Intercâmbio de férias: saiba como se planejar

Fazer intercâmbio em outro país é uma experiência incrível que exige planejamento prévio, independentemente da duração do curso. Mesmo nos intercâmbios de férias, que tem duração de apenas algumas semanas durante o recesso do estudante, também é importante se planejar para aproveitar melhor a viagem. Assim, você chega ao destino mais seguro e sai de lá convicto de ter feito as melhores escolhas.

Confira algumas dicas e se prepare para essa vivência enriquecedora!

Objetivo

Além de conhecer um novo lugar e praticar um idioma estrangeiro, você pode fazer novas amizades, desbravar a cultura local e muito mais. A escolha do destino deve ser baseada nesses aspectos para você voltar satisfeito do intercâmbio.

Custo

É importante colocar na ponta do lápis os custos que terá na viagem, como alimentação e passeio, para evitar passar sufoco em solo estrangeiro. Para fechar o intercâmbio, a maioria dos países também exige que o estudante tenha um saldo mínimo para cobrir imprevistos. Em virtude disso, é importante planejar a viagem antecipadamente para poder juntar uma boa quantia.

Estilo de vida

Pesquise tudo o que puder sobre o estilo de vida do local: o clima, os passeios, a maneira como as pessoas se tratam na cidade que quer ficar, etc. Além de evitar saias justas com os estrangeiros e ajudar a pensar nas roupas que levará, essas informações confirmarão se o destino escolhido é o ideal. Há lugares, por exemplo, que são mais interessantes para adolescentes do que para adultos, enquanto outros possuem clima muito quente ou muito frio, o que pode incomodar quem não está acostumado.

Agência de intercâmbio

As agências de intercâmbio são verdadeiras madrinhas na vida dos estudantes. São elas que ajudam a arrumar a documentação, orientam sobre como viver no país estrangeiro, dão dicas e auxiliam em todos os procedimentos. Devido a isso, escolha uma agência de confiança, com boa fama e onde os atendentes respondam as suas dúvidas com conhecimento e clareza.