Melbourne: tudo o que você precisa saber sobre a cidade!

Melbourne

Em 2017, Melbourne foi eleita como a melhor cidade para se morar, pelo sétimo ano consecutivo, pela revista “The Economist“. Uma das mais importantes publicações de notícias e assuntos internacionais, o periódico avalia e ranqueia 140 cidades do mundo.

Apesar de ser menos popular que Sydney, Melbourne atrai muitos jovens com perfil mais urbano e oferece infinitas possibilidades para quem sonha em morar no exterior, capacitar-se profissionalmente e ter acesso a oportunidades únicas.

Entenda por que você deve fazer intercâmbio em Melbourne e aprenda mais sobre essa capital jovem, agitada e incrível!

Melbourne: uma visão geral sobre a cidade

Melbourne é a capital do menor Estado da Austrália: Victoria. A cidade fica no extremo-sul do país e, por isso, tem as quatro estações do ano muito bem definidas. Melbourne é a segunda maior metrópole da Austrália e é conhecida por mesclar características europeias com uma identidade bem australiana.

A cidade é conhecida como a capital “das artes e da cultura”, então oferece diversas opções de passeios, espetáculos, gastronomia, arquitetura, museus e galerias. Além disso, Melbourne também sedia diversos eventos esportivos todos os anos, como o Australian Open Tennis, que atrai centenas de turistas e é transmitido no mundo inteiro.

Localização de Melbourne

Yarra Glen, Port Phillip e Maribymong são algumas cidades e vilas vizinhas à Melbourne, todas a menos de seis quilômetros de distância. Melbourne tem mais de 9.900 quilômetros quadrados e uma população de quase quatro milhões de pessoas.

Além de encontrar diversas oportunidades de roteiros e diversão dentro da cidade, a proximidade com outras localidades faz com que seja possível conhecer outras cidades e passear por lugares próximos com bastante facilidade.

É um destino para quem gosta de regiões ativas e vivas, já que Melbourne abriga diversos cafés, restaurantes, paisagens naturais que contrastam com a arquitetura vitoriana e a arte urbana dos grafites que enfeitam parte dos quarteirões.

Melbourne é uma cidade fácil de se locomover tanto pela oferta de bondinhos que passam por suas ruas, quanto pela infraestrutura que possibilita que seus habitantes andem de bicicleta por praticante todos os bairros.

Como Melbourne se localiza mais ao sul da Austrália, algumas de suas rodovias ficam bem em frente ao mar, o que garante paisagens de tirar o fôlego e muitos programas à beira-mar. É possível viajar de Melbourne para Adelaine, por exemplo, ao longo da costa sudeste do país, a Great Ocean Road, e fazer um programa típico de filme, com cenários incríveis e apaixonantes. Além disso, as montanhas de Melbourne também são uma atração imperdível.

Clima em Melbourne

O clima de Melbourne é considerado instável por causa das variações de temperatura em um mesmo dia. O clima temperado garante primaveras amenas, verões com temperaturas mornas e elevadas, outonos mais brandos e invernos mais frios.

Como é a temperatura ao longo do ano?

Entre Sydney ou Melbourne, a capital do Estado de Victoria é a que possui um clima mais londrino. Enquanto a temperatura média no verão é de 25 °C, no inverno a média é de 14 °C. O verão em Melbourne começa em dezembro e vai até fevereiro, meses em que as temperaturas estão mais altas.

De março a maio o clima se torna mais ameno durante o outono e o inverno abaixa as temperaturas de junho a agosto. O clima esquenta novamente de setembro a novembro, quando a cidade recebe a primavera e é possível aproveitar as temperaturas mais agradáveis de novo.

Como o clima varia bastante em Melbourne, é recomendável que você esteja sempre preparado com um casaco mais leve e um guarda-chuva, principalmente em outubro, o mês mais chuvoso por lá.

O que fazer durante as estações?

