Esportes da Nova Zelândia: conheça os mais praticados

Esportes da Nova Zelândia

Qual estudante não pensa em como aproveitar as suas férias do intercâmbio, não é mesmo? E, se você é um amante das atividades físicas, principalmente se forem radicais, os esportes da Nova Zelândia farão com que o país esteja no topo da sua lista de destinos para intercâmbio, pois a diversidade de modalidades praticadas por lá é grande!

Hoje, vamos mostrar a você alguns dos esportes mais populares entre os neozelandeses, dos mais exóticos àqueles que farão sua adrenalina ir às alturas! Vamos lá?

Rugby

O rugby, sem dúvidas, é o esporte mais amado do país e os jogos dominam o calendário esportivo neozelandês. Ainda que existam diversas categorias, apenas o Rugby Union, em que joga o famoso time All Blacks, é considerado o “rugby de verdade”.

É como se fosse o futebol no Brasil, que todo mundo acompanha, chora e sofre com os jogadores e times favoritos. A paixão é tanta, que há um museu para o esporte em Palmerston, o New Zealand Rugby Museum, onde existe uma área para os entusiastas praticarem ou terem um primeiro contato com o esporte.

Críquete

É um esporte pouco conhecido fora dos países de cultura inglesa – daí a popularidade na Nova Zelândia, que possui diversos vínculos culturais e políticos com a Inglaterra. É uma espécie de beisebol, porém, com regras muito mais complexas e com partidas que chegam a durar cinco dias!

A modalidade também tem campeonatos mundiais e ligas específicas. As temporadas de críquete se intercalam com as de rugby. Então, os kiwis conseguem acompanhar os dois esportes durante o ano.

Vela

Auckland é a famosa Cidade das Velas. O lugar é cheio de marinas e possui as condições perfeitas para a prática de esportes do gênero.

Se você gosta de iatismo, windsurf e afins, não perca a oportunidade de visitar West Haven, a maior marina de todo o hemisfério sul. Mesmo quem nunca tenha entrado em um barco a vela pode aprender as técnicas mais básicas e começar a se aventurar!

Netball

O netball é uma espécie de basquete sem a tabela, ou seja, existe apenas o cesto suspenso. A dinâmica também é um pouco mais complexa, já que não é permitido andar com a bola (parecida com a bola utilizada no vôlei) nem quicá-la. O jogo progride apenas com os passes entre os jogadores.

É um esporte bastante popular e quase que exclusivamente jogado por mulheres, com campeonatos de projeção nacional.

Esportes Radicais

A Nova Zelândia leva a sério quando o assunto é esportes radicais. A geografia e o clima do país não poderiam favorecer mais a prática de esportes recheados de adrenalina. Inclusive, Queenstown é conhecida como a Capital Mundial dos Esportes Radicais. Confira as modalidades em que você poderá, literalmente, se jogar!

Bungee Jumping

Existem diversas opções para o salto de bungee jumping (ou bungy, como eles chamam), desde pontes – foi lá que surgiu o primeiro salto comercial de uma ponte – até vales entre as montanhas. Enfim, o visual sempre vai ser incrível!

O maior ponto de salto fica em Queenstown, o Nevis, e tem 134 metros de altura. Também há lugares, como Auckland, que oferecem o Skywalk (andar na beirada de uma torre altíssima, com uma vista espetacular da cidade toda) e o SkyJump (voo na horizontal, como um super-herói).

Paraquedismo

Os apaixonados por aventuras vão perceber que os saltos de paraquedas são bem populares no país. E não à toa: ver lá de cima todas as belezas naturais, como lagos, montanhas e paisagens vulcânicas, é uma experiência para carregar para a vida toda. Os instrutores do esporte oferecem cursos e você pode saltar com eles algumas vezes antes de se aventurar sozinho.

Rafting

A grande quantidade de rios faz do rafting uma aventura bastante procurada, principalmente na temporada de verão. De águas calmas para os iniciantes até fortes corredeiras para os mais experientes, o esporte conquista intercambistas, turistas e nativos.

Em alguns lugares, como Queenstown, é possível até praticar o esporte dentro das cavernas ou combinar o rafting com passeios de helicóptero, numa verdadeira trilha digna de cinema.

Rapel e Escalada

Para os amantes da proximidade com a natureza, o rapel é o mais indicado. As descidas controladas em cachoeiras colocam os praticantes em contato íntimo com as paisagens naturais. As escaladas guiadas também são excelentes para os que estão acostumados a um nível de exigência física maior.

As trilhas de rapel também podem ser combinadas com ciclismo nas montanhas ou o trekking, para explorar ainda mais a natureza. Quem gosta de se desafiar e quebrar barreiras, esses podem ser excelentes esportes para realizar!

Esportes de inverno

Na Nova Zelândia também acontecem os divertidos jogos de inverno, e claro que os kiwis e turistas adoram. Entre junho e outubro, o país vira sensação para quem ama as baixas temperaturas. Veja a seguir como você pode aproveitar a neve quando ela começar a cair.

Esqui

O relevo do país contribui para que as estações de esqui sejam confortáveis e seguras, ao mesmo tempo em que oferecem experiências peculiares, como esquiar em um vulcão no Monte Ruapehu. As pistas para a prática do esporte são bastante extensas, muitas têm nível de qualidade internacional, e você pode ter aulas com instrutores durante toda temporada.

E melhor ainda: como a Nova Zelândia fica mais distante que os locais mais badalados para esquiar, você pode ter uma experiência bem intimista e tranquila com o esporte.

Snowboard

O snowboard também tem um lugar cativo no coração dos neozelandeses. Há pistas, juntamente com as estações de esqui, para todos os níveis de prática. Vale citar o The Remarkables, estação mais familiar, com pistas para iniciantes e ainda um espaço especial dedicado aos saltos desse esporte.

Seja qual for a sua paixão, quando for se aventurar com algum dos esportes da Nova Zelândia, não se esqueça de sempre procurar orientação de instrutores especializados.

Viu como sobram opções para você se divertir na sua temporada na Nova Zelândia? Deixe espaço na sua mala para as roupas esportivas e comece a ler as nossas dicas para se preparar financeiramente para a sua viagem!