Você sabe a importância do intercâmbio para o seu currículo?

Viajar para outro país é incrível e fascinante em todos os sentidos. Se você puder ficar um tempo maior, melhor ainda! As possibilidades de experimentar de tudo um pouco é um dos grandes benefícios de ficar um tempo fora, não é mesmo? Não atoa, a importância do intercâmbio é um dos fatores que mais motivam jovens e adultos a viajar.

Estudar e trabalhar é tão possível quanto fazer um estágio, com isso, você se vê com um currículo repleto de bagagem cultural, profissional e pessoal. Além disso, as empresas valorizam bastante as pessoas que tenham toda essa experiência — e muito mais: os profissionais com um intercâmbio têm até mais oportunidades de trabalho, sabia?

Mas as vantagens não param por aí. Quer conhecer outros benefícios e entender a real importância do intercâmbio? Continue a leitura!

Garante um diferencial entre os outros candidatos

Se você quer sair na frente na disputa daquela vaga de emprego que tanto deseja, já pensou em investir em um intercâmbio? Uma das grandes vantagens de estudar um tempo fora é potencializar algumas habilidades pessoais e profissionais que, muitas vezes, você nem sabia que tinha. A experiência em um outro país ajuda bastante no seu autoconhecimento, viu?

E isso fica claro na hora de uma entrevista e na conversa com o recrutador. Além de estar mais seguro de si, você mostra que tem capacidade para analisar situações com clientes estrangeiros, conseguindo lidar com os acontecimentos de uma forma muito mais natural, por exemplo.

Melhora a fluência em um outro idioma

Eis aqui um dos principais motivos para fazer um intercâmbio. Ser fluente em um outro idioma, com certeza, abrirá um leque imenso de oportunidades para você. Não somente quando estiver vivendo no exterior, mas quando voltar e estiver procurando por uma oportunidade de trabalho. Lembre-se de que no Brasil existem milhares de empresas multinacionais!

Ter um segundo idioma é, sem dúvidas, o passaporte para que você se destaque e consiga sair na frente durantes as seleções. Pense nisso!

Aumenta a bagagem cultural

É muito bom ter uma vivência de mundo maior, conhecer tradições, hábitos e a cultura de um povo diferente. Isso deixa você mais aberto às diferenças, ao novo e ao desconhecido. E indo além, ter uma experiência com várias culturas melhora a forma como você vê o outro, ampliando a sua empatia com o próximo.

Um dos reflexos disso na sua vida profissional é que você aceita outras visões e opiniões com mais facilidade. O que é muito bem-visto dentro do mundo corporativo, além de torná-lo um profissional mais dinâmico, tranquilo e com uma abertura maior na comunicação com os gestores e demais colegas de trabalho.

Amplia as experiências de trabalho

Sim! Muitos países, como a Austrália, permitem que os estudantes também trabalhem durante o período em que estão fazendo o intercâmbio. Mas não só trabalhar, viu? É possível, inclusive, estagiar na sua área de estudos. Na maioria das vezes é o que fazem os estudantes que estão cursando a faculdade em outro país.

O melhor disso é que, quando você volta para o Brasil, essa experiência de trabalho no exterior também contará bastante no seu currículo. Muitas empresas apreciam profissionais que já tenham trabalhado em outro país, o que aumenta a sua chance de conseguir a tão sonhada vaga.

Possibilita a criação de projetos internacionais

Estudar e trabalhar no exterior já são duas atividades bastante proveitosas, certo? Então, se for possível potencializar os dois juntos, terá muito mais possibilidades de criar projetos internacionais. Como assim? Não é só o país em que você está que interessa, mas você, como estrangeiro e portador de uma outra cultura, também pode agregar muito para aquela nação.

E uma das melhores formas disso acontecer é por meio de um bom projeto que seja capaz de unir o que há de melhor tanto no destino do intercâmbio quanto para o Brasil. Muitas empresas, inclusive, apostam em ideias inovadoras que movimentem culturas diferentes e, ao mesmo tempo, tenham um papel social ou econômico forte quando desenvolvidos.

Uma experiência como essa no seu currículo é digna de ganhar total atenção em uma candidatura de emprego. Mais um ponto positivo para o intercâmbio!

Acrescenta novas possibilidades à sua carreira

Outro benefício que vale a pena ser destacado em um intercâmbio: as novas possibilidades que ele cria para a sua carreira. A dinâmica é simples de entender, se você começa a fazer um estágio ou tem a oportunidade de trabalhar em outro país, com certeza, trabalhará de uma forma diferente.

Isso será refletido em habilidades que você não tinha antes, o que vai melhorar bastante o entendimento e a prática da sua profissão. Lembre-se de que, por mais que você trabalhe como publicitário no Brasil, por exemplo, na Nova Zelândia, a propaganda é diferente e o público que consome a publicidade também tem outros hábitos. Ou seja: você acrescenta novos conhecimentos à sua carreira!

Além disso, é comum que os intercambistas trabalhem em funções que nunca consideraram, como babá, garçom, camareiro etc. Isso faz com que eles enxerguem o trabalho de uma forma diferente, compreendendo a importância de todos os tipos de profissões e cargos, o que ajuda muito no crescimento pessoal.

Cria um networking internacional

Imagine que você vai fazer um intercâmbio de 6 meses. Nesse tempo, a sua rede de amigos vai aumentar bastante — e com pessoas de todos os cantos do mundo. E se estiver fazendo um intercâmbio de ensino superior, como uma graduação, uma especialização, um mestrado ou um doutorado, uma coisa é certa: você fará amigos que serão importantes para o seu networking.

Não se esqueça de que conhecer profissionais é sempre bom, mas poder ampliar e potencializar isso para outros países é ainda melhor. Quem sabe daqui a algum tempo surge um convite para trabalhar no exterior? Ou você pode usar esse contato para aprimorar algum serviço dentro da empresa em que já trabalha? As possibilidades são muitas!

Desenvolve as características pessoais

Ser mais pontual, independente, proativo, responsável e disciplinado são só algumas das características pessoais que serão amplamente desenvolvidas. Sem falar na facilidade de adaptação que você deverá ter quando se deparar com os mais variados desafios. Vale lembrar que um intercâmbio tem um poder muito interessante para que possamos ser pessoas melhores.

O porquê? O fato de você passar um tempo maior por conta própria e tendo que lidar com situações novas na sua vida já ajuda bastante a melhorar pontos que antes eram mais fracos. No caso dos brasileiros, um dos quesitos que mais mudam depois de um intercâmbio é o valor da pontualidade. Em muitos países, como Austrália e Nova Zelândia, isso é a regra número um.

Você vai ver o quanto isso vai mudar na sua vida e causar ótimas impressões em uma entrevista de emprego!

Viu só a importância do intercâmbio para a sua carreira? São muitas as vantagens de encarar essa experiência. E é válido reforçar o quanto a vivência em um outro país vai aumentar a sua autonomia profissional, bem como no próprio lado pessoal mesmo. Um intercâmbio é um dos maiores investimentos que vale a pena fazer.

Gostou deste post? Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes para o seu intercâmbio? Então, siga as nossas redes sociais: estamos no FacebookInstagram e YouTube!