Guia sobre Perth: tudo o que você precisa saber sobre a cidade

Perth

Um destino que tem se destacado na “terra dos cangurus” é a paradisíaca cidade de Perth, que alia todo o esplendor da natureza com uma excelente rede de ensino.

Quem está no início da carreira sabe como o mercado de trabalho é disputado. Cada dia as empresas esperam que os seus colaboradores tenham mais experiências e conhecimentos. Já se foi aquele tempo que apenas falar inglês era um grande diferencial. Hoje as corporações querem formações em mais de uma área, extensões de graduação e vivência no exterior.

Para conseguir alcançar voos mais altos na vida profissional, os jovens brasileiros têm procurado por períodos de intercâmbio na Austrália.

Esse país da Oceania tem um dos melhores sistemas de educação do mundo e todos os anos recebe milhares de alunos estrangeiros, que buscam ampliar os seus conhecimentos além de poder viver por uma temporada na nação com o segundo melhor índice de desenvolvimento humano da Terra.

Quer turbinar o seu currículo e aproveitar a qualidade de vida australiana? Neste guia você conhecerá a ensolarada capital do estado da Austrália Ocidental, quais são os seus atrativos de lazer e turismo e onde é possível estudar por lá. Boa leitura!

Perth: uma das melhores cidades para se viver

Imagine uma grande cidade, com todas as facilidades que uma metrópole moderna oferece, mas que tem uma vibe de cidade do interior. Essa é a primeira impressão de Perth, que tem belas praias de águas cristalinas e areia branca, além de ser muito arborizada e convidativa para a prática de esportes ao ar livre.

A cidade é cortada pelo rio Swan, onde é possível fazer cruzeiros, além de servir para compor uma bela paisagem.

Mesmo com toda essa exuberância natural, em Perth estão instaladas grandes empresas, que mostram a importância estratégica do local na costa oeste da Austrália. A região de West Perth abriga muitas companhias e por suas ruas é possível ver o vai e vem dos engravatados, que procuram os restaurantes e lanchonetes da área na hora do almoço.

A área central da cidade conta com muitas lojas e espaços de lazer, com bares e restaurantes que ficam cheios depois do expediente de trabalho. As principais ruas de pedestres são Hay e a Murray.

Perth conta com uma cena cultural vibrante, na qual novos artistas têm o mesmo espaço que atrações consagradas, como peças de teatro, espetáculos de dança e exposições de arte. O bairro de Northbridge é um conhecido hub de criatividade da cidade, mas também é o lar de dezenas de pequenos bares, lojas vintage e baladas muito animadas.

Nessa mesma região, que fica ao norte da estação de trem, fica a Chinatown de Perth, que lembra que a cidade é cosmopolita e recebe bem os estrangeiros de todo o planeta.

A área conhecida como West End guarda toda a elegância das grifes da moda, com lojas das marcas mais cobiçadas, como Chanel, Tiffany’s e Prada.

Quem escolhe morar no exterior encontra nessa cidade qualidade de vida incomparável. Perth tem tudo que os maiores centros da Austrália oferecem, contudo, a possibilidade de ter contato diário com a natureza cria um ambiente muito mais feliz.

Localização de Perth

Posicionada próxima ao Oceano Índico, a bela Perth é a principal cidade da costa oeste da Austrália. A região é uma planície às margens do rio Swan, que teve os povos aborígenes como os primeiros habitantes por 35 mil anos antes da chegada dos europeus.

Em 1829 os ingleses começaram o processo de colonização dessa área, que se transformou em um importante porto para conexão com a Índia e o Oriente.

Uma das maiores curiosidades sobre a Austrália, em especial sobre a região de Perth, foi a função de receber cerca de 10 mil prisioneiros britânicos, que eram exilados nas terras australianas entre os anos de 1850 e 1868. Nesse período a cidade cresceu e ganhou muitos prédios públicos, como é o caso da sede da prefeitura.

Com a descoberta de grandes jazidas de ouro na região, Perth foi se modernizando e atraindo mais moradores, que vinham atrás do sonho de fazer fortuna.

Sua população atual é de cerca de 1,6 milhão de pessoas, espalhadas por ruas planejadas, com muitas árvores, praças e parques, onde os cidadãos podem aproveitar o dia com um piquenique, andando de bicicleta e se reunindo com os amigos.

Capital do estado da Austrália Ocidental, essa metrópole com cara de cidadezinha do interior faz qualquer pessoa se apaixonar em um instante. A seguir vamos falar mais sobre como é a vida na maravilhosa cidade de Perth.

