Guia Completo Sobre o Canadá

 

Já pensou em fazer um intercâmbio? Essa é uma decisão que deve ser tomada com muita cautela, a fim de garantir uma escolha eficiente e realmente adequada às suas necessidades. Por isso, nada de sair metendo os pés pelas mãos e se decidindo sem antes conferir o máximo possível de informações sobre os destinos, ok? 

Nesta postagem, falaremos sobre o Canadá, uma nação muito rica (tanto econômica quanto culturalmente) e cheia de oportunidades para quem quer aprender uma ou até mais línguas, conhecer pessoas super bacanas e viver experiências únicas! 

E aí, pronto para conferir o nosso guia sobre o Canadá? Conheça detalhes sobre esse país, veja as suas vantagens para os intercambistas e descubra se esse é o destino certo para você! 

Onde fica o Canadá?  

O Canadá está localizado no hemisfério norte, “acima” dos Estados Unidos da América. É o segundo maior país do mundo em extensão, perdendo apenas para a Rússia. 

Devido às suas dimensões continentais, é banhado por três oceanos (Atlântico, Ártico e Pacífico) e diversos mares ao longo da sua costa. Além disso, há seis fusos horários em seu território. 

Quais são as suas características? 

Confira, a seguir, algumas características importantes sobre o Canadá! 

Clima 

O clima canadense é mais frio do que estamos acostumados em boa parte das regiões do Brasil. Ele se classifica predominantemente como temperado, mas há porções árticas espalhadas pelo território. Apesar disso, há regiões mais quentes e abafadas também! 

Capital 

A capital do Canadá é a cidade de Ottawa, que fica na província de Ontário. 

Idiomas 

Os idiomas oficiais do Canadá são o inglês, falado em todo o território, e o francês. Este, por sua vez, é mais falado em províncias como Quebec e Ontário.  

Moeda 

A moeda vigente no Canadá é o dólar canadense. 

Quais são as principais cidades do Canadá? 

O Canadá é dividido em províncias, e não em estados como vemos aqui no Brasil. A seguir, confira quais são elas e as principais cidades de cada uma: 

  • Nova Escócia, principal cidade: Halifax; 
  • Novo Brunswick, principais cidades: Fredeticton e Moncton; 
  • Monitoba, principal cidade: Winnipeg; 
  • Colúmbia Britânica, principais cidades: Victoria e Vancouver; 
  • Ilha do Príncipe Eduardo, principal cidade: Charlottetown; 
  • Saskatchewan, principais cidades: Regina e Saskatoon; 
  • Alberta, principais cidades: Calgary e Edmonton; 
  • Terra Nova e Labrador, principal cidade: St. John’s. 

Como é a cultura do local? 

A cultura do Canadá é o que pode ser chamada de plural. O país recebe um grande número de imigrantes, que vêm de todas as partes do mundo para residir no seu território. Assim, tem uma bagagem cultural diversificada, com elementos que trazem características de diferentes povos. 

Além disso, a história canadense é pautada também pela resistência dos povos indígenas nativos. Lá, está em curso um processo de reparação cultural a essas pessoas, que foram, por muitos anos, dizimadas pelos governantes canadenses. Hoje, a sua cultura é respeitada e valorizada. 

Por fim, temos a forte influência dos Estados Unidos na cultura, país que faz fronteira direta com o sul do Canadá. Sendo assim, boa parte do que é observado na terra do Tio Sam também vale em terras canadenses! 

Quais são as características da economia? 

O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, com um ótimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e economia valorizada por todo o mundo. 

Uma das grandes fontes de riqueza da nação está nos recursos minerais, que representam boa parte das exportações e do PIB (Produto Interno Bruto) da nação. 

A indústria também representa boa parte dos valores obtidos pelo Canadá, assim como o setor de serviços, tecnologia e ciência. A agropecuária, ao contrário do que é observado no Brasil, não é um grande tipo de produto para os canadenses, que precisam importar boa parte dos seus alimentos. Apesar disso, a produção de cereais é bem forte nesse país. 

Como é a infraestrutura do Canadá?  

Por conta do alto PIB e índices de desenvolvimento, o Canadá é um país extremamente bem infraestruturado. Com alto investimento em inovação e um governo progressista, essa é uma das melhores nações para se viver no mundo. 

Alguns dos destaques da vida no Canadá são: 

  • transporte público de qualidade; 
  • saúde acessível, muitas vezes pública, e também de altíssima qualidade; 
  • acessibilidade nas vias; 
  • segurança em praticamente todas as cidades, com índices de criminalidade bem baixos (e abaixo da média em várias regiões). 

Como é fazer um intercâmbio no Canadá?  

O Canadá é um país com altos índices de pessoas educadas em sua população. Por isso, é fácil perceber que a nação também abriga algumas das melhores instituições de ensino de todo o planeta, sejam elas de ensino fundamental, médio (high school) ou superior. 

Por isso, fazer um intercâmbio no Canadá é uma ótima experiência para qualquer intercambista. Além de aprender com ótimos professores, você conhecerá muita gente legal (os canadenses são super educados e hospitaleiros), desenvolverá prática em novos idiomas e conhecerá uma cultura rica, com pessoas de várias partes do globo.  

Outro lado positivo é que, para cursos das chamadas Colleges e com duração de mais de 6 meses, o estudante também tem direito a trabalhar no país. Assim, você aproveita e faz uma graninha extra enquanto estuda! 

Como fazer um intercâmbio para esse país?  

O processo de realização de um intercâmbio envolve muitas coisas. Há uma grande burocracia (vistos, permissões, entre outros), além da necessidade de um planejamento feito por quem realmente entende do assunto. 

Sendo assim, contratar uma agência de intercâmbio é a melhor pedida para que a sua viagem não seja estressante, mas apenas fonte de muita diversão e, claro, aprendizado. https://australiancentre.com.br/ 

Com a Australian Centre, você não tem dor de cabeça! Estamos aqui para ajudá-lo a fazer um planejamento eficiente e para que você viaje tranquilo, com a certeza de que nada estará faltando. Além disso, oferecemos suporte enquanto você estiver no Canadá. Então se precisar, é só falar! 

Gostou de conhecer esse guia sobre o Canadá? Esse país é uma ótima alternativa para quem quer fazer um intercâmbio, já que é uma nação multicultural, com nativos simpáticos e uma cultura super interessante. Será que ele é o destino certo para a sua viagem? 

Para que você saiba ainda mais sobre esse país e os intercâmbios para lá, confira outra postagem importante do nosso blog: um guia para quem quer estudar e trabalhar no Canadá. Boa leitura!