Intercâmbio para o Canadá em 2022, qual é a situação atual das fronteiras?

Conhecer uma cultura diferente, aprender um novo idioma e destacar seu currículo para o mercado: o intercâmbio no Canadá é uma excelente oportunidade para quem busca novas experiências. Com uma natureza exuberante, ótimas escolas, excelente qualidade de vida e também segurança, o país tem ganhado visibilidade para os alunos brasileiros. 

Neste artigo mostraremos o quanto essa escolha de destino para o intercâmbio pode ser muito vantajosa. Fazendo fronteira com os Estados Unidos, o Canadá é o segundo maior país do planeta e tem apenas 38 milhões de habitantes. Ele é um país jovem, pouco populoso, com muitas oportunidades e ainda oferecendo experiências inesquecíveis. 

Se você está com a intenção de fazer intercâmbio no exterior, então precisa conhecer melhor sobre este país tão acolhedor com os alunos estrangeiros. Descubra se o intercâmbio no Canadá é para você e porque essa é uma oportunidade que vale a pena ser pesquisada. Boa leitura! 

Afinal, por que fazer intercâmbio no Canadá? 

Existem muitos tipos de intercâmbio e quem decide realizar essa viagem — seja como experiência com finalidade pessoal, estudantil ou profissional — tende a realmente concretizar este sonho depois de escolher qual será o seu destino. Afinal, dessa forma é possível conhecer quais são as certificações necessárias e cursos que serão buscados. Por exemplo, o Inglês para Profissionais terá um foco bem diferente do Inglês para fins Acadêmicos. 

Veja a seguir os principais pontos que podem fazer você escolher este interessante país como lugar para sua nova experiência. 

Conte com uma diversidade riquíssima 

Imagine a seguinte situação: você investe e se prepara para fazer um intercâmbio e descobre que o país, além de ter uma cultura muito interessante, também tem pessoas de todo o planeta se expressando livremente. O resultado dessa cena é o Canadá. Ao fazer intercâmbio no país, você terá uma imersão naquela cultura, mas também terá a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro. 

O país manifesta sua cultura por meio de vários festivais musicais, culturais e gastronômicos. Assim, em toda época do ano que você escolher para fazer o intercâmbio, certamente contará com atrações artísticas e culturais, conhecendo novos estilos de vida e ampliando suas perspectivas. 

Aproveite a receptividade de estudantes estrangeiros 

Um dos destinos para intercâmbio mais desejado pelos brasileiros, o Canadá, é um país diferenciado e super receptivo na recepção de imigrantes. Isso facilita muito o processo de aprendizado do inglês, além das possibilidades de imersão cultural. Com programas voltados também para o público acadêmico, o país oferece cursos de graduação e pós-graduação para estrangeiros. Além dos diplomas, o aluno também pode conseguir certificados para garantir sua imersão no mercado de trabalho. 

Assim, quem está procurando oportunidades de futuro, por exemplo, fazendo um intercâmbio na adolescência, o Canadá é um excelente destino. Neste período dá para conhecer as principais universidades do país e como funcionam seus programas de bolsas para estrangeiros. Dependendo do tipo de intercâmbio, inclusive, é possível fazer pequenos cursos nessas escolas, aumentando as chances de conseguir futuras cartas de recomendação. 

Conheça pessoas de várias culturas além da Canadense 

Os canadenses têm uma receptividade muito grande, por isso durante a viagem você terá a oportunidade de conhecer novas expressões, aprender melhor sobre a pronúncia de palavras e também fazer novos amigos. Por este mesmo motivo, o país é destino de intercambistas de todo o mundo. 

Neste sentido, fazer um intercâmbio no Canadá pode ser uma excelente oportunidade de ampliar sua visão de mundo e criar uma rede de contato com pessoas de toda parte do globo. Se você está fazendo intercâmbio depois dos 30 anos, talvez essa seja a chance de ter amigos para receber você em outros países posteriormente.  

Planeje uma viagem com baixo investimento 

Um ponto que geralmente pega no intercâmbio é o valor que este programa cultural requer do intercambista. Certamente que existem programas mais caros e outros que realmente se encaixam no orçamento esperado. Porém, se você comparar o custo do mesmo programa de intercâmbio em diferentes países, provavelmente vai se deparar com essa excelente notícia: o intercâmbio no Canadá tem excelente custo benefício! 

E isso não significa que o programa deixa qualquer aspecto a desejar se comparado com outros destinos. O que permite essa redução nos custos com a viagem de intercâmbio, se comparado aos intercâmbios para a Inglaterra e para os Estados Unidos, está relacionado principalmente com a taxa de câmbio da moeda, o custo de vida e os custos da passagem. 