Clima em Perth

As temperaturas dessa região da Austrália são estáveis na maior parte do ano. No verão, que vai de dezembro a março, os termômetros ficam na casa dos 30 graus durante o dia e por volta de 19 graus à noite.

A temporada mais quente do ano também é a mais seca, porque não costuma chover. Contudo, a qualidade do ar é boa graças à brisa forte que sopra do mar, além da cidade ser muito arborizada.

Já no inverno, que é entre junho e setembro, faz em média 19 graus de máxima. Os dias mais gelados não vão abaixo dos 10 graus, então, nada daquele frio exagerado que encontramos em outras cidades.

Entre abril e novembro, as chuvas aparecem com frequência, em especial no período do inverno, quando pode chover na metade dos dias do mês.

O sol brilha em Perth na maior parte do ano, proporcionando lindos dias mesmo nas épocas mais frias. Esse clima é muito favorável para passear ao ar livre, praticar esportes e aproveitar a qualidade de vida na Austrália.

Qualidade de vida e infraestrutura de Perth

A principal cidade da costa oeste da Austrália oferece tudo que uma pessoa precisa para viver feliz e prosperar. Perth tem uma boa estrutura de saúde, segurança e educação, sendo considerada em pesquisas uma das melhores cidades do mundo para viver.

A administração pública tem planos de ação em diversas áreas, como prevenção de acidentes, evacuação em casos de tragédias, assistência social, voluntariado e segurança comunitária.

As atividades sustentáveis também têm papel na vida diária da cidade, com programas voltados para a diminuição dos efeitos do aquecimento global, coleta seletiva de lixo e reaproveitamento da água.

A infraestrutura de transporte é formatada para gerar menos impactos no trânsito da cidade, o que faz os moradores ganharem em qualidade de vida. O uso de transportes alternativos é bastante incentivado, como bicicletas, patinetes e caminhadas.

Perth conta com monitoramento de segurança por meio de câmeras, que são ligadas a uma central que controla áreas de maior movimentação.

Principais atrações turísticas de Perth

A cidade tem uma gama de atividades que vai agradar a todos os gostos. Existem muitas opções de passeios ligados à natureza, como praias, rios, florestas e montanhas.

Embora a natureza seja um grande atrativo, há em Perth muitas atrações culturais, shows, exposições, performances de dança e teatro. A cidade conta com um dos maiores parques urbanos do mundo, o King’s Park. Por lá é possível curtir o dia com os amigos, fazer caminhadas nas trilhas e apreciar a linda vista desta metrópole australiana.

A região histórica do Porto de Fremantle ainda guarda construções do período colonial da Austrália, mas com todo charme e modernidade típicos de Perth. Nessa área ficam algumas das atrações mais visitadas, como a antiga cadeia, o fórum e o incrível museu naval, que conta a trajetória das navegações no mundo.

Depois de conhecer a cultura do lugar, pare em uma das muitas cervejarias artesanais que existem por ali, como a famosa Little Creatures’ Freo HQ.

No The Art Gallery of Western Australia, fundado em 1895, o visitante pode conhecer mais da história da região com o excelente acervo de arte dos habitantes originais do oeste da Austrália. O melhor de tudo é que o acesso a essa instituição cultural incrível é gratuito. Contudo, os amantes das artes são incentivados a deixar uma contribuição simbólica para o museu.

Quem gosta de animais sabe que a Austrália tem uma fauna única, com espécimes encontrados apenas nessa região da Terra. O fantástico Zoológico é uma das atrações de Perth mais procuradas pelos estudantes, já que conta com centenas de bichos, como cangurus, coalas, pinguins e muitos outros.

As praias não poderiam ficar de fora do roteiro nas terras australianas. Em Perth a regra não muda em nada, pois a cidade é rodeada de um litoral exuberante, com faixas de areia branca e ondas perfeitas para praticar o surfe, considerado um dos esportes nacionais.

Os picos mais procurados pelos amantes das pranchas são as paradisíacas praias de Trigg e North. Para quem quer relaxar em um fim de tarde a sugestão é arrumar um bom lugar em Cottesloe Beach, que fica próxima ao centro da cidade, e apreciar um lindo pôr do sol. Todos os dias famílias e amigos de intercâmbio se reúnem por ali para apreciar esse show da natureza.

Muitas empresas de turismo oferecem passeios à beira-mar, como voos radicais sobre o Oceano Índico. Já se imaginou fazendo piruetas sobre uma das regiões mais belas da Oceania? Também estão disponíveis aulas de mergulho, surfe, windsurfing, kitesurfing e muitos outros esportes de aventura.

