Seguro-saúde para Austrália: o que você precisa saber?

seguro saúde para Austrália

É essencial colocarmos nossa saúde em primeiro lugar. Quando planejamos uma grande viagem, essa prioridade é ainda mais valiosa, pois estaremos em um lugar em que os procedimentos de cuidados médicos são diferentes dos que estamos habituados e podem ter valores mais altos que o nosso orçamento, caso exista algum imprevisto. Por isso, o seguro-saúde para Austrália é algo que precisa da sua atenção.

É preciso estar bem informado sobre o “Overseas Student Health Cover” (OSHC), o seguro-saúde obrigatório para estudantes que farão intercâmbio na Austrália. Então, preparamos este post para tirar todas as suas dúvidas sobre essa forma de seguro e o que é preciso para contratá-lo. Continue a leitura!

O que é seguro-saúde obrigatório para estudantes (OSCH)?

O Overseas Student Health Cover é o seguro que garante que estudantes estrangeiros tenham acesso ao sistema de saúde pública australiano, já que somente cidadãos australianos são cobertos pelo seguro nacional de saúde, o Medicare.

O OSCH é válido como uma permissão para que você tenha acesso a uma cobertura básica, como se você fosse utilizar o SUS no Brasil. É um excelente benefício, pois alguns tratamentos no país podem ser bastante caros, por volta de 600 dólares diários, valor muito mais alto do que o cobrado pelo seguro.

Eu já contratei um seguro-viagem. É a mesma coisa?

Não. São dois tipos diferentes de seguro e um não anula a necessidade do outro. O OSHC é obrigatório e trata apenas de questões relacionadas à saúde do intercambista, como internações, emergências, cuidados médicos e farmacêuticos.

Por sua vez, o seguro-viagem trata de uma gama ampla de itens, como assistência jurídica para solução de eventuais problemas, como moradia e contratos com as escolas, extravios de bagagem e indenizações se ocorrerem problemas com o embarque ou até mesmo cancelamento da viagem.

Mesmo que o seguro-viagem tenha sua parcela de cobertura de saúde, ele não atende ao critério de cobertura obrigatória exigida pelo governo australiano.

Devo contratar o seguro-saúde para Austrália por quanto tempo?

O OSHC será emitido de acordo com o tempo de permanência do estudante em território australiano. A cobertura dura desde o momento da entrada na Austrália até o dia de retorno ao seu país.

O governo australiano determina que o estudante esteja segurado durante todo o intercâmbio. Então, caso você decida prorrogar a sua estadia, será necessário verificar com a seguradora a renovação do seguro-saúde também.

O que o seguro-saúde cobre?

A cobertura do OSCH é bastante ampla, de consultas médicas até ambulâncias e serviços de urgência e emergência. Antes de marcar a sua consulta ou procedimento, verifique com o profissional se os valores praticados são os da tabela do MSB – Medicare Benefits Schedule, que lista os valores dos serviços de saúde da Austrália. Caso haja alguma diferença, você deverá pagar por ela.

Confira o que a sua cobertura abrange:

Consultas médicas

Você poderá escolher qualquer especialidade e qualquer profissional de saúde que desejar, desde que o tratamento não esteja na lista de restrições de cobertura. Se a consulta for feita fora de um hospital público, o OSHC paga entre 60% a 85% da taxa cobrada pelo MSB. Em caso de internações, a cobertura dos serviços médicos é de 100% da taxa do MBS.

Hospitais

Existem dois tipos de hospital no país: públicos e privados, como ocorre aqui no Brasil. O OSHC cobre os custos em hospitais públicos para todo tipo de tratamento que seja oferecido.

Caso você deseje tratamento em hospitais privados, fique atento: será necessário um seguro-viagem adicional, pois o OSCH, geralmente, cobre apenas tratamentos na rede pública.

Ambulância

O OSHC paga por serviços de emergência em ambulâncias caso seja necessário um atendimento imediato ou socorro em acidentes.

O que o OSHC não cobre?

Alguns serviços não são pagos pela cobertura do seguro, bem como alguns serviços estão relacionados com o tempo do seu visto.

Por exemplo, caso seu visto seja para menos de três meses, o OSHC não cobre serviços em relação à gravidez, ou seja, só é possível usufruir desses serviços com vistos de maior duração.

Existe uma lista de especialidades e procedimentos que não estão sob cobertura do seguro-saúde obrigatório. Veja quais são:

  • tratamentos para diagnósticos antes de sua chegada na Austrália (também chamadas de condições preexistentes);
  • procedimentos para reprodução assistida, como fertilização in vitro;
  • serviços odontológicos;
  • fisioterapia;
  • serviços de oftalmologia.

Como realizar a ativação do OSHC?

O processo para  pedir e ativar o seu seguro-saúde obrigatório é bastante simples e pode ser feito no site de uma das provedoras, como Medibank, Allianz, BUPA e AHM. As coberturas funcionam mais ou menos como um plano de saúde: a diferença entre as apólices está, por exemplo, no número de médicos credenciados, modo de pagamento, facilidade de reembolso etc.

Os valores também variam de acordo com o tipo de cobertura (para uma pessoa, casal ou família) e o tempo de contratação. Em 2018, os valores single (uma pessoa) giram em torno de $330 por seis meses de cobertura.

Como o OSCH paga minhas consultas?

As formas de pagamento por meio do seguro são diversas, mas existem duas que são mais populares e utilizadas:

  • reembolso: o estudante faz a consulta e paga por ela. Depois, reúne todos os comprovantes das despesas e solicita o reembolso (via internet ou na loja física da operadora escolhida). Mantenha sempre uma cópia dos documentos com você;
  • direct billing: o estudante procura atendimento com profissionais da rede conveniada. Nessa modalidade, o próprio consultório conveniado passa as informações para a seguradora e o estudante não precisa realizar nenhum pagamento ou procedimento adicional.

É muito importante estar protegido durante a sua viagem, pois imprevistos podem acontecer e, longe da família, nada melhor do que a certeza de que poderá ter os tratamentos médicos adequados, certo? Portanto, fale com a sua agência especializada em intercâmbio. Ela o auxiliará a fazer a escolha e a contratação do seguro-saúde para Austrália que está mais adequado ao seu perfil e plano de despesas.

Ficou com alguma dúvida sobre o seguro-saúde para a Austrália? Quer receber mais conteúdos informativos como este para melhorar sua experiência de intercâmbio? Assine a nossa newsletter!