Qual dos destinos devo escolher: Perth ou Brisbane?

Perth ou Brisbane

Perth ou Brisbane? Se você busca informações sobre as melhores cidades para estudar e morar na Austrália, muito provavelmente vai se deparar com essas duas opções. Na verdade, não tem como dizer se uma é melhor que a outra para viver durante seu intercâmbio. Cada uma tem suas peculiaridades, atrações e estilos próprios.

O fato é que ambas são lindas e muito legais para viver. Mas, se você quer tirar a limpo as principais diferenças e escolher de vez sua próxima casa, neste post, separamos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração para ajudar você em sua decisão. Tome nota das dicas e boa leitura!

Perth ou Brisbane: qual a melhor opção para seu intercâmbio na Austrália?

Separamos alguns dos pontos positivos de cada um desses lugares, desde o clima, lifestyle e qualidade vida. Vamos conferir?

Clima

Brisbane é a única cidade da Austrália com um clima subtropical. Chuva por lá é coisa rara. Para quem curte dias ensolarados e calor durante o ano inteiro, pode ser a opção perfeita.

Já a cidade de Perth apresenta as quatro estações bem definidas, com um verão bem quente, queda das folhas durante o outono e primaveras bem coloridas. O inverno é marcado com temperaturas um pouco mais baixas (mas nada de muito frio, também) e épocas de chuvas. Mas isso não atrapalha a agitação da cidade.

Para os brasileiros, não há grandes dificuldades para adaptação em relação ao clima em Perth ou Brisbane. Cabe a você escolher se prefere calor o ano todo ou curtir cada mudança de estação. Mas ainda tem muitas outras coisas para ajudar você em sua escolha. Vamos para a próxima!

Praias

A costa australiana é privilegiada por todos os lados. Perth e Brisbane têm vantagens de sobra nesse quesito. A primeira tem como destaque a Cottesloe Beach, com águas bem calmas e areia branca, perfeita para um mergulho e curtir o visual único.

Já na região central de Brisbane, também rola uma praia artificial à beira do rio, que leva o mesmo nome da cidade, no qual a vibe é bem parecida, ou seja, perfeita para pegar sol, nadar e apreciar a vista.

Mas, se você é um caçador de ondas (ou quer se tornar um), as duas cidades têm boas opções para surfistas. Em Perth, o point é a praia de Scarborough. Já Brisbane, fica próxima à famosa e badalada Gold Coast, queridinha dos que amam deslizar sobre as pranchas.

Esses são apenas alguns exemplos de paraísos que você vai conhecer, mas ainda tem a Trigg Island Beach e Pinnaroo Point, em Perth, assim como os passeios imperdíveis pelas diversas ilhas nos arredores de Brisbane, entre elas, a Moreton Island. Praia é o que não vai faltar, independentemente de qual será seu destino escolhido.

Qualidade de vida

Esse quesito é bem difícil de se comparar quando o assunto é Austrália. Todas as cidades do país apresentam excelentes índices relacionados à qualidade de vida de seus moradores. Saúde, transporte, educação e segurança, por exemplo, têm níveis de excelência em ambas as opções. A prática de esportes e atividades outdoor também são comuns nos dois lados e opções de cultura são infinitas.

Diversão

Tanto Perth como Brisbane têm opções e atrações para todos os gostos e bolsos. Para aqueles que preferem passeios durante o dia, na primeira cidade, você pode visitar o Parque Nacional de Nambung para apreciar as torres de rochas do Pinnacles, que fica a três horas de carro do centro.

À noite, as baladas agitam o bairro de Northbridge, com pubs, bares e restaurantes. Outros lugares como Mount Lawley e Leederville também devem fazer parte de seu roteiro por lá.

Em Brisbane também é possível aproveitar tanto a noite como o dia. Às margens do rio, há uma variedade imensa de coisas legais para conhecer, praticar esportes, comer e beber. Ali perto, também tem o Lone Pine Koala Sanctuary, onde é possível interagir com as espécies comuns do país, como o canguru e o coala.

O bairro de South Bank também é uma ótima pedida para um passeio diurno, com praças, parques, museus e apresentações artísticas diversas.

Escolas e universidades

Além das atrações e lugares que você vai curtir em Perth ou Brisbane, ainda precisa escolher a escola onde vai realizar os estudos. As duas cidades têm opções excelentes de instituições para os mais variados cursos, onde você vai poder aprimorar seu nível no idioma, dar continuidade em seus estudos, fazer amizades com gente do mundo inteiro, realizar atividades extras e até começar um networking para conseguir aquela tão sonhada vaga de emprego na Austrália.

Além disso, em ambas as cidades, algumas instituições de ensino oferecem bolsas de estudos para os estudantes. Por exemplo, em Brisbane, a Queensland University of Technology (QUT) concede desconto de 25% em programas de graduação e pós-graduação nas áreas de design e comunicação, ciências, engenharia e administração de empresas.

Em Perth, a Curtin University, também oferece o mesmo desconto no primeiro ano de curso, para alunos que atingirem 85% de média no último grau acadêmico. A faculdade promove, também, uma promoção de 10% para os alunos que precisam cursar aulas de inglês, antes da faculdade.

Além da qualidade garantida dessas instituições, contar com preços mais acessíveis é sempre uma vantagem. Consulte outras escolas com uma agência de intercâmbio e confira todas as opções em Perth ou Brisbane.

Onde tem mais brasileiros, em Perth ou Brisbane?

Outra pergunta muito comum ao definir qual cidade será o destino de estudos na Austrália é saber se tem muitos brasileiros por lá. Há quem busque ficar junto de outros conterrâneos para manter contato com os costumes. Mas há aqueles que preferem fugir um pouco para evitar de falar português e acabar não praticando sempre o inglês.

Brisbane é uma cidade muito procurada por estrangeiros, incluindo os latinos. Então, provavelmente, você vai ter mais facilidades para esbarrar com grupos de nosso país. Enquanto isso, Perth tem um número menor de brasileiros, em comparação às outras cidades. Ideal para quem precisa aprender ou aprimorar o idioma.

Essas foram algumas dicas para quem ainda está com o dilema da escolha entre Perth ou Brisbane na hora de decidir o lugar de intercâmbio na Austrália. Sem dúvidas, as duas cidades são excelentes destinos com ótimas atrações para visitar e instituições de ensino de muita qualidade. Agora, a decisão é sua!

Curtiu? Pensando em estudar e morar na Austrália ou Nova Zelândia, mas ainda precisa de mais dicas? Assine nossa newsletter, pois temos muita coisa legal para compartilhar com você.

Mail