Toronto X Sydney: qual é a melhor cidade para fazer intercâmbio?

Toronto X Sydney: qual é a melhor cidade para fazer intercâmbio?

Realizar um intercâmbio no exterior, sem dúvidas, é uma oportunidade única para o desenvolvimento pessoal, além de alçar infinitas oportunidades e experiências para a vida toda. Nisso, todos concordam! O problema, na verdade, está na hora de planejar e escolher o melhor destino, entre tantas opções legais. Entre eles, uma disputa clássica: Toronto X Sydney?

De fato, essas duas cidades apresentam vantagens indiscutíveis em relação à qualidade de vida e de ensino. Então, o que levar em consideração para saber qual a melhor escolha?

Pensando em ajudar, preparamos este post, para comparar Toronto X Sydney e mostrar que, tanto as cidades, como os programas de seus países são bem diferentes. Quer conferir e escolher sua próxima “casa” ao final do texto? Continue a leitura e tome nota das dicas! Bora lá!

Porque comparar Toronto X Sydney?

Tanto o Canadá como a Austrália estão entre as principais rotas de intercâmbio de estudantes do mundo inteiro e, sem dúvidas, isso inclui os brasileiros. Por muito tempo, o país da América do Norte foi considerado uma das melhores opções entre os intercambistas brasileiros. Mas esse número já apresenta mudanças bem significativas e passa a dividir com a Oceania.

Aliás, hoje em dia, os brasileiros já são o terceiro maior grupo de estudantes na Austrália, sendo Sydney um dos destinos mais procurados do momento. Tudo isso não é à toa! Afinal, há diversos fatores que tornaram a terra do canguru uma nova alternativa para brasileiros que querem estudar, trabalhar e viver fora.

Toronto X Sydney: onde fazer o melhor intercâmbio?

Como já dissemos, não restam dúvidas sobre a superioridade do ensino, das instituições e da qualidade de vida de ambas as cidades. No entanto, ao planejar um intercâmbio no exterior, o estudante precisa avaliar uma série de outros fatores, principalmente, aqueles que contribuem para a sua adaptação ao lugar.

Abaixo, separamos uma lista do que se deve comparar entre Toronto X Sydney. Confira!

Clima

Frio ao extremo pode ser legal para uma viagem de passeio. Morar uma temporada debaixo de neve pode não ser o mais bacana. Com toda certeza, o clima é um dos dificultadores para a adaptação das pessoas, em especial, os brasileiros.

Esse é um dos pontos fracos de Toronto e que fazem de Sydney uma opção muito mais vantajosa. Para se ter uma ideia, entre novembro e março, os moradores da cidade canadense se limitam a sair para as ruas apenas para as atividades diárias. Já Sydney mantém uma rotina normal o ano inteiro, mesmo com temperaturas um pouco mais baixas no inverno.

Vistos

Na comparação Toronto X Sydney, em relação aos vistos, cada governo apresenta seus programas e facilidades. Mais uma vez, a Austrália tem boas vantagens, tendo em vista que muitos de seus benefícios se estendem aos familiares do intercambista. Além disso, no Canadá, por exemplo, um intercâmbio de inglês não permite que o estudante trabalhe.

Os valores e a burocracia para a aquisição dos documentos são bem próximos nos dois países. Vale ressaltar que, na Austrália, os vistos de estudante dão permissão para trabalho, assim como o visto de turista permite que um visitante estude em algum curso durante o período.

Moeda

Outro fator importante a ser levado em consideração, na comparação Toronto X Sydney, é o câmbio. A diferença de valores das moedas locais, em relação ao real, está bem próxima também. Porém, mais uma vez, a Austrália tem certa vantagem.

Enquanto o dólar canadense é cotado na faixa de R$2,85, o australiano se mantém em torno de R$2,65. Uma pequena variação, mas que pode pesar no final do mês, já que os custos de vida são bem parecidos também.

Lazer

Se compararmos a estrutura de Toronto X Sydney, podemos dizer que, nesse quesito, as cidades empatam. Tudo funciona em ambas: saúde, educação, segurança, qualidade de vida etc. Mas quando se compara a questão de lazer e diversão, Sydney sai em disparada.

Ambas são cidades litorâneas, mas Sydney faz jus a isso. A Austrália, particularmente, é privilegiada de belíssimas praias e a própria cidade em questão conta com opções de cair o queixo, como a Bondi Beach e Manly.

As noites e baladas australianas também têm fama e isso pode ser mais uma vantagem na comparação entre as duas, para aqueles que não abrem mão de uma boa noitada.

Mercado de trabalho

Estudar, morar e trabalhar no exterior é o objetivo de todo intercambista. Dentro de nossa comparação (Toronto X Sydney), podemos destacar alguns pontos muito importantes para a sua escolha.

Em ambos os países, há a possibilidade de estudar e trabalhar em uma empresa local. A diferença está nas oportunidades. Na Austrália, há uma demanda grande de vagas em determinados setores da economia, o que fez com que o governo criasse programas de incentivo para profissionais estrangeiros.

Além disso, para fechar a comparação, o país da Oceania ostenta a primeira colocação com o melhor salário mínimo do mundo, enquanto o Canadá se encontra na sétima. Alguns dólares a mais no fim do mês fazem toda a diferença, né?

Essas foram as nossas dicas para ajudar você a escolher o seu destino de intercâmbio, entre uma disputa clássica: Toronto X Sydney. Não há dúvidas de que tanto o Canadá como a Austrália são dois países incríveis e desenvolvidos para esse tipo de viagem. No entanto, como vimos e como as estatísticas que citamos comprovam, a Oceania se tornou, nos últimos anos, um destino perfeito para os brasileiros.

Vale lembrar que, para seu intercâmbio ter todo o suporte necessário, é fundamental contar com a assessoria de uma agência especializada no país de destino. Os benefícios, dicas e experiências passadas por essas empresas fazem toda a diferença nessa sua nova jornada de vida.

Curtiu nosso post sobre Toronto X Sydney, mas ainda precisa de mais uma ajudinha para escolher bem? Então, temos mais um artigo imperdível sobre intercâmbio na Austrália e no Canadá para você conferir. Aproveite a leitura!