Intercâmbio cultural na Austrália: conheça melhor os costumes locais!

Fazer um intercâmbio na Austrália vai muito além de aprender e dominar a língua e visitar as infinitas maravilhas naturais. Ser um intercambista é ter uma oportunidade única de aprender novos hábitos e costumes da melhor maneira possível: vivenciando e praticando outros costumes e um novo estilo de vida.

Conheça alguns costumes locais que podem parecer muito diferentes aos olhos brasileiros, mas que com certeza se tornarão experiência inéditas e inesquecíveis durante a estadia em um dos países com os maiores indicadores de qualidade de vida do mundo!

Ao ar livre

Acostume-se a todo tipo de evento ao ar livre, incluindo festas de casamentos, de aniversário e de confraternização. Mais de 80% dos australianos vivem perto da costa, a distâncias menores de 50 quilômetros, e, além disso, suas cidades possuem muitos parques e áreas verdes. Acostume-se aos esportes, passeios e comemorações locais nas praias, piqueniques e churrascos nas praças e parques, e quase nunca deixar de passear e confraternizar ao ar livre. Mas não se esqueça: na Austrália não se come ou se consome bebida nas parais. E bebidas alcóolicas não são consumidas em locais abertos ou nas ruas, somente em bares ou nas residências.

Wild Life

Os australianos convivem em perfeita harmonia com os animais. E não se trata apenas dos emblemáticos animais