Por que brasileiros buscam fazer intercâmbio no exterior?

Por que brasileiros buscam fazer intercâmbio no exterior

Você sabe por que brasileiros buscam fazer intercâmbio no exterior? Bom, motivos não faltam e vão muito além das dificuldades econômicas e outros problemas recorrentes no nosso país. Só em 2017, o número dos conterrâneos que decidiram estudar no exterior aumentou 50% em relação aos anos anteriores. As vantagens de quem toma esse tipo de decisão são nítidas, tanto para as questões pessoais como para as profissionais.

Para provar isso, neste post separamos algumas dicas bem legais para mostrar a você como estudar fora pode ser uma experiência de vida incrível, além de ser um excelente potencializador de sua carreira profissional. Quer entender melhor e saber as principais vantagens? Continue a leitura abaixo e se surpreenda!

Destinos mais amigáveis facilitam a adaptação dos brasileiros

Se o dólar e o euro estão tão caros, por que brasileiros buscam fazer intercâmbio no exterior mesmo assim? Se você já se fez essa pergunta, provavelmente deve considerar os Estados Unidos e os países da Europa as únicas opções para programas de estudos, não é mesmo?

O fato é que, atualmente, esses destinos não são as melhores escolhas no quesito “custos”, devido ao valor alto de suas moedas. Mas não é motivo para desistir. Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, apresentam vantagens extraordinárias aos brasileiros que pretendem ingressar em uma instituição de ensino internacional. Confira alguns motivos.

Clima e praias

Já imaginou poder sair do Brasil para estudar e, ao mesmo tempo, não ter que se adaptar à diferença de climas? Além disso, estar próximo da praia é uma outra grande vantagem ao brasileiro que não perde um final de semana de sol.

Esses são alguns dos motivos que fazem da Oceania, um destino bem procurado pelos brasileiros que buscam fazer um intercâmbio no exterior sem precisar se preocupar com adaptações de tempo.

Moeda mais próxima ao real brasileiro

Enquanto o dólar americano e o euro desanimam cada vez mais qualquer viajante a embarcar em um avião, o dólar australiano e o neozelandês agradam àqueles que pretendem arrumar as malas e desbravar suas principais cidades.

Hoje, as moedas desses dois países da Oceania são cotadas em uma faixa entre R$ 2,60 a R$ 2,90. Já o Euro, por exemplo, atinge quase o dobro desse valor. Bem pesado, não acha?

Estudar fora é uma experiência de vida inigualável

Um programa de intercâmbio permite ao estudante uma oportunidade única de conhecer pessoas de outros cantos do mundo dentro da própria sala de aula, assim como compartilhar conhecimentos, experimentar novos costumes, sabores, culturas, entre outras vivências.

Por meio desse tipo de viagem, os jovens podem morar com famílias locais e vivenciar as experiências do dia a dia da casa, da vizinhança, do bairro, da cidade e assim vai. Já imaginou uma aventura dessa?

Um programa de intercâmbio permite experimentar uma qualidade de vida superior a do Brasil

Mesmo nas melhores cidades brasileiras, a qualidade de vida não se compara a de países desenvolvidos. Um dos motivos pelo qual mais brasileiros buscam fazer intercâmbio no exterior está relacionado ao acesso aos serviços públicos de qualidade.

Nesses destinos, você pode contar com um sistema de educação, saúde, transporte e segurança de excelente qualidade, sem contar as atividades culturais e esportivas, que geralmente são muito bem promovidas nesses lugares.

Voltar com um diploma e uma qualificação internacional ajudam a dar um up na sua carreira

Você sabe o que os recrutadores mais olham e levam em consideração no seu currículo? A formação e suas experiências profissionais. Agora imagine se ambos os requisitos estiverem preenchidos com nomes de instituições de ensinos e cargos de empresas internacionais?

É um ponto certo ao seu favor na hora de disputar as melhores vagas de trabalho. Um intercâmbio no exterior promove um peso muito grande em suas qualificações profissionais e o reconhecimento disso, por parte das empresas, é notório.

As chances de trabalhar no exterior são muito maiores para quem estuda fora

Os programas de intercâmbio permitem turbinar o seu currículo e aumentar as suas chances de trabalhos não somente ao retornar ao Brasil, mas também no mercado internacional com um todo.

Afinal, no país escolhido para realizar o programa, você terá a oportunidade de conhecer as empresas e as principais vagas disponíveis nas cidades, além de construir um grande networking com outros estudantes de lá e também de outros países que vão compartilhar a mesma sala de aula que você.

O programa de intercâmbio funciona para aprender e desenvolver o domínio do idioma

Mais um motivo porque brasileiros buscam fazer intercâmbio no exterior. Quem estuda e mora fora é praticamente obrigado a falar a língua do país. O contato constante com o idioma local permite ao estudante aprender ou desenvolver a fluência.

Você vai melhorar sua pronúncia e compreensão de palavras e termos, além de conhecer expressões e gírias locais. Sem dúvidas, vai aumentar ainda mais seu vocabulário.

Você vai se tornar independente durante esse período

Ter os pais do lado nos momentos de perrengue é bom, mas sempre chega uma hora que é preciso se virar sozinho, concorda? Quando você está em um país distante, com outros costumes, outras tradições e outro idioma, não tem para onde correr.

É preciso dar um jeito, por conta própria, de resolver os problemas sozinha. Mas nada de encarar isso com medo. É a oportunidade de desenvolver seu lado pessoal e suas habilidades. É a hora de mostrar sua independência.

Esses são alguns motivos que respondem por que brasileiros buscam fazer intercâmbio no exterior. Se você estava com dúvidas de como esses programas são importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, agora esclarecemos tudo.

Não pense duas vezes na hora de decidir qual o caminho seguir em seus estudos. Prepare a mochila e embarque em uma das melhores experiências de sua vida.

Curtiu o post? Que tal tornar tudo isso uma realidade? Conheça as oportunidades de intercâmbio que a Austrália e Nova Zelândia reservam para você. Estude, trabalhe e desfrute desses dois países incríveis e extraordinários da Oceania. Entre em contato conosco e se surpreenda com as facilidades de nossos programas.