Trabalhe ao mesmo tempo em que você estuda 

Além de ter um custo de vida mais baixo e ser um programa de intercâmbio com baixo valor de investimento, se comparado com outros, para alunos que fazem determinados cursos, como o College, é possível trabalhar durante o intercâmbio no Canadá. Para isso, o ideal é se planejar com antecedência. Afinal, para alguém que monte um programa de intercâmbio com a família provavelmente as opções de trabalho não estarão disponíveis. 

Vale destacar que esses trabalhos que acontecem durante o intercâmbio são uma excelente oportunidade de ampliar o vocabulário e aumentar a segurança no aprendizado da nova língua. Claro que além disso, essa atividade pode reduzir bastante o valor aplicado na viagem. 

Treine inglês ou francês no intercâmbio no Canadá 

Aprender um novo idioma pode ser um grande desafio e o intercâmbio é uma viagem que permite consolidar essa nova habilidade. Sendo assim, outra grande vantagem de viajar para o Canadá é que o país possui dois idiomas oficiais, permitindo uma experiência muito mais rica, além de interessante para se inserir no currículo. 

A pessoa que faz o intercâmbio normalmente vai aperfeiçoar seu conhecimento. Por exemplo, antes da viagem é realizado o teste de nivelamento em inglês para permitir que o programa não seja puxado demais ou tenha um estudo muito fraco para o intercambista. 

Esteja em ambientes muito seguros 

O Canadá é um país de primeiro mundo, extremamente seguro. De acordo com a última avaliação do Índice Global da Paz, que é um indicador sobre o nível de segurança das nações de todo o planeta, o Canadá é o país que ocupa a 10ª posição, mostrando ser realmente um destino seguro para se viajar. 

Essa é uma informação muito importante antes de fazer a viagem, principalmente para programas como intercâmbio com os filhos. Para termos uma ideia deste nível de segurança podemos comparar a posição que o Brasil ocupa neste mesmo índice. Atualmente estamos na 128ª posição, indicando assim o contraste da vida, em questões de segurança, no nosso país e no país de destino. 

Experimente um clima completamente diferente 

Talvez um dos maiores sonhos de um brasileiro ao visitar outro país é estar em contato com um clima completamente diferente do nosso país tropical, com essa presença abundante do sol e do calor. No Canadá será possível conviver com uma realidade bem contrastante. O país é dividido em dois climas bem mais frios que o nosso: o clima temperado continental e até mesmo o clima ártico, ao norte do país. 

Se você quer conhecer a neve, basta se programar para fazer seu intercâmbio durante o inverno. Entretanto, vale destacar que essa é uma época do ano realmente muito fria, então, além de conhecer a neve, você provavelmente vai ter a maior parte das vivências em ambientes fechados. 

Faça uma imersão nas belezas naturais do Canadá 

O Canadá é um dos países com melhor estrutura dos centros urbanos no nosso planeta, ainda assim, o país se desponta pela preservação ambiental e paisagens exuberantes por toda parte. Ao fazer o intercâmbio no país você terá a oportunidade não apenas de ver esses ambientes como também de fazer longas caminhadas pelos inúmeros parques que oferecem estruturas e trilhas em meio à vida selvagem das florestas Canadenses. 

Ao fazer o intercâmbio para o Canadá, você pode se programar para conhecer vários pontos turísticos naturais muito interessantes como as Cataratas do Niágara, geleiras e icebergs, cidades com altas chances de observação de ursos polares, lagos cristalinos, dentre tantas outras opções. 

Tenha oportunidades de fazer compras 

Além de toda a beleza natural, o país também conta com polos comerciais bem estruturados, nos quais você pode encontrar praticamente tudo o que deseja. É comum fazer compras durante as viagens e no caso de um intercâmbio para outro país essa pode ser uma oportunidade de trazer alguns itens que já estavam na sua lista há mais tempo. 

Por este motivo, vale a pena estudar um pouco sobre as regras brasileiras em relação ao que pode e o que não pode trazer para o Brasil, qual é o limite de compras permitido sem a taxação de impostos e quanto você paga, caso opte por ultrapassar este valor. Isso porque no Canadá você encontrará praticamente tudo o que procura, desde eletrônicos até roupas, calçados e chocolates. 

Outra vantagem que o país oferece para as compras é a sua fronteira com os Estados Unidos. Muitos alunos que fazem intercâmbio no Canadá vão até o país vizinho para adquirir itens com valor mais barato e aproveitar os outlets. 

