Como aprender inglês mais rápido? Conheça 8 melhores formas

Se você está estudando inglês, sabe da importância de se dominar esse idioma. Porém, em meio a diversas outras atividades e obrigações diárias, pode ser um desafio exercitar a língua. Afinal, como aprender inglês mais rápido?

Se essa é uma pergunta que você costuma fazer, não se preocupe! Há diversas práticas que ajudam muito no aprendizado da língua inglesa e que você pode adotar hoje mesmo. Confira 8 dicas que separamos para te ajudar!

1. Altere o idioma padrão de aparelhos e serviços

Se você quer aprender inglês mais rápido, procure não restringir a sua prática aos momentos de estudo — ou seja, às aulas e deveres de casa. Uma boa estratégia para tornar o inglês parte da sua vida é alterar o idioma padrão dos diversos aparelhos e serviços que você utiliza no cotidiano.

Vale fazer isso no seu celular, tablet e computador. Modifique também a língua padrão do seu e-mail e de suas redes sociais. Dessa maneira, além de melhorar o seu vocabulário, você aumenta o contato com o idioma, acostumando-se ainda mais com ele.0701

Como passamos boa parte do nosso dia em computadores e celulares e acessando e-mails e redes sociais, a diferença será grande. Você pode estranhar um pouco no começo e mesmo sentir alguma dificuldade, mas logo vai se acostumar!

2. Leia artigos

Ler bem é uma habilidade fundamental para o estudante de inglês. Porém, muitos têm dificuldades em interpretar textos maiores ou mais profundos. A dica para melhorar nesse quesito é investir na leitura de artigos em língua inglesa.

Sejam artigos jornalísticos ou acadêmicos, o importante é exercitar a leitura atenta e compenetrada. Assine newsletters ou páginas de redes sociais com notícias e textos analíticos escritos em inglês — dê preferência àqueles que tratem de temas de seu interesse, como política, cultura ou gastronomia.

Defina uma meta de, por exemplo, um texto por dia. Assim que pegar o ritmo, aumente a quantidade ou o nível de complexidade de cada artigo.

3. Leia livros

Outra forma de treinar a leitura e, ainda por cima, se divertir, é ler um bom livro em inglês. Trata-se de algo desafiador, mas algumas estratégias podem ajudá-lo a superar mais esse desafio.

O ideal é que você escolha uma obra que não seja muito longa e cuja linguagem não seja rebuscada demais. Uma boa pedida é escolher um livro de contos: como as histórias são menores, você corre menos risco de se perder na trama ou de se cansar ao ler em outra língua.

Escolha o gênero que mais lhe agrada e se jogue na leitura em inglês! Tente ler um conto por dia e verá como a leitura se tornará bem mais fluida com o passar das semanas.

4. Veja filmes e séries

Misturar aprendizado e lazer é uma das melhores táticas para aprender mais rápido, já que a nossa disposição para esse tipo de atividade é muito maior. Nesse caso, você pode assistir a filmes e séries em inglês, com legendas também na língua inglesa.

Ao assistir às produções dessa forma, você descobre como se pronunciam e se escrevem as palavras, de forma simultânea. Além disso, pode observar a conversação inserida em diferentes contextos e situações, conforme o tipo de filme ou série.

Se tiver dificuldades para entender o enredo e acompanhar a história, veja primeiro com legenda em português e depois assista de novo, dessa vez legendado em inglês. Depois de algum tempo, será possível ver os filmes e séries sem legenda nenhuma!

5. Ouça rádios e podcasts

Escutar rádios e podcasts em inglês pode parecer um tanto desafiador a princípio, já que você não conta com o suporte de legendas ou de imagens. Mas é uma ótima maneira de melhorar o seu desempenho na língua inglesa.

Antes de mais nada, tenha em mente que você não precisa entender tudo que é dito. Nas primeiras vezes, inclusive, você pode simplesmente dar o play na rádio (de preferência, com notícias, entrevistas ou debates) ou no podcast e deixar rolar enquanto faz outra coisa. Sua atenção não precisa estar 100% focada: o objetivo é aumentar o seu contato com a língua.

A partir do momento em que você for melhorando o seu listening, passe a ouvir com mais atenção e desafie-se a entender bem o que é dito. Você perceberá que rádios e podcasts são ótimas formas de estudar: a pronúncia das pessoas é clara e articulada, vários temas interessantes são discutidos e diversos sotaques podem ser ouvidos.

6. Use a tecnologia

Hoje em dia, temos acesso a diversas ferramentas e materiais de ensino, especialmente por conta das facilidades da internet. Mas é tanto conteúdo que fica difícil saber quais referências são as melhores, por onde começar ou que métodos seguir.

É aí que entram os aplicativos para aprender línguas estrangeiras. São vários disponíveis, tanto para Android quanto para iOS — e a maior parte deles oferece materiais sobre o inglês. Entre os mais conhecidos, estão: Duolingo, Busuu e LinguaLeo.

Por meio dos aplicativos, você pratica as quatro habilidades fundamentais do inglês (listening, writing, speaking e reading, ou escutar, escrever, falar e ler) de maneira didática e divertida. Alguns deles são mais focados em uma ou outra habilidade (ou mesmo na gramática), por isso fique de olho naquele que parecer mais interessante para você.

7. Converse com nativos

Para muitos estudantes do inglês, a conversação é um grande desafio: é comum ficar tímido na hora de falar, travar no meio da frase, esquecer as palavras. O melhor jeito de acabar com esse problema é praticar bastante.

Conversar com nativos ou com pessoas que mandam muito bem no idioma faz toda a diferença. Você só vai melhorar a sua fluência se ouvir pessoas falando inglês e praticar com elas. O diálogo vai se tornar cada vez mais dinâmico.

Se você não tem amigos fora do Brasil, não se preocupe: há diversos sites que te colocam em contato com pessoas de países de língua inglesa. Entre eles, estão o WeSpeke e o Paltalk.

8. Faça um intercâmbio

Se você quer descobrir como aprender inglês mais rápido ainda, saiba que a melhor opção é fazer um intercâmbio. Viajar para um país de língua inglesa vai acelerar o seu conhecimento no idioma, e da melhor maneira possível.

O motivo é simples: no intercâmbio (tanto nos momentos de estudo quanto de lazer), você vivencia o idioma diariamente, a todo momento, de diferentes formas. Seja para comprar o pão, pegar o metrô, ver uma exposição de arte, pedir uma informação, conhecer novos amigos ou escrever um artigo para a faculdade, você vai utilizar o inglês.

Dessa maneira, é como se seu cérebro fosse desafiado e se acostumasse, cada vez mais, a funcionar na língua estrangeira. Quando você menos esperar, estará conversando em inglês com grande facilidade. Sem falar que fazer um intercâmbio é ótimo para o seu currículo.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como aprender inglês mais rápido? Você vai notar a diferença ao inserir o idioma no seu dia a dia e ao vivenciá-lo de diferentes maneiras — o que é alcançado de forma plena em um intercâmbio. Quer conhecer outros motivos para viver por um tempo em outro país? Leia este texto e descubra 8 razões!