Com seu estilo turístico, a cidade recebe diversos eventos esportivos ao longo do ano. O tênis, por exemplo, é uma das principais atrações para fãs de esportes durante o verão, quando acontecem o Tennis Championship e o Grand Slam Australian Open.

Em março, durante o outono, acontece o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. Em junho, em meio às temperaturas mais baixas, acontece o International Jazz Festival. Já na primavera é possível conferir a mais famosa corrida de cavalos do país, o Melbourne Cup Carnival.

Qualidade de vida em Melbourne

Melbourne já foi eleita sete vezes a melhor cidade do mundo para se morar, como foi dito anteriormente, e sua infraestrutura tem papel fundamental nesse ranking. A infraestrutura interfere diretamente na qualidade de vida da população local porque garante o acesso aos espaços públicos sem precisar gastar muito com isso.

Entenda melhor o que faz com que a cidade seja tão capacitada para receber pessoas do mundo todo e por que sua infraestrutura é referência!

Custo de vida

Apesar de ser um dos destinos mais cotados por brasileiros que viajam para a Austrália, Sydney é considerada a cidade com o custo de vida mais alto. O cálculo leva em conta aluguéis, transporte, lazer e valor dos bens de consumo.

Melbourne é uma opção excelente já que é mais barata para se viver do que Sydney, além de oferecer diversas opções gratuitas, incluindo transporte e lazer, o que ajuda a reduzir ainda mais os custos de viver por lá. Além disso, o governo australiano permite que intercambistas, com visto de estudo, trabalhem até 20 horas semanais durante a estadia no país, o que também ajuda a reduzir gastos.

Transporte público

Quem não é de Melbourne não encontra dificuldades para se locomover pela cidade devido ao transporte público de qualidade. Além de ônibus que percorrem boa parte da capital, ferries, trens e bondinhos também são opções que ajudam as pessoas a ir de um canto ao outro. Os valores variam de acordo com o meio de transporte, mas em geral são bem acessíveis.

É preciso comprar um myki card, um cartão pré-pago utilizado para colocar créditos para utilizar os transportes, por $6. É fácil adquiri-lo em lojas e em centros turísticos e ele é recarregável, o que garante que você sempre tenha em mãos uma maneira de se locomover por Melbourne sem muitos problemas.

Além disso, no centro da cidade existe a Free Tram Zone, uma área em que os bondes são gratuitos. A linha 35, City Circle, também é gratuita e é voltada para turistas que querem conhecer os principais pontos da cidade.

Segurança

Melbourne é uma cidade bem segura. É normal que os habitantes andem pelas ruas mesmo de madrugada sem muitas preocupações com roubos e assaltos. Não é à toa que Melbourne foi eleita pelo The Economist também como uma das dez cidades mais seguras do mundo, ocupando a quinta posição.

Espaços públicos

Parques e praças são muito bem preservados e explorados pela população local. É fácil fazer programas gratuitos e de qualidade sem cair na rotina. Cada praça oferece um espaço ideal para encontrar amigos, conhecer pessoas e aproveitar o que a cidade tem de melhor.

Mercados a céu aberto também atraem centenas de pessoas e é muito comum encontrar shows e artistas de rua durante o ano todo. Existe uma preocupação evidente com os espaços públicos e isso reflete na grande oferta de atividades ao ar livre e na preservação dos monumentos e prédios de Melbourne.

Principais atrações turísticas de Melbourne

Uma das curiosidades sobre a Austrália é que Melbourne é considerada o centro cultural do país e Victoria é um Estado conhecido por suas paisagens propícias à prática de esportes radicais. Em cidades próximas à capital é possível encontrar cenários ideais para rafting, caminhadas, rapel e, no inverno, snowboarding. Entretanto, a capital por si só oferece diversos pontos turísticos que garantem passeios incríveis durante todo o ano. Há muito o que fazer em Melbourne!

