Vale a pena?

Se você nesse exato momento está lendo esse post, uma certeza eu tenho: você está com intenções de fazer um intercâmbio na Austrália. É ou não é? rs.

Sei muito bem como é isso: ficamos pensando, buscando informações dia após dia e, quando menos você espera, o assunto “viagem” está lá novamente dominando os seus pensamentos. Além disso, muitas perguntas, que às vezes acabavam sem respostas, me faziam pensar se valia ou não vir para cá. Perguntas como: vale a pena gastar dinheiro que venho guardando para comprar um carro em uma viagem? Vale a pena deixar de investir em uma pós-graduação para ir para Austrália? Vale a pena jogar seu emprego seguro para começar tudo de novo em outro país? Vale a pena deixar amigos, família e pessoas que você ama apenas para viver um sonho? Para muitos a resposta seria não, não vale a pena.

Nesse mês, faz um ano que deixei todas essas perguntas e vim para Melbourne arriscar e ver se tudo isso fazia sentido. E sabe que, depois de um ano em terrinhas australianas, as perguntas continuam, porém diferentes.

Por que eu achava que precisava de um carro? Por que eu precisava de um emprego seguro? Por que precisamos de tantas coisas materiais? Por que não tentar o novo? Por que ficar nessa zona de conforto?

Se você está em dúvida se deve vir para Austrália, jogar seu emprego seguro para o alto e tentar o novo, minha dica é VENHA, FAÇA, TENTE! Não importa sua idade ou nível de inglês; as experiências vão ser incríveis. Venha de cabeça aberta para o novo e sem nenhum preconceito.

Posso fazer uma lista imensa de tudo que vivi e aprendi aqui nesses quase 365 dias. Conhecer e conversar com pessoas com histórias de vida que a gente não faz ideia, entender culturas, costumes, comidas, etc.

Depois que vim pra cá aprendi a dar muito mais valor às coisas simples. Você sabe o que é sair de casa sem ter medo de ser assaltado? Pegar transporte público e ter lugar para sentar? Saber que um emprego de meio período consegue manter seus estudos, acomodação, gastos pessoais e ainda consegue guardar uma graninha? Ir a hospitais públicos (eu disse públicos!), não pegar fila e ainda ser muito bem atendido? Andar 5 minutos da sua casa e ter um parque muito bem cuidado para fazer uma caminhada? Pegar 10 minutos de trânsito para voltar para casa e achar que ficou muito tempo? Ir para as milhares de bibliotecas públicas e ter uma megaestrutura de serviços?

Depois de viver aqui a pergunta que mais vai te atormentar é: eu realmente quero/preciso voltar para o Brasil?

Veja as fotos de alguns lugares que visitei aqui na Austrália! =)

Adelaide!
Alice Springs – Northern Territory 😉
Brisbane ^.^
Grampians National Park – Victoria.
Great Ocean Road – Victoria.
The Olgas – Uluru-Kata Tjuta National Park – Northern Territory.
Perth :O
Sydney 😀
Uluru-Kata Tjuta National Park – Northern Territory.