Sydney ou Perth: qual a melhor escolha para você?

Sydney ou Perth? Quem pretende estudar e trabalhar na Austrália, provavelmente já se fez essa pergunta. Afinal, qual a melhor cidade para o seu intercâmbio no maior país da Oceania? Bom, sinceramente, não existe uma resposta exata para essa questão, pois ambas as opções são incríveis, cada qual com suas particularidades e características.

Para ajudar a você a se decidir, preparamos este post com algumas dicas das duas cidades. Depois de ler até o final, com certeza, ficará mais fácil de escolher aquela que mais se encaixa no seu perfil. Quer conferir? Então, fique com a gente até o fim do conteúdo.

Qual a cidade tem o melhor clima?

Para nós, brasileiros, o clima faz toda a diferença. Por isso, um intercâmbio na Austrália já tem essa grande vantagem, tendo em vista a semelhança com as nossas temperaturas. No entanto, esse país também é enorme e cada região apresenta as suas variações.

Como o que está em questão é Sydney ou Perth, podemos começar falando um pouco sobre essa segunda opção. Perth, sem dúvidas, é a capital australiana mais quente e ensolarada de todo o país. Para se ter uma ideia, no verão, os termômetros podem aos 40 graus, facilmente. Já no inverno, um friozinho gostoso toma conta da cidade, em uma média de 10 a 22 graus. Praticamente, a mesma coisa que a grande parte das localidades brasileiras.

Sendo assim, Perth pode ser a opção para os estudantes que não querem se preocupar em se adaptar ao clima. Por outro lado, a grande Sydney não se difere em muita coisa. Contudo, nessa comparação específica, com certeza, o sol, apesar de constante o ano inteiro, é um pouco mais moderado.

As temperaturas médias, no verão, variam entre 18 e 26 graus. No inverno, dá para estrear aquele casaco guardado há anos no Brasil — algumas noites podem ficar próximas aos 9 graus, nessa época.

Quais as melhores praias de Sydney e Perth?

Já falamos do sol e já deu para notar que, independentemente da escolha (Sydney ou Perth), nas duas cidades dá para aproveitar — e muito — o verão. Por isso, outro grande fator importante nessa decisão é o litoral.

Em Sydney, o balneário de Manly é o mais badalado e conta com praias incríveis, tanto para passear com amigos quanto para pegar ondas. Afinal, há uma parte banhada pela baía e outra pelo oceano.

Entre as dezenas de opções, não deixe de incluir a Bondi Beach em seu roteiro. Essa é uma das mais movimentadas e agitadas faixas de areia da Austrália. Outras opções imperdíveis são Balmoral, Nielsen Park e Camp Cove.

Em Perth, o destaque vai para a Cottesloe Beach, perfeita para nadar e relaxar. Quem preferir encarar um mar mais agitado deve conhecer as praias de Trigg Island Beach e Pinnaroo Point, ideias para surfar.

Perth também é a queridinha dos atletas, tendo em vista que seu litoral é um convite para a prática de diversas atividades de aventura, entre elas o bungee jumping, kite surfing, windsurfing, mergulho, rapel e montanhismo, por exemplo.

Quais são os principais atrativos dessas cidades?

No centro de Perth, além dos inúmeros bares, restaurantes e cafés, a cidade oferece uma infinidade de atrações para os moradores e visitantes. As duas principais vias, Hay Street e Murray Street são um passeio imperdível para compras, almoçar, tomar um sorvete ou, simplesmente, bater perna. É possível aproveitar as redondezas para conhecer a Bell Tower e a Art Gallery of Western Australia, uma galeria repleta de obras e que conta com visitas guiadas.

Do outro lado do país, no entanto, você não pode deixar de visitar a Ópera de Sydney, símbolo da cidade e um ícone da arquitetura contemporânea. Outra atividade que dá para aproveitar é escalar a Harbour Bridge para ver o nascer ou o pôr do sol. Além disso, passear pelo centro é poder se deparar com uma variedade incrível de restaurantes, lanchonetes, teatros e lojas para todos os gostos e bolsos.

Quais as melhores escolas dessas cidades?

Bom, já falamos sobre bastante coisa de Sydney e Perth. No entanto, falta um dos pontos mais importantes, afinal, você vai precisar se matricular em alguma instituição de ensino nessas duas cidades.

Vale ressaltar que fazer um intercâmbio de estudos na Austrália, também dá a permissão de trabalho ao estudante e isso é extremamente vantajoso para quem quer dar aquele up no currículo ou, até mesmo, juntar uma grana extra para voltar ao Brasil.

Quase todas essas instituições têm programas de incentivo para estágios e trabalhos com empresas locais. Além disso, dentro da própria sala de aula, é possível desenvolver um networking para conseguir boas vagas.

Separamos uma lista com os principais nomes de cada cidade e um pequeno resumo. Basta clicar na que mais interessa para saber mais detalhes. Confira abaixo.

Perth

  • Curtin University: é a maior universidade de Perth e se destaca pelo seu perfil multicultural. Há cursos de arquitetura, comunicação, medicina, engenharia e centenas de outros, além de cursos de inglês;
  • Edith Cowan University: oferece cursos nas áreas de saúde, educação, negócios e muitos outros. Seu campus tem dormitórios, espaços para esporte, restaurantes e lojas;
  • Murdoch University: uma das melhores de Perth, conta com mais de 200 cursos de graduação e pós;

Sydney

  • Macquarie University: tem quase 40 mil matriculados, entre eles, 10 mil são estrangeiros. Fica localizada no coração da cidade e oferece um campus moderno e completo;
  • ELSIS: excelente escola de inglês, uma das principais referências para intercâmbio no país.

Enfim, essas foram algumas dicas para você escolher Sydney ou Perth como sua nova casa na Austrália. Sem dúvidas, descrever todas as vantagens de cada cidade em um único texto seria uma injustiça.

O fato é que, independentemente de sua escolha, ambas apresentam níveis extraordinários de qualidade de vida e oportunidades reais para você desenvolver sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Busque uma agência de intercâmbio e se informe melhor sobre essas duas possibilidades.

Curtiu? Se animou de arrumar a mochila e embarcar nessa aventura? Antes de partir, queremos mostrar mais um texto imperdível e fundamental para quem tem esse plano. Leia também o nosso artigo sobre o que a Austrália tem a oferecer aos seus moradores! Até a próxima dica!

Mail