Vale a pena escolher a agência de intercâmbio mais barata?

A experiência de um intercâmbio faz parte do sonho de muitas pessoas. Estudar em outro país é importante não só para a transformação da visão de mundo, mas também para aperfeiçoar habilidades e ter um maior preparo para o mercado de trabalho.

No entanto, é preciso pesquisar para definir todos os detalhes e uma pergunta sempre surge durante esse processo: vale a pena escolher a agência de intercâmbio mais barata? Bom, dentro desse tópico e além dele, há mesmo muitos fatores a se considerar.

E para ajudar você a entender quais são os principais pontos a analisar na hora de organizar o seu intercâmbio, preparamos este artigo. Fique tranquilo: é mais fácil do que você imagina. Vamos lá?

Como escolher a agência de intercâmbio?

Em um período de vivência no exterior, você estará longe de tudo e todos que conhece. Por isso, deve assegurar três fatores fundamentais na escolha da agência de intercâmbio para viajar com a certeza de que não enfrentará transtornos.

Decida o foco da viagem

O que você quer fazer e por quanto tempo pode ficar fora? Essas duas perguntas devem ser respondidas com cuidado, pois decidirão exatamente o foco que sua viagem terá.

Existem cursos de idiomas com duração que vão de semanas a meses, especializações de mestrado e pós-graduação que levam um ano ou mais e diversas outras opções de estudo. Essa definição deve ser muito bem-traçada, pois ajudará tanto no seu desenvolvimento acadêmico quanto no direcionamento que a agência fará.

Confira quais são os serviços oferecidos

Pronto, agora que você sabe o motivo de sua viagem, é hora de verificar quais são os serviços oferecidos pelas agências. Além do curso, ela oferece suporte para aplicação do visto? Ela ajuda com a organização de passagem aérea, acomodação, seguro de viagem, tradução juramentada? Pesquise bem e não deixe de perguntar sempre que aparecer alguma dúvida. Do contrário, algum detalhe importante pode ficar de fora e você descobrirá em cima da hora que precisará cuidar sozinho de algum detalhe.

Verifique como funciona a central de atendimento da agência

Naturalmente, suas pesquisas começarão pela internet. Portanto, avalie bem como foi o atendimento que você recebeu por meio da ferramenta de chat no site, envio de orçamentos e esclarecimentos de dúvidas por e-mail. Avalie também o suporte por telefone e a possibilidade de agendar para conversar com consultor especializado pessoalmente ou via Skype. Ter várias formas de contato disponíveis com a agência ajudará muito na hora de definir os detalhes de sua viagem. Além disso, ser bem-atendido é um ótimo ponto de partida para que você veja se quer continuar as negociações com a empresa.

O que levar em conta para essa escolha?

Agora que você já deu o primeiro passo e está familiarizado em fazer contatos e pesquisas sobre agências de intercâmbio, é hora de levar em conta alguns fatores determinantes para finalmente fazer a escolha.

Converse com pessoas que já conhecem a agência de intercâmbio

Nada melhor do que experiências reais para confirmar como é o trabalho da agência em questão. Então, conversar com alguém que já tenha utilizado seus serviços é fundamental. Pergunte a respeito do cumprimento de prazos e acordos, se os retornos foram realizados, como foi a solução de imprevistos e se houve todo o suporte necessário.

Veja qual é a reputação da empresa

As redes sociais e alguns sites específicos na internet são ótimas ferramentas para que você comece a investigar a reputação da agência de intercâmbio. Hoje em dia, não há mais nenhum tabu em fazer reclamações online e expressar uma eventual insatisfação para todo mundo ter acesso.

Ao mesmo tempo, você poderá encontrar nas mesmas fontes muitos comentários favoráveis, relatos de experiência, avaliações positivas e elogios. Com base nisso, terá mais uma informação em mãos sobre a empresa que estiver escolhendo.

Dê preferências para agências especializadas no seu destino

Ao escolher uma agência especializada no seu destino, você contará com a expertise de uma empresa que conhece todas as particularidades que envolvem o intercâmbio para essa localidade. Você terá acesso a mais opções de cursos e escolas no destino procurado, e poderá encontrar uma opção de programa que vá além do curso de inglês. Você contará com suporte de consultores qualificados, que conhecem e moraram nesses países, e que poderão passar várias dicas importantes sobre como será sua experiência, ajudarão na hora de aplicar o seu visto e organizar cada etapa do seu projeto.

Pesquise sobre a agência de intercâmbio em órgãos oficiais

Se você quer ter a certeza de mais credibilidade nos serviços que está prestes a contratar, verifique os dados de endereço, CNPJ e razão social junto aos órgãos oficiais. Assim, você comprova a idoneidade da agência diretamente em sites como da Receita Federal e do Procon. A qualquer sinal de irregularidade, desconsidere a opção.

O que levar em conta a respeito de preços, taxas e demais valores?

Sim, o intercâmbio deve ser acessível para sua realidade. Porém, é preciso examinar todos os gastos inclusos no pacote de viagem e ter a consciência de que nem sempre a agência com os menores valores oferece o respaldo que você precisa.

Muitas vezes, a agência de intercâmbio ajuda a economizar, já que colabora para a eficiência dos processos e você dificilmente pagará algo que não sabe do que se trata. Não desista da experiência pelo preço, mas avalie alguns pormenores com cuidado.

Informe-se a respeito dos custos relacionados aos estudos

Na maioria dos casos, os preços dos cursos de intercâmbio são apenas repassados pela agência: a definição do valor é feita diretamente pelas instituições de educação. Nesse cenário, também cabe checar a reputação da escola, pois um valor muito baixo pode significar estrutura ruim ou um ensino fraco.

Em tempo, saiba que o Departamento de Imigração da Austrália também leva em conta a classificação da escola em que você irá estudar para conceder o visto. E se você quiser renovar o seu curso ou realizar um novo programa no país, o seu progresso acadêmico e histórico de permanência na hora da de avaliar o seu novo visto.

Peça informações detalhadas sobre os itens cobrados

Algumas agências costumam divulgar um orçamento mais barato para atrair clientes, que às vezes incluem somente o valor do curso e as passagens. De fora, ficam os valores de seguro, exames de admissão, documentação e hospedagem, por exemplo.

Com isso, fechar o projeto com uma agência mais barata torna-se um investimento arriscado e você terá surpresas desagradáveis ao final. Sempre que possível, peça uma lista detalhada com serviços e valores individuais para que você saiba exatamente o que está comprando e o que precisará além disso.

Fique atento às taxas administrativas

Não é incomum que taxas administrativas sejam cobradas pelas agências de intercâmbio. Porém, não considere isso como um ponto negativo. Muito pelo contrário! Na maioria das vezes, essas taxas cobrem um suporte mais próximo, um atendimento diferenciado e muito mais cuidado no planejamento do seu intercâmbio. Vale a pena ter esse acréscimo se isso significa mais segurança para sua viagem.

Por mais que todos os detalhes deste post pareçam complexos demais, vale a pena mergulhar em sua análise para que você tenha um intercâmbio memorável e preocupe-se somente com seu desempenho nos estudos.

Motivos para fazer intercâmbio não faltam! Se você quer começar a planejar essa experiência e precisa escolher a agência de intercâmbio, fale conosco. Estamos disponíveis para sempre atender da melhor maneira possível e conversar com você sobre todos esses detalhes. Aguardamos seu contato!