Neve na Austrália: saiba quando acontece e em quais lugares

Neve na Austrália

Há neve na Austrália? Quando se fala do clima no território australiano, o que vem à sua mente são as belas praias e dias ensolarados típicos do verão, não é mesmo? De fato, essa fama não é à toa, já que o país tem um vasto litoral e regiões em que predomina o sol o ano todo. Porém, não pense que o destino do seu intercâmbio se resume a apenas isso, viu?

E é justamente para falar mais a respeito desse assunto que preparamos este post. Acompanhe até o fim e descubra as experiências incríveis que você pode ter durante o inverno australiano!

Qual o período de neve na Austrália?

Sim, essa pergunta pode parecer um pouco óbvia, mas a realidade é que muita gente se confunde sobre quando é, de fato, o período de neve na Austrália. Afinal, diversas pessoas esquecem que o país, assim como o Brasil, se encontra no hemisfério sul do planeta e acreditam que as estações do ano na terra dos cangurus acontecem da mesma maneira que na Europa, na Escandinávia e no Reino Unido, por exemplo.

Porém, a verdade é que o território australiano é similar ao brasileiro nesse aspecto. Se aqui é verão, lá também. Se aqui é inverno, lá idem. Ou seja, em outras palavras, a época de baixas temperaturas e neve nessa nação da Oceania é entre 21 de junho e 23 de setembro. Legal, né?

Em quais cidades é possível encontrar neve?

Por ser um país de dimensões continentais, a Austrália tem regiões com diferenças climáticas entre si — algo que também é bastante similar ao Brasil.

Por isso, é importante saber que os locais em que se concentra a neve ficam no sul do país, nos estados de Nova Gales do Sul e Victoria. Porém, não se trata dessas duas regiões completas, mas sim do Alpine National Park, em que estão os famosos alpes australianos, pontos turísticos nessa época do ano.

Além disso, devido à proximidade, as pequenas cidades ao redor das montanhas — que costumam servir como alternativa de hospedagem para muitos turistas — também têm precipitação de neve leve ou moderada. Alguns exemplos são: Albury, Woodonga, Bombala, Cooma, Wangaratta, Corryong e Tumbarumba.

Quais as melhores atrações para quem gosta de neve aproveitar esse período no país?

Sem dúvidas, o programa preferido de quem faz intercâmbio na Austrália durante o inverno é explorar os alpes australianos — e é fácil entender o porquê! Neles estão diversos campos abertos de ski e snowboard, como o Thredbo, o Mount Buller, o Perisher, o Falls Creek e o Mount Hotham que não só oferecem essas modalidades esportivas, mas diversas outras atividades como:

  • trilhas guiadas por montanhas;
  • passeios com trenós movidos por cachorros;
  • passeios de snow biking e snowmobiling;
  • passeios de teleféricos;
  • spas e áreas recreativas;
  • voos de helicópteros;
  • espetáculos de fogos de artifício;
  • acampamento em tendas ou domas de gelo ao ar livre.

Fora isso, caso você queira viajar e ter a oportunidade de conhecer novos lugares, uma boa ideia é visitar a ilha de Tasmania (sim, aquela mesma que tem o famoso diabo-da-tasmânia!). Afinal de contas, ela tem uma paisagem de tirar o fôlego e o final do inverno marca o surgimento da aurora austral na região.

Vale mencionar também que é onde está localizado o Wild Ocean Tasmania, com passeios de barco para os habitats naturais de baleias jubartes, albatrozes e golfinhos.

Quais as melhores dicas e os principais cuidados para se divertir e aproveitar essa estação?

Para concluir nosso post, não podia faltar algumas dicas e alguns cuidados para você aproveitar a estação sem contratempos e problemas que atrapalhem a sua diversão e o seu lazer, não é mesmo? Por isso, fique atento às nossas sugestões.

Programa-se com antecedência

Pretende viajar no inverno para uma região australiana em que possa praticar algum esporte na neve? Pois então a nossa dica é programar-se com antecedência! A razão disso é que durante junho e julho há o segundo período de férias no país. Ou seja, escolas e faculdades entram em recesso por cerca de duas semanas.

Com isso, muita gente tem a mesma ideia que você. Resultado: passagens e hospedagem ficam mais caras pela alta procura. Portanto, para economizar, o ideal é se planejar e reservar tudo meses antes, certo?

Comece a praticar as modalidades esportivas como iniciante

Vai esquiar, fazer snowboard ou percorrer trilhas na neve? Então a dica é, não fazer sozinho e tentar praticar essa atividades sem orientação ou prática prévia. Ao contrário, entenda que você é um iniciante e não há nada de errado nisso. Aliás, muitas pessoas estarão na mesma situação que você.

Justamente por essa razão, o recomendado é participar das aulas com os instrutores locais para aprender sobre o uso do equipamento, o terreno que pode ou não ser explorado, as medidas de proteção e as manobras para deslizar sobre a neve. Assim, você não só evita acidentes, como consegue se divertir e curtir muito mais as estações nos alpes australianos.

Não descuide da alimentação

Durante o inverno, especialmente em regiões mais frias, é natural sentirmos mais fome, já que o nosso corpo tem trabalho redobrado para estabilizar a temperatura interna. Logo, se você não se alimenta bem, vai sentir em pouco tempo os reflexos dessa má escolha: cansaço, indisposição e fraqueza. Portanto, não descuide da sua alimentação para poder aproveitar ao máximo a estação!

Agasalhe-se

Por fim, algo que, certamente, os seus pais diriam: agasalhe-se bem! Sim, isso é algo simples, mas que faz toda a diferença, especialmente para quem não está habituado às baixas temperaturas.

Tenha em mente que uma exposição prolongada ao frio sem a vestimenta adequada é o suficiente para desencadear uma gripe, um resfriado ou um problema respiratório. Por isso, use roupas, calçados e acessórios (como luvas, cachecóis e toucas) apropriados para o clima.

Agora que você já está por dentro de quando ocorre neve na Austrália, em quais cidades pode aproveitá-la e as dicas e os cuidados necessários para curtir o período com segurança e precaução, comece já a se programar para viver uma experiência única durante o inverno australiano!

Ah, e não deixe de seguir a gente no Facebook, Instagram e YouTube para conferir outras dicas sobre o que fazer na terra dos cangurus durante o seu intercâmbio!

Mail