Federation Square

O Federation Square é um ponto de encontro da cidade, onde acontecem diversos eventos culturais o ano inteiro. Além de ser uma referência para a população local, o Federation Square abriga lojinhas para fazer compras, bares para encontrar os amigos e restaurantes para conhecer um pouco do que a gastronomia local oferece de melhor. Essa praça pública fica ao lado da Flinders Station, a principal estação de trem da cidade, e de diversos museus, colocando-a em uma localização estratégica.

Melbourne Museum

O Melbourne Museum conta parte da história do Estado de Victoria, desde a herança dos nativos até as paisagens naturais. É uma das atrações mais visitadas de Melbourne e também conta com exposições permanentes e itinerantes. O museu é separado em galerias que enfeitam os três andares do prédio.

Além de objetos aborígenes, as galerias contam com fotografias, exposições interativas, documentários e projetos industriais. É uma visita obrigatória para aqueles que têm curiosidade em conhecer mais sobre a história da região e seus costumes.

Eureka Skydeck

Localizada em Southbank, a Eureka Skydeck é a maior torre do hemisfério sul. Com uma plataforma de observação de 360 graus, ela atrai dezenas de visitantes todos os dias e é um marco na cidade de Melbourne. A vista maravilhosa rende fotografias incríveis e é um excelente local para admirar o pôr do sol australiano em toda sua glória.

É possível aproveitar também os restaurantes finos do 89º andar e viver uma experiência única. Para aqueles que não têm medo de altura, o The Edge, um cubo de vidro localizado no 88º andar, oferece a experiência de flutuar acima do solo, com piso de vidro.

Queen Victoria Market

Para aqueles que procuram especiarias e alimentos típicos, o Queen Victoria Market é um passeio obrigatório. É possível chegar a pé do centro de Melbourne ou pegar um dos bondes na Elizabeth Street.

O Queen Victoria Market é um dos maiores mercados a céu aberto e oferece desde itens decorativos e souvenires até frutos do mar e comidas típicas. É possível experimentar frutas e verduras frescas, passear pelas feiras e pegar indicações com os habitantes locais. Além de ser um ótimo local para fazer compras, o Queen Victoria Market é um passeio divertido e saudável.

State Library of Victoria

A State Library of Victoria é a principal biblioteca da Austrália e o prédio por si só já vale a visita. As imponentes colunas formam a arquitetura da biblioteca e são alvo da admiração de turistas que visitam o local e da população que tem o local como ponto de encontro.

O acervo da biblioteca é vasto e vai desde livros até fotos, jornais e documentos. Também acontecem diversos eventos e workshops dentro do lugar, então vale a pena conferir a programação do local para não perder nada.

Brunswick

Brunswick é o bairro mais hipster da cidade. Além de ser um lugar perfeito para encontrar os amigos por causa da grande variedade de cafés, brechós e galerias de arte, suas ruas são verdadeiros cenários para fotografias. Além do grafite que enfeita alguns dos muros e becos, os prédios coloridos e os bondinhos com certeza renderão excelentes memórias.

Fitzroy

Fitzroy é um dos bairros mais descolados de Melbourne, um subúrbio repleto de street art e cenários urbanos perfeitos para os jovens. O bairro oferece muitas opções de bares e points para comer e beber. Com lojinhas bem vintage e bares alternativos, a região atrai pessoas interessadas na cena indie, sendo comparado à Londres.

Brighton Beach

Para quem busca um passeio relaxante em uma praia paradisíaca, é impossível não mencionar Brighton Beach. Localizada em um dos bairros mais ricos de Melbourne, a praia é conhecida por suas bathing boxes, pequenas casinhas de banho coloridas que marcam a paisagem do lugar.

Tombadas como patrimônio, essas casinhas seguem o mesmo estilo arquitetônico, mas têm pinturas diferentes que ajudam a colorir a praia e servem como pequenos depósitos. Brighton Beach é o lugar perfeito para curtir a praia, relaxar e ainda tirar fotos incríveis das casinhas únicas.