Use um transporte público de qualidade no Canadá 

Como já explicamos, o Canadá é um país muito bem estruturado e isso inclui o sistema do transporte público. Além das linhas serem realmente integradas e o valor do transporte ser bastante em conta, você terá acesso a um serviço de qualidade e que realmente funciona. 

De um modo geral, o Canadá é um país com excelente qualidade de vida e os serviços essenciais são oferecidos com bastante qualidade e eficiência. Além do transporte público, você também terá essa experiência na área da saúde e da educação (caso seu intercâmbio tenha um programa de aulas dentro das escolas do país). 

Quais são os pré-requisitos para o intercâmbio no Canadá? 

Agora que você já conferiu as principais vantagens de escolher o Canadá como destino para a realização do seu intercâmbio, está na hora de checar o que é preciso preparar para poder ingressar no país. Vale destacar que com a pandemia Covid-19, algumas dessas regras podem se modificar de acordo com a mudança de cenário. 

Vacina contra Covid-19 

Com o fechamento de fronteiras para evitar a propagação da pandemia, o Canadá deixou de receber imigrantes. Entretanto, o país voltou a aceitar viajantes brasileiros a partir do dia 7 de setembro de 2021. Apesar disso, algumas mudanças surgiram como medidas de segurança e uma delas é a recepção apenas de pessoas que já tomaram as duas doses da vacina contra Covid. Vale destacar que a Corona Vac não é aceita. 

Teste PCR negativo 

Outra medida de biossegurança adotada pelo país é o pedido da realização de testes que comprovam que a pessoa não está com o vírus. É preciso ter atenção em relação aos prazos. O intercambista deve realizar o teste de PCR 72 horas antes de fazer a viagem para o Canadá. 

Realização da quarentena 

Ainda sobre a entrada no país durante a pandemia Covid-19, pode acontecer a realização de quarentena. Isso ocorre caso a pessoa apresente qualquer dos sintomas da Covid durante o voo ou se ela ainda não tiver sido vacinada ou tiver a Corona Vac. 

Passaporte válido 

Também vale lembrar da importância de se providenciar um passaporte para fazer a viagem, além de garantir que o mesmo esteja dentro do prazo de validade. Programe-se com antecedência para que a documentação esteja toda em dia e conte também com o apoio de uma agência de intercâmbio para conferir se está tudo ok. 

Visto 

A questão de se conseguir um visto para entrar em um país é muito importante, principalmente para brasileiros, que às vezes não conseguem entrar em determinados países. Nesse ponto, novamente a parceria com uma agência de intercâmbio é fundamental. 

Lembrando que para o Canadá, brasileiros que conseguiram visto canadense nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano podem entrar no país com uma eTA — Autorização Eletrônica de Viagem. Essa autorização só funciona para viagens por vias aéreas, então, para aproveitar o benefício, não é possível cruzar a única fronteira de entrada terrestre no Canadá pelos Estados Unidos de carro ou ônibus. 

Opção de estudo 

Outro requisito importante para entrar no país é explicar quais são seus objetivos. Existem muitas opções de estudo e para entrar no Canadá você deve indicar qual será o seu plano durante a estadia no país. 

Planejamento do intercâmbio 

Para o intercambista é muito importante apresentar qual será o seu plano de intercâmbio, quais cursos realizará, quais serão as instituições que serão frequentadas e até mesmo em qual casa será hospedado. Mais uma vez, a contratação de uma agência de intercâmbio viabiliza o processo, facilitando a entrada no país. 

Como uma agência ajuda no processo do intercâmbio? 

Para fazer uma boa viagem, sem surpresas desagradáveis, garantindo a segurança e ainda com custos reduzidos, uma das opções mais indicadas é a busca por uma agência de intercâmbio. Isso porque essas empresas trabalham com compras coletivas, reduzindo drasticamente os valores. Além disso, a agência conta com profissionais atualizados, oferecendo o melhor de uma viagem de intercâmbio. 

Como você deve ter percebido, fazer intercâmbio no Canadá é uma excelente oportunidade de ampliar horizontes, conhecer uma nova cultura e enriquecer suas habilidades no currículo. Claro que para fazer a viagem é preciso se programar e atender às solicitações e requisitos para entrada no país. Tudo isso pode ser feito de forma eficiente e até mais econômica contando com a parceria de uma agência de intercâmbio. 

Se você gostou deste artigo, então compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecer a oportunidade potencial de fazer um intercâmbio no Canadá! 

Mail