Destination Australia: entenda o que é e como participar do programa

Fazer um curso profissionalizante de graduação ou pós-graduação fora do país, conviver com um novo idioma, conhecer novas culturas e ainda ter o apoio financeiro do governo local para custear seus estudos. Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo?

A Austrália, que é um país com diversos incentivos para a população e intercambistas, recentemente anunciou, por meio de seu Departamento da Educação, o Destination Australia, um programa do governo de incentivo estudantil que concede bolsas de estudo a interessados de todo o mundo.

Neste post, vamos mostrar como funciona o Destination Australia, seus benefícios e o que é necessário para conseguir a bolsa de estudos. Acompanhe!

Como funciona o programa?

Brasileiros que pretendem participar do programa precisam entrar em contato diretamente com as instituições participantes — cada universidade publica os requisitos de entrada no seu site, pois fica a critério de cada uma quais regras serão aplicadas para a seleção dos candidatos e distribuição das bolsas.

No total, dentro do Destination Australia, 35 universidades e instituições de ensino técnico profissional participam do programa atualmente. Para enviar a aplicação, é necessário estar ciente de que as universidades e instituições de ensino estão localizadas em destinos fora das cidades mais populares do país, em áreas denominadas como “regionais”.

O programa abrange desde o ensino técnico até o mestrado e contém mais de 1.000 bolsas no total. Geralmente, é necessário o envio de alguns documentos, como diplomas já obtidos e certificado de proficiência em inglês — por exemplo, IELTS, Cambridge CAE ou TOEFL.

Algumas universidades também solicitam carta de recomendação, e para os programas de mestrado ou doutorado pode ser solicitada uma proposta de pesquisa.

Conforme informações do governo australiano, atualmente, existem mais de 25.000 brasileiros residentes no país, matriculados principalmente em cursos de inglês e profissionalizantes. O Brasil é, hoje em dia, o quarto maior mercado de intercambistas na Austrália.

Quais são seus benefícios?

Para quem cumprir os requisitos de entrada e for selecionado, o programa Destination Australia oferece uma bolsa anual no valor de até AU$ 15.000,00 (por até quatro anos). O valor pode ser utilizado pelo estudante para pagar os estudos, sua estadia no país, alimentação e outras despesas que forem necessárias.

O prazo de inscrição varia de acordo com as universidades e com os cursos. Porém, as instituições de ensino costumam deixar as inscrições abertas durante o ano inteiro, e a entrada dos novos bolsistas é realizada no início de cada semestre.

Se a inscrição for realizada em uma data muito próxima do limite, o indicado é aguardar e se inscrever para o próximo período letivo, mas, se estiver projetado, o ideal é enviar a aplicação cerca de 4 meses antes do início das aulas.

Conforme informado pelo governo australiano, as bolsas serão oferecidas constantemente até o ano letivo de 2022-2023.

Quais as vantagens de morar na Austrália?

A Austrália é um dos destinos mais procurados pelos intercambistas de todo o mundo, de acordo com a qualidade educacional e as diversas possibilidades de empregabilidade para a população local e para os imigrantes. O país é um dos poucos no mundo onde o intercambista — que tiver uma estadia acima de 3 meses — pode estudar e trabalhar de forma legal.

Além de programas de incentivo educacional, como o Destination Australia, o país possui qualidade de vida ímpar e o maior salário mínimo do mundo. A educação na Austrália é uma das três atividades mais rentáveis, mantendo-se atrás somente do carvão e minério de ferro.

Em questão de saúde, a Austrália possui um sistema impecável de atendimento, no qual só os órgãos governamentais cuidam de emergências. Sua população é uma das mais hospitaleiras do mundo, e todos preservam uma convivência repleta de amizade e respeito pelo próximo. O clima possui grande semelhança com o padrão brasileiro, com aspecto tropical na maioria dos dias.

Está em segundo lugar na lista de países com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), possui a melhor qualidade de vida e os cidadãos mais felizes do mundo. Melbourne e Sydney estão entre as dez cidades mais amigáveis do planeta, de acordo com uma pesquisa da revista Conde Nast Traveler, e as duas cidades também estão presentes na lista das 20 melhores para se viver, conforme consultoria Mercer.

Em questões tecnológicas, a Austrália é um país bastante avançado e com a indústria em constante progresso. Ou seja, trata-se de um grande polo de inovação e tecnologia. É um dos países mais seguros do mundo, com uma segurança urbana invejável.

A cultura australiana é composta por um mix de referências europeias e indígenas, o que colaborou para a formação de um país extremamente multicultural. A cultura local e seus costumes são celebrados em duas datas durante o ano. 26 de janeiro é o “Dia da Austrália” e 25 de abril, o “Dia Anzac”, que homenageia soldados australianos e neozelandeses que perderam a vida na Primeira Guerra Mundial.

Em larga escala, o meio de transporte público mais utilizado na Austrália é o ônibus. As cidades australianas costumam ser interligadas pelas linhas de ônibus, que conectam desde o centro até as regiões mais periféricas. É um transporte limpo, pontual e com ar-condicionado.

Nas cidades maiores, como Sydney, Melbourne e Perth, também existe o meio ferroviário, com os trens e “trams”. Apenas em Sydney, existem mais de 150 estações de trem em funcionamento. Assim como o ônibus, este transporte se destaca pela pontualidade e pelo conforto para a realização de trajetos mais longos.

Neste artigo, mostramos como o programa Destination Australia funciona, quais são os requisitos necessários para aplicação e as inúmeras vantagens de morar na Austrália. Como vimos, esse é um país rico em belezas naturais, com qualidade de vida acima da média, ótima infraestrutura, segurança, excelência em ensino e respeito com o próximo, não importa se é um nativo ou imigrante.

Se você se interessou pelo Destination Australia e deseja informações mais específicas sobre o programa, entre em contato conosco e teremos o maior prazer em sanar todas as suas dúvidas!