Qual melhor curso para seu intercâmbio na Austrália: Vocational ou Universitário (Higher Education)?

vocational ou universitário

Cerca de 10000 brasileiros estão matriculados em cursos vocacionais na Austrália enquanto menos de 1000 cursam uma universidade. Isso está muito relacionado ao custo mais barato dos cursos vocacionais, mas também existe uma grande falta de informação e suporte na hora de escolher os programas.

Esse artigo foi escrito para esclarecer um ponto muito importante na preparação do seu intercâmbio: Qual o melhor curso para se fazer na Austrália, desvendar essas diferenças e auxilia-lo a fazer uma melhor escolha.

Vamos começar descrevendo o que é cada um deles:

Cursos vocacionais na Austrália

Vocacional – São cursos técnicos ou tecnólogos que oferecem uma variedade de qualificações em carreiras que não exijam nível universitário. Essas qualificações visam preparar o estudante de forma bem prática para a mercado de trabalho na área de estudo.
Os institutos vocacionais mais famosos são os TAFEs (Technical and Further Education), instituições públicas, similares ao SENAC no Brasil. Seus cursos são ministrados e monitorados pelo governo australiano para garantir a alta qualidade de ensino, recursos e serviços ao estudante.
Existem também diversas instituições privadas que oferecem cursos vocacionais, algumas muito boas e especializadas em áreas especificas, como os centros de gastronomia ou engenharia de som. Entretanto existem também várias escolas que oferecem apenas cursos mais generalistas como por exemplo administração, a preços bem mais baixos e nesse caso é importante antes de se matricular, avaliar a qualidade da escola pois muitas não vão atingir as expectativas dos novos estudantes.
Os cursos vocacionais podem levar de 6 meses a 2 anos como é o caso do Advanced Diploma. (Veja como funciona os níveis de graduação no Australian Qualification Framework) e custam entre AUD 3000 a AUD 10000 o semestre.

O requisito exigido é a conclusão do ensino médio e ter uma proficiência no inglês equivalente a 5.5 no IELTS, que é mais baixa do que o exigido nas universidades.
Quer saber mais veja em: https://australiancentre.com.br/cursos/vocational/

Cursos universitários Bacharelado e Mestrado.

A Austrália possui 43 universidades, sendo somente 3 não-governamentais.
Atualmente, quase metade das universidades australianas estão classificadas entre as 500 melhores universidades do mundo (QS World University Rankings). Com excelente reputação internacional e fortes laços com institutos de pesquisa e indústrias, as universidades australianas oferecem a seus estudantes uma grande variedade de programas nas mais diversas áreas de estudo – sendo cursos modernos e inovadores, com uso de tecnologia de ponta, além de suporte para pesquisas.

Os calendários acadêmicos das universidades na Austrália são semelhantes ao brasileiro, com as aulas começando nos meses de fevereiro e julho. Algumas universidades oferecem um terceiro termo iniciando no final de Novembro.

Os cursos de graduação normalmente exigem um nível de inglês equivalente a IELTS 6.0 e os cursos de pós IELTS 6.5*.

Universidade na Austrália

Bachelor Degree equivalente a um bacharelado no Brasil tem duração mínima de 3 anos em período integral, podendo chegar a 4 ou 5 anos de acordo com o curso.
Bachelor with Honours: um aluno com boas notas pode ser convidado pela universidade para realizar um ano a mais de estudo, focado no desenvolvimento de pesquisa acadêmica.

Pós-graduação e Mestrado na Austrália

Graduate Certificate: 06 meses

São programas de extensão universitária que permitem que o estudante aprimore seus conhecimentos e experiência profissional em determinada área. Algumas vezes, esses cursos são voltados para desenvolver habilidades práticas requisitadas por indústrias específicas. Normalmente funciona como o modulo 01 de um mestrado.

Graduate Diploma: 01 ano

Os estudantes terão a possibilidade de ampliar sua área de estudo, aperfeiçoando seu conhecimento acadêmico em um campo de estudo e especialização diferente do que estudou na graduação. Os diplomas de pós-graduação permitem que o estudante obtenha créditos para a realização de programas de Mestrado. Normalmente funciona como o modulo 02 de um mestrado.

Master: 01 a 03 anos

A pós-graduação completa na Austrália é conhecida como Master. Ela se divide em dois tipos diferentes de programas:

Master by Coursework: pós-graduação tradicional.

Master by Research: com um período de pesquisa, essa opção equivale ao Mestrado no Brasil, onde o aluno, além de concluir o programa curricular pré-selecionado, apresenta um projeto de pesquisa individual e independente.

Post Study Work Visa na Austrália

Quem se forma em um curso vocacional normalmente tem mais dificuldade de solicitar um visto de trabalho depois dos estudos, a não ser que a profissão na qual o estudante está se formando esteja em uma lista especial de profissões em demanda que é publicada pelo governo na Austrália.

No entanto se você concluir um curso de Bachelor ou Master a chance de conseguir uma permissão de trabalho depois do término dos seus estudos é maior. Basta você ter estudado por pelo menos dois anos. O visto pode ser de 2, 3 ou 4 anos dependendo da certificado obtido. Para mais informações veja: https://immi.homeaffairs.gov.au/visas/getting-a-visa/visa-listing/temporary-graduate-485/post-study-work

Permissão de trabalho para o cônjuge na Austrália

Além de um maior reconhecimento acadêmico e profissional outra vantagem de cursar o mestrado é que se o estudante estiver viajando com seu cônjuge a permissão de trabalho para o dependente é para full time ou invés de part time como é o caso dos dependentes de estudantes de graduação e cursos de inglês.

Visto de estudante na Austrália

Por último, mas não menos importante, precisamos dizer que geralmente solicitações de vistos para cursos universitário, principalmente para que já tem uma graduação, tem uma taxa de aprovação melhor do que para as solicitações de vistos para cursos vocacionais feitas no Brasil.

Conclusão

Em resumo recomendamos os cursos Vocacionais para quem apenas terminou o ensino médio ou para quem quer de fato mudar de profissão buscando uma área mais técnica.

Os cursos universitários apesar de mais caros oferecem diversas vantagens, entre elas: maior variedade de programas, maior reconhecimento, vantagens para os cônjuges de quem for fazer um mestrado e melhores opções de visto de trabalho pós estudos.

Espero que tenham gostado desse artigo. Você viu aqui algumas dicas de como escolher seu programa de Intercâmbio na Australia. Caso ainda tenha dúvidas, solicite aqui o contato de nossos consultores. Nossa equipe está sempre à disposição para ajudá-lo a tomar decisões acertadas quando se trata de um intercâmbio. Aguardamos a sua mensagem.

Mail