Para quem busca um dia de sossego longe da cidade, existe um passeio para a Ilha Rottnest, que fica a poucos quilômetros saindo de Perth. Pegue uma balsa e navegue até esse paraíso na costa oeste australiana, onde existem mais de 60 praias de águas cristalinas.

Os visitantes podem fazer trilhas por matas fechadas, conhecer animais exóticos, como o Quokka, e mergulhar entre os corais. No litoral dessa ilha estão os destroços de alguns navios, que hoje servem de morada para a vida marinha e de ótimo cenário para os visitantes fazerem mergulhos.

Com a sua vida ligada ao mar, os habitantes de Perth têm uma relação íntima com os barcos. Então, é possível fazer aulas no Discover Sailing Centre para aprender a navegar em embarcações à vela com muita segurança no rio que corta a cidade.

Viajando cerca de 25 minutos desde Perth, os mais de 40 vinhedos de Swan Valley oferecem ótimos passeios. É possível visitar as plantações, degustar vinhos premiados e aproveitar o clima agradável dessa região com terreno mais elevado.

Vida noturna em Perth

Mesmo sendo uma cidade grande com atmosfera de interior, a diversão está garantida na costa oeste da Austrália. Em Perth existem muitos bares e baladas, que reúnem os estudantes de todo o mundo nos momentos de folga.

No bairro Northbridge estão os bares mais badalados, como o casual Ezra Pound, que tem o nome do famoso poeta norte-americano. A casa oferece um clima despretensioso, mas com um serviço de qualidade e drinks apetitosos.

Quem procura por música e diversão tem no Jack Rabbit Slim’s o endereço mais indicado. Batizado em referência ao filme Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, esse clube tem bandas e DJ’s se apresentando ao vivo, em uma pista que é conhecida como a mais animada de Perh. Existe lá uma sala de jogos vintage que vai deixar os amantes dos games em êxtase.

No mesmo bairro, a casa noturna The Bird é um espaço de shows e performances, mas que também oferece bebidas e comidas muito boas. As apresentações de drag queens são um evento único, em que a alegria e a convivência harmoniosa entre as diferenças fazem da pista o lugar mais feliz do mundo.

Caso você seja daqueles que gosta de sossego, mas não abre mão de uma reunião com os amigos, o Mechanics Institute é um bar perfeito para seu estilo. Situado em um rooftop, a casa tem um clima descontraído, que foge do padrão dos pubs dessa área.

Esse espaço tem decoração de classe, com as paredes de tijolinhos avermelhados por todos os lados. As mesas estão espalhadas pelos ambientes — na área externa dá até para tomar um sol enquanto bate-papo com o pessoal. No cardápio, os preferidos do público são os hambúrgueres e os cocktails.

As baladas australianas costumam ser tranquilas, sem brigas ou outras situações de perigo. As leis do país são bastante rígidas em relação à venda e o consumo de bebidas alcoólicas para menores de idade.

A recomendação para o estudante brasileiro é se preparar para o intercâmbio, conhecendo as regras e obrigações para quem vai morar na Austrália. Caso você se encontre em uma ocasião desconfortável, afaste-se do local e procure a ajuda da políciai.

Mesmo com todas as recomendações que podemos dar, o que manda mesmo é o bom senso. Então, cada pessoa deve conhecer os seus limites e procurar se adequar aos hábitos da cultura local, que prezam por uma sociedade em que a Lei é cumprida e tem tratamento igual para todos.

Intercâmbio em Perth

O jovem que procura a Austrália para estudar encontra instituições de ensino que estão entre as melhores do mundo. É possível aprender inglês em qualquer nível, pelo período que você precisar. Cursar uma graduação ou pós-graduação na Austrália possibilita um aprendizado que vai fazer a diferença no seu futuro.

Os cursos oferecidos têm aulas dinâmicas, com professores que têm experiência no mercado de trabalho e conhecimento sobre as práticas mais modernas usadas nas empresas.

Escolas  e universidades em Perth

As escolas e universidades de Perth oferecem todas as categorias de graduação e certificado, que hoje em dia são itens essenciais no currículo de qualquer profissional.

Para escolher a área de interesse e a duração do curso, o aluno interessado deve contar com a assistência de uma agência de intercâmbio, que tem todo o conhecimento das instituições de ensino da Austrália e as condições que o estudante vai encontrar durante o seu período na “Terra dos Cangurus”.

Essa ajuda antes de embarcar traz segurança para o seu intercâmbio, já que você tomará a decisão mais importante de sua vida amparado pelas melhores informações sobre o destino.

Além disso, uma empresa bem conceituada no mercado oferece facilidade no pagamento, suporte durante sua estadia fora do Brasil e auxílio na obtenção de visto de entrada e permanência na Austrália. Os trâmites de matrícula nos cursos serão facilitados, dando tranquilidade para os alunos e seus responsáveis.

A seguir, vamos falar de algumas das melhores instituições de ensino de Perth.

Curtin University

Esse centro de ensino multicultural é o maior de Perth e oferece para estudantes de todo o mundo uma infraestrutura completa, que transforma a vida de milhares de alunos todos os anos.

A Curtin University oferece um campus projetado para atender todas as necessidades dos jovens, com dormitórios, restaurantes, lanchonetes, cafés, centros acadêmicos, áreas de esporte, posto médico, rede bancária e até uma creche.

O acesso à universidade, que fica a apenas 6 km do centro de Perth, é bem facilitado pelo transporte público.

Sua grade curricular abrange todas as áreas do conhecimento, como comunicação, química, artes, medicina, agronegócio e engenharia. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorados, especializações e muito mais.

University of Western Australia (UWA)

Os alunos interessados em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento precisam conhecer a UWA, que é a universidade mais antiga de Perth.

Seus centros acadêmicos são referência para a comunidade científica, já que do seu campus já saíram avanços significativos na busca pela cura de doenças graves, como o câncer de mama.

Os cursos também abordam outras cadeiras ligadas aos campos de humanas, como design, música, mídia, educação e ciências sociais.

Kaplan International English

Localizada próxima do centro de Perth, a Kaplan é uma escola voltada para o ensino da língua inglesa para alunos estrangeiros. Sua sede fica em um edifício imponente a poucos minutos do belo Kings Park.

A estrutura da escola é completa, com 17 salas equipadas com aparelhos eletrônicos que tornam as aulas dinâmicas. O espaço conta com Wi-Fi grátis, biblioteca, laboratório de informática e até academia.

A Kaplan oferece cursos de inglês para todos os níveis de conhecimento, como iniciante, inglês profissional e preparatórios para a certificação IELTS. As grades de ensino são montadas conforme as necessidades de cada aluno, o que torna a sua experiência na Austrália mais rica em conteúdo.

A instituição tem a cultura de promover atividades para a interação dos estudantes, que além de praticar o idioma por mais tempo, têm a oportunidade de fazer amizades com pessoas de diferentes partes do mundo, ampliando a sua rede de contatos e oportunidades após o intercâmbio.

Oportunidades de trabalho em Perth

Quando um jovem brasileiro obtém um visto de estudante na Austrália, recebe também a autorização para trabalhar no país da Oceania em meio período. Isso significa que além de frequentar os cursos das instituições de ensino, o aluno pode exercer de forma legal atividades remuneradas por até 40 horas quinzenais.

Esse dinheiro extra ajuda muitas pessoas a realizar o sonho de fazer um intercâmbio no exterior, já que a renda do trabalho pode completar o orçamento e possibilitar uma maior estadia no país.

Contudo, os brasileiros devem chegar ao mercado de trabalho australiano com a cabeça aberta, já que por lá a sociedade considera que qualquer atividade é digna de respeito e tem a sua importância para a comunidade. No Brasil, muita gente tem a ideia equivocada de que algumas funções são de menor importância, se negando a fazer um serviço considerado inferior à sua qualificação.

As opções de trabalho na Austrália para os estudantes estrangeiros são as mais variadas, como auxiliar de limpeza, atendente de lojas e supermercados, babá, operário de obra, garçom, bartender e recepção.

As empresas não costumam cobrar experiência dos estudantes e o trabalho terá orientação a todo o momento. A fluência no inglês é um fator que possibilita se encaixar em vagas melhores, que necessitam da interação do empregado com os clientes e colegas.

Não importa qual o ramo de atuação, o negócio é encarar esse emprego com seriedade e ter a certeza que essa experiência de trabalhar e estudar no exterior só vai trazer benefícios à sua trajetória profissional.

Perth é a cidade que registra os maiores índices de crescimento todos os anos, então encontrar uma ocupação não é muito difícil. Basta ter bastante força de vontade e encarar qualquer desafio que aparecer.

Estude em Perth e viva no paraíso

Viu só como estudar e viver na capital da Austrália Ocidental será um período especial na sua história? Perth é a maior cidade da costa oeste australiana e oferece qualidade vida incomparável.

Gostou do post e está decidido a estudar no paraíso? Então, confira também este guia prático para planejar seu intercâmbio e não perca nossas dicas!

Mail