Réveillon na Austrália: descubra como aproveitar ao máximo

Réveillon na Austrália

A celebração de Ano Novo é um verdadeiro espetáculo em muitas partes do mundo, não é mesmo? O clima de esperança e a queima de fogos são responsáveis por um verdadeiro show. No entanto, poucos lugares e festas têm tanta tradição e fama quanto a comemoração do Réveillon na Austrália  tido por muitos como um dos mais belos de todo o planeta.

Todos os anos, os brasileiros se encantam com as incríveis imagens veiculadas em noticiários sobre essa festa, já que ela ocorre cerca de 12 horas antes da virada do ano no Brasil, por causa da diferença entre os fusos horários. Portanto, já é costume se preparar para a chegada do novo ano observando os australianos.

Que tal, então, conferir de perto essa festa e chegar ao ano seguinte um pouco antes de seus amigos e familiares brasileiros? Curtir o Réveillon na Austrália é uma experiência incrível, que pode garantir lindas memórias por toda a vida. Quer saber mais? Continue a leitura e veja algumas informações importantes sobre essa celebração!

Qual é a história do Réveillon na Austrália?

A festa como conhecemos hoje demorou um pouco para tomar forma. A sua história teve início no ano de 1976, com a tentativa de renascimento de um festival que estava fadado ao fracasso, o Waratah Festival. O objetivo era transformá-lo no ‘’Festival de Sydney’’.

Com a inspiração na comemoração do centenário da cidade de Boston, o festival se tornou um grande sucesso e, logo depois, uma tradição que perdura até os dias atuais. Anualmente, diversos pirotécnicos (profissionais especializados na arte dos fogos de artifício) se unem para fornecer um show único e apresentar as novas tendências do segmento.

Qual é a temperatura média em Sydney durante a virada do ano?

Por estar localizado no hemisfério sul, assim como o Brasil, as estações do ano em Sydney seguem o mesmo padrão que as brasileiras. Em dezembro, portanto, os australianos estão em pleno verão.

Isso não significa que o clima estará beirando o insuportável. Por se tratar de uma cidade praiana, Sydney normalmente conta com temperaturas bem amenas, e a presença de uma suave brisa que atenua ainda mais a sensação térmica. A temperatura média nessa época gira em torno de 25ºC a 27ºC. A variação, por sua vez, fica entre 18ºC e 25°C.

No entanto, vale a pena lembrar que alguns dias na cidade podem também ser muito quentes, com as temperaturas beirando os 30ºC e, muitas vezes, ultrapassando esse nível. Porém, durante a noite, ela tende a cair bastante, sendo o ideal, já que é o período em que ocorrerem as principais festas de comemoração do réveillon.

Apesar da Austrália ter verões chuvosos em determinados pontos, a cidade de Sydney costuma apresentar baixa pluviosidade durante o período da transição de um ano para o outro. Além disso, nessa época existem diversos festivais e eventos esportivos que acontecem especialmente devido ao clima ameno.

Quais são os melhores lugares para assistir à queima de fogos?

Sydney tem uma vasta gama de locais que podem ser visitados para ter uma ótima visão da queima de fogos, fazer fotos e vídeos incríveis, além de aproveitar uma das melhores vistas de todo o planeta. Contudo, é necessário se planejar com uma boa antecedência para conquistar um lugar privilegiado.

A razão para isso é que muitas pessoas chegam a acampar (exatamente como acontece em festivais e shows importantes) para garantir uma boa visão do espetáculo. O principal show de fogos ocorre na baía de Sydney, em que os fogos são disparados de diversos pontos diferentes para garantir uma cobertura completa.

Assim, os locais mais privilegiados para passar a virada incluem:

  • Sydney Opera House;
  • Rose Bay;
  • Pirrama Park;
  • Simmon’s Point;
  • Bradfield Park.

Há alguma tradição em relação à vestimenta?

Por aqui, a maioria das pessoas utiliza a cor branca para passar a virada do ano, certo? Essa cor é associada à paz, desejo da grande maioria para o ano que está começando. Na Austrália, no entanto, eles não ligam muito para esse tipo de coisa.

Por isso, não se apegue muito a isso. Claro que nada impede que você siga a sua superstição e escolha a cor que mais o representa para virar o ano na maravilhosa cidade de Sydney. No entanto, isso não é uma regra e a vestimenta é completamente livre.

Há regras para o consumo de bebidas alcoólicas durante a celebração? 

O consumo de bebidas alcoólicas é bastante controlado em terras australianas durante as celebrações de ano novo. Há uma grande fiscalização (inclusive com a execução de revistas por policiais) para garantir que as pessoas não se embriaguem pelas ruas.

No entanto, é possível encontrar algumas áreas em que a bebedeira é liberada. Esses pontos são conhecidos como alcohol free zones, ou seja, áreas em que o álcool é liberado. Apesar disso, não é permitido portar objetos e recipientes de vidro, para garantir a segurança de toda a população.

As crianças são bem-vindas durante a queima de fogos?

Sim! A cidade de Sydney é muito receptiva com as famílias, mamães e suas crianças das mais variadas idades. Inclusive, há uma festinha de ano novo reservada apenas para as crianças e seus responsáveis.

Ela acontece um pouquinho antes da queima de fogos tradicional (às 21 horas) e traz um espetáculo de fogos mais modesto, mas ainda assim impressionante, e shows para entreter a criançada. Essa é uma comemoração mais intimista para toda a família, e que garante a segurança de crianças mais sensíveis, que não gostam da ‘’confusão’’ que acontece durante a virada propriamente dita.

Como são as festas no Réveillon na Austrália?

Por fim, devemos salientar que o Réveillon em Sydney não se resume à deslumbrante queima de fogos. Famosa por sua vida noturna bastante agitada, a cidade oferece uma série de opções de festas em salões, boates e pubs. Os ingressos são vendidos com antecedência e a comemoração começa cedo e termina tarde.

Para conseguir mais informações sobre essas festas, é possível acessar o site oficial do Réveillon na Austrália e se informar com mais precisão sobre cada um dos eventos e suas particularidades.

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre o Réveillon na Austrália, mais especificamente na cidade de Sydney? Não é à toa que essa é uma das celebrações mais famosas do mundo, não é mesmo? Com tantas atrações e uma queima de fogos sem igual, visitar a região na virada de ano é garantia de muita diversão!

Está interessado em passar um tempo na Austrália e conhecer algumas das festas citadas aqui? Confira, então, o nosso artigo sobre os principais tipos de acomodação nesse país e também na Nova Zelândia!

Mail