antes do embarque podem ser difíceis, pois as autoridades australianas exigem uma série de pré-requisitos para o jovem aluno poder passar uma temporada na Austrália. Para facilitar a sua vida, bem como ter total apoio e orientação em suas decisões, o recomendado é contar com a ajuda de uma agência de intercâmbio profissional.

Com o suporte de uma empresa de renome no mercado, o estudante tem as informações completas para escolher a melhor cidade para viver, a melhor escola e o melhor curso para frequentar. A agência também auxilia o aluno durante a sua estadia, garantindo que tudo esteja perfeito para que o seu período de estudos seja proveitoso e que supere as expectativas.

Está preparado para uma grande experiência? Estudar e morar em Adelaide tem tudo para ser uma das melhores épocas da sua vida.

Que tal mostrar esse guia para os seus pais, parentes e amigos? Compartilhe nas redes sociais o conteúdo sobre essa maravilhosa cidade australiana. Eles vão adorar!