Brisbane x Gold Coast: não viaje sem ler esse comparativo

Brisbane x Gold Coast

Morar, estudar e trabalhar na Austrália é mais fácil do que você imagina! Difícil mesmo é escolher qual a melhor cidade para viver e realizar o seu intercâmbio em um país tão diversificado e rico em detalhes, tanto naturais como culturais. Em outros textos, a gente  abordou uma série de comparativos entre destinos incríveis na terra dos cangurus e, hoje, vamos mostrar um pouquinho sobre dois grandes paradeiros dos intercambistas: Brisbane x Gold Coast! 

Afinal, qual a melhor opção para a sua viagem de intercâmbio e por que escolher uma dessas opções?  podemos adiantar que a resposta final será sua, mas para dar uma forcinha, trouxemos algumas dicas sobre ambos os locais e suas principais características. Bora conferir? 

Por que estudar em Brisbane? 

Brisbane é a capital do segundo maior estado da Austrália, o Queensland, localizado na costa leste do paísPoderíamos resumir a cidade em três palavras: natureza, esportes e entretenimento. Porém, as atrações e os encantos dessa moderna metrópole vão muito além disso e, sem dúvidassurpreenderão você a cada dia.  

Para detalhar melhor, confira as principais características de Brisbane! 

Clima 

Na comparação Brisbane x Gold Coast, ambas apresentam climas semelhantes, com a maior parte dos dias ensolarados e temperaturas agradáveis. Para se ter uma ideia, durante o inverno, os termômetros variam entre 24 e 31 graus, enquanto no verão, os ponteiros passam dos 30. Nada muito diferente das principais cidades brasileiras, não é mesmo? 

Custo de vida 

Brisbane é uma cidade grande e com serviços públicos de primeira linha. Certamente, a qualidade de vida é incomparável a qualquer cidade no Brasil. No entanto, com tudo o que se tem à disposição (saúde, segurança, educação etc.), não  dúvidas de que o custo de vida compensa e se torna justo.  

Vale ressaltar que um intercâmbio na Austrália permite que o estudante trabalhe legalmente em uma empresa australiana e receba um salário adequado e na moeda local. Com o pagamento, seus custos  podem cair consideravelmente ou, até mesmo, cobrir suas despesas por . 

População 

A população de Brisbane gira em torno de 1,9 milhão de pessoas. A cidade respira esporte e qualidade de vida e é, indiscutivelmente, uma das melhores do país. Portanto, não é difícil encontrar pessoas sempre praticando atividades ao ar livre, saindo à noite e aproveitando as praias aos finais de semana. O ar de Brisbane parece empolgar a todos e, mesmo com a correria dos centros comerciais, sua população não esconde o sorriso no rosto.  

Lazer em Brisbane 

Prepare-se para viajar, curtir belas praias, comer muito bem e curtir as melhores festas de sua vida. Afinal, Brisbane une tudo isso num  lugar! Nos arredores da cidade, encontram-se cerca de 300 ilhas subtropicais com águas cristalinas e uma variedade de vida marítima extraordinária (incluindo os golfinhos em Moreton Island).  

Além disso, a cidade é repleta de bons restaurantes, charmosos cafés e uma vida noturna agitada. Para quem prefere o contato com a natureza, existem diversos parques naturais com atrações diversas, com destaque especial para o Forest Park e o City Botanic Gardens. 

Estudos em Brisbane 

Bom, agora que você  tem uma ideia de como é a vibe da cidade, é hora de conferir o nível das escolas e faculdades de . Para começar, Brisbane é a grande referência nacional em tecnologia e infraestrutura de suas instituições, proporcionando métodos de aprendizados e atividades extraordinárias aos seus estudantes. 

Algumas de suas principais instituições de ensino são: Australian Catholic UniversityCQUniversity, Griffith University, James Cook University e QUT (Queensland University of Technology). 

Por que estudar em Gold Coast? 

Para continuar nossa comparação Brisbane x Gold Coast, vamos mostrar um pouco sobre a segunda alternativa, que também é uma excelente escolha para o seu intercâmbio na Austrália 

Com uma pegada ainda mais jovem, Gold Coast é o paraíso dos surfistas e estudantes que buscam um lugar mais próximo à natureza e uma vibe inigualável de seus moradores. Preparado para se surpreender? Então, confere ai! 

Clima 

Como falamos no tópico anterior, na comparação Brisbane x Gold Coast, o clima não conta muito, pois é bem semelhante nos dois locais. Portanto, independentemente de sua escolha, com certeza, você vai aproveitar muito os dias ensolarados e quentes, na maior parte do ano. O que vai fazer diferença é justamente os cenários e as atividades de cada cidade. Logo, continue a leitura para conferir. 

Custo de vida 

Gold Coast  é uma cidade bem menor que Brisbane. No entanto, costuma receber muitos turistas no verão, e alguns bairros são bem valorizados. Porém, o custo de vida não é tão alto assim, se comparado a cidades maiores. Além disso, as oportunidades de emprego na região estão sempre em alta e muitas empresas buscam a mão de obra em estudantes estrangeiros. Portanto, prepare o currículo! 

População 

Gold Coast tem cerca de 500 mil habitantes apenas, e isso preserva um ar de tranquilidade em sua população. Também reconhecida pelo surf e por outros esportes radicais, a vibe da cidade é mais jovem e alternativa. Tipicamente, uma grande cidade praiana que se divide entre os negócios e o lazer, num equilíbrio perfeito. 

Lazer em Gold Coast 

São praias lindíssimas, parques temáticos, restaurantes magníficos e muitas, mas muitas atividades ao ar livre. Seu litoral é envolto em uma imensa área verde, conhecida como Hinterland e inclui florestas subtropicais, cachoeiras, trilhas, campings e hospedagens com preços bem atrativos. 

Além disso, seus restaurantes são referências da gastronomia australiana e internacional, e as opções se espalham por todos os bairros. Parques como Warner BrosMovie World e Dreamworld são também alguns exemplos de atividades que você poderá desfrutar por . Por fim, a vida noturna é bem intensa e movimentada, com bares e pubs abertos todas as noites. 

Estudos em Gold Coast 

Assim como Brisbane, Gold Coast também ostenta grande universidades e cursos renomados para estudantes estrangeiros. Portanto, não  o que se preocupar nesse quesito em ambas as opções. 

Dessa maneira, é possível aproveitar ao máximo toda a infraestrutura que essas instituições proporcionam e absorver todo o conhecimento e a vivência necessária para sua carreira. 

As principais universidades são Bond University e Griffith University. Porém, outras escolas também se destacam e podem ser excelentes alternativas para quem pretende estudar inglês. São elas: Browns ELSShafstonInforum English e OHC English. 

Enfim, esse foi o nosso comparativo Brisbane x Gold Coast. Não  dúvidas de que ambas as opções são capazes de proporcionar experiências incríveis e inesquecíveis ao intercambista, e é impossível dizer se uma é melhor que a outra. Afinal, as duas têm excelentes infraestruturas, atrações infinitas, belezas naturais extraordinárias e um sistema de educação digno de primeiro mundo. O que as diferencia é justamente o perfil, o tamanho e as atividades. 

Curtiu?  se decidiu sobre seu próximo destino de intercâmbio? Então, compartilhe o post agora mesmo em suas redes sociais! Quem sabe algum amigo não tem mais umas dicas legais para passar também?