Vida noturna em Melbourne

Melbourne oferece diversas opções para aqueles que buscam diversão e entretenimento durante as noites na capital. A vida noturna de Melbourne é bem agitada com boates, pubs, bares e música ao vivo por todo lado. Além disso, existem opções de shows e clubes de comédia espalhados pela cidade, o que faz com que a cidade sempre ofereça algo novo e divertido para ocupar as noites, como o Night Market.

A cidade tem uma variedade grande de restaurantes, incluindo muitas opções de cozinhas orientais em Chinatown. Melbourne também é uma cidade conhecida por seus bares e restaurantes nas coberturas dos prédios, conhecidos como rooftops. Os rooftops são muito procurados para programas à noite, principalmente no verão, especialmente por jovens que buscam pontos de encontro diferentes.

Para quem busca um programa diferente, o Crown Entertainment Complex, por exemplo, é uma pequena cidade dentro de Melbourne, um paraíso para quem busca oferta de shows, restaurantes, acomodação e até mesmo um cassino, o Crown Casino. Localizado na margem sul do Yarra River, no bairro de Southbank, esse complexo oferece eventos ao longo do ano e é um passeio para quem busca sempre algo novo e diferente.

Intercâmbio em Melbourne

A Austrália é conhecida mundialmente por suas instituições de ensino de alto padrão e qualidade de vida e Melbourne é um exemplo. Além de escolas de inglês e cursos técnicos que atraem milhares de intercambistas todos os anos, um intercâmbio em Melbourne também oferece opções interessantes de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Entrar em contato com uma boa agência de intercâmbio é essencial para encontrar o melhor tipo de intercâmbio e as melhores oportunidades. Conheça alguns tipos de intercâmbio para fazer em Melbourne:

Cursos de inglês

Cursos de inglês são excelentes formas de mergulhar na cultura de um país interessante enquanto se exercita a fluência em uma língua essencial para o mercado de trabalho. Programas de inglês geralmente não têm pré-requisitos e é possível encontrar uma turma adequada para o seu nível, desde o básico até o mais avançado. Como suas estruturas são bem flexíveis, é possível estudar inglês no intercâmbio em Melbourne enquanto trabalha.

Uma outra modalidade de curso de inglês é voltada para aprimorar o currículo profissional. É possível encontrar em Melbourne programas de inglês para profissionais que desejam focar o estudo da língua dentro da sua área de atuação, o que faz com que eles sejam capazes de produzir relatórios, apresentações, conduzir reuniões e se tornar profissionais mais qualificados para o mercado internacional.

High School

Não é preciso esperar para fazer um intercâmbio, existem oportunidades enriquecedoras já nos programas de High School. Como os anos letivos na Austrália são similares aos brasileiros, é possível começar o semestre em janeiro e escolher entre escolas públicas ou privadas, ambas com qualidade de ensino de referência.

As aulas são em período integral e existem matérias obrigatórias e optativas. Além da infraestrutura excelente, as escolas oferecem matérias de música, teatro, culinária, design, fotografia, computação e até mesmo surfe. Ou seja, além de ter um ensino de qualidade, o aluno pode ampliar seus horizontes com matérias práticas.

Bacharelado

Estudar e trabalhar no exterior é o sonho de muitos estudantes e Melbourne é um dos destinos mais aconselhados para quem busca qualificação internacional e vivência dentro de uma nova cultura.

Os programas de graduação são conhecidos como Bachelor Degree e são dois: Bachelor Degree com duração de três anos em período integral, variando de quatro a cinco anos, dependendo do curso, e Bachelor with Honours, que premia o aluno com boas notas e oferece mais um ano de estudo.

Pós-graduação

Essa é uma oportunidade para se especializar ainda mais na profissão e desenvolver uma carreira promissora. A pós-graduação na Austrália tem estrutura modular, ou seja, é composta de módulos com duração de 1 a 2 semestres. Em um ano e meio ou dois anos é possível completar o curso.

