Afinal, o que é o Australia Day? Entenda aqui!

Australia Day

Cada país tem datas comemorativas que levam os seus habitantes para festejar orgulhosos nas ruas. O povo australiano não foge a essa regra! Eles têm um dia para celebrar um momento histórico: a chegada do primeiro britânico na terra dos cangurus. É o denominado Australia Day.

A título de comparação, para que você entenda a grandiosidade da festa, essa data é algo que se assemelha às comemorações de 7 de setembro e ao carnaval no Brasil. Portanto, se você sonha em fazer um intercâmbio na Austrália, é bom se informar sobre algumas questões culturais desse país, e o Australia Day não pode ficar de fora da sua pesquisa.

Para ajudar nessa missão, vamos mostrar um pouco sobre esse feriado nacional muito esperado e festejado. Veja só!

Saiba o que é o Australia Day

O dia 26 de janeiro é uma das datas mais importantes no calendário australiano, pois é quando é celebrado o Australia Day. Nas comemorações do evento, muitos saem às ruas com os rostos pintados com as cores da bandeira para exaltar as conquistas do país.

Em vários locais, há desfiles, shows, apresentações artísticas, entre outras formas de demonstrar o amor pela nação. Cada cidade escolhe o jeito de agraciar o dia especial.

Uma das principais características do evento é a oportunidade do povo refletir sobre o seu passado, orgulhar-se de suas conquistas e pensar em como fazer um país cada vez melhor.

Descubra como o evento surgiu

Tudo começou em 26 de janeiro de 1788, quando o James Cook chegou à Austrália com a sua frota de 11 navios e fincou a bandeira da Inglaterra como forma de marcar a declaração da soberania inglesa sobre aquelas terras.

As celebrações iniciaram bastante tempo depois. Só em 1935 surgiram as primeiras manifestações de apreço a essa data. Essa festa já recebeu vários nomes como “dia do aniversário” ou “dia da invasão”. Porém, hoje é mundialmente conhecida como Australia Day, dia de comemorar a colonização feita pelos britânicos.

Para os aborígenes, esse é considerado o “dia da invasão”. Esse povo já estava em terras australianas antes de os ingleses chegarem, fato bem parecido com o que aconteceu com a colonização brasileira feita pelos portugueses. Por isso, o evento também recebe crítica de muitas pessoas.

Mas essa problematização não retira a alegria que as pessoas sentem em festejar essa importante data para a história da Austrália. Afinal, é um traço cultural o respeito que os australianos têm pelos seus colonizadores.

Veja como o feriado nacional é comemorado

A data é comemorada de várias maneiras diferentes, mas a alegria contagiante da população é a mesma em todos os lugares que você escolhe para festejar o dia.

Uma semana antes do grande evento, as pessoas já iniciam os preparativos. As casas são enfeitadas com a bandeira do país e os famosos cangurus, além de cartazes e muitas luzes com as cores vermelha e azul.

Algumas pessoas optam por participar dos desfiles, enquanto outras preferem comemorar em parques junto com a família. Durante todo o dia, há muitas manifestações culturais, competições esportivas e cerimônias de entrega de premiações.

Em Sydney, por exemplo, muitos australianos se reúnem no Porto para prestigiar os desfiles de barcos. Há também apresentações de artistas no Darling Harbour, recinto de grandes atrações e instalações públicas no centro da cidade mais populosa da Austrália.

Durante a noite, todos cantam o hino da Austrália e finalizam o dia com a queima de fogos. O show pirotécnico é um espetáculo de, aproximadamente, 30 minutos, que deixa a população fascinada. Ele acontece em sincronia com músicas e combina várias cores e formas, como as de coala e canguru.

Há também competições para que as pessoas votem no melhor barco decorado. Algo parecido com a escolha do carro alegórico durante o carnaval brasileiro. Em várias cidades costeiras, incluindo Sydney e Melbourne, acontece o “Australia Day Thong Challenge”, evento que ocorre bem cedinho e é patrocinado pela marca brasileira Havaianas.

Os interessados precisam comprar o ingresso antecipadamente pela internet. No final de janeiro, por volta das 8 horas da manhã, os participantes vão até uma das praias do encontro, pegam a Havaiana inflável e entram na água. O objetivo é bater o recorde mundial de sandálias gigantes dentro do mar.

Diante de tantos lugares, atrações e apresentações, não faltam ótimas opções para curtir e aproveitar as comemorações durante o Australia Day.

Conheça as principais curiosidades sobre esse dia

Como é um feriado nacional repleto de significado para o povo da Austrália, é claro que muitas curiosidades cercam essa data. Confira, abaixo, algumas delas para ficar ainda mais informado sobre o Australia Day:

  • apesar de ser celebrado desde 1935, a data só foi considerada feriado nacional em 1994;
  • quando o dia 26 de janeiro cai no fim de semana, as comemorações e o feriado são automaticamente transferidos para a segunda-feira seguinte;
  • as pessoas costumam levar o famoso churrasco australiano para os locais públicos, com a finalidade de aproveitarem a data da melhor forma possível;
  • os atos de solidariedade ficam mais aflorados no Australia Day. Por isso, são realizadas várias ações voltadas para a caridade;
  • no dia do feriado nacional, as pessoas comuns da sociedade recebem homenagens pelas contribuições sociais e pelos seus talentos. Algumas das premiações são: “Esportista do Ano”, “Cidadão do Ano” e “Cidadão Sênior do Ano”;
  • os aborígenes, primeiros ocupantes da Austrália, sentem-se excluídos das comemorações. Por isso, o Conselho Nacional do Australia Day busca, cada vez mais, fazer uma festa que também agregue essa parte da população australiana.

Essas são apenas algumas características e curiosidades do Australia Day: um grande evento que ocorre por todo o país australiano e que serve para mostrar o amor e o respeito que sentem pela nação e pelos seus colonizadores. Impossível não sentir vontade de ir para a terra dos cangurus do dia 26 de janeiro, não é?

Gostou dessas informações? Então, acesse nosso blog e descubra 6 motivos para estudar inglês em Sydney. Quem sabe você se interessa por essa cidade e deseja celebrar o Australia Day por lá?

Mail