Profissionalização

A Austrália também oferece opções de cursos técnicos conhecidos como VET (Vocational Education and Training), voltados para carreiras que não exigem níveis universitários. Os cursos são reconhecidos e vão desde os mais básicos, responsáveis por introduzir o estudante na área desejada, até os avançados e de especialização, voltados para técnicos e profissionais.

Escolas em Melbourne

Melbourne foi eleita pela Quacquarelli Symonds como a segunda melhor cidade do mundo para estudantes. É uma das cidades mais procuradas por intercambistas do mundo todo porque o custo de vida é acessível e a cidade oferece condições de estudo e trabalho excelentes. Não é por acaso que muitos intercambistas acabam optando por morar na Austrália. Conheça algumas das principais escolas da cidade:

ELSIS

ELSIS é uma das principais escolas para quem busca melhorar a fluência no inglês e aprender a se comunicar de forma eficiente por meio de um segundo idioma. A escola oferece cursos de 2 a 84 semanas, variando de acordo com os interesses do estudante e seus objetivos.

Greenwich

Greenwich English College é considerada uma das melhores escolas de inglês australianas, com mais de 1642 alunos em 6 continentes. É uma das escolas que oferece cursos de inglês para profissionais e cursos preparatórios para testes como o de Cambridge.

Academy of Information Technology

Academy of Information Technology tem um campo novo em Melbourne, com equipamentos mais modernos para capacitar os alunos nas áreas de tecnologia, artes e design tecnológico. É uma das opções para quem busca cursos de graduação no exterior e cursos técnicos voltados para a profissionalização e capacitação.

Greenwich Management College

Greenwich Management College é uma escola que oferece cursos de gestão e negócios de alta qualidade, com foco nos estudantes internacionais. É uma excelente opção para aprender inglês voltado para negócios, enquanto consegue mais experiência e amplia os horizontes profissionais.

RMTI University

Uma das maiores do país, a RMTI Universityé uma universidade global de tecnologia e design, com mais de 60 mil alunos. São mais de 950 programas de educação superior, incluindo cursos de pós-graduação. Desde 2010 a universidade está na lista das 100 melhores do mundo, sendo uma boa alternativa para quem quer fazer uma pós-graduação em Melbourne.

Oportunidades de trabalho em Melbourne

É comum que a experiência do intercâmbio na Austrália seja tão boa que os estudantes têm vontade de estender sua estadia e trabalhar em Melbourne. Mesmo que a vaga na área de atuação desejada não venha logo de cara, é possível encontrar oportunidades enriquecedoras na cidade. Estas são as opções de trabalho na Austrália mais comuns encontrados pelos brasileiros:

  • babá;
  • atendente;
  • ajudante de limpeza;
  • balconista de lojas;
  • caixa de supermercado.

Começar com essas funções garante que você conviva com muitas pessoas, que além de ajudar a se adaptar melhor aos costumes e hábitos da população local, permite que você exercite o seu inglês e ganhe fluência na língua de forma rápida e intuitiva.

Melbourne é uma cidade que atrai muitos jovens que buscam um destino interessante, agitado, dinâmico e com oferta de ensino de qualidade. Além das muitas opções de pontos turísticos e programas de lazer, a cidade abriga algumas das melhores escolas e universidades do mundo, oferecendo aos estudantes internacionais a possibilidade de viver experiências incríveis, de se qualificar profissionalmente e de trabalhar no exterior.

Quem se arrisca a conhecer outro país sabe que existem diversas oportunidades após o intercâmbio, sejam elas mais possibilidades profissionais, desenvolvimento de novas habilidades, mais confiança na escolha da carreira ou até mesmo amadurecimento pessoal. O intercâmbio é uma excelente maneira de crescer como profissional e como pessoa e Melbourne pode ser o seu destino ideal!

Agora que você sabe tudo sobre Melbourne, baixe gratuitamente o Guia de cidades da Austrália e escolha o seu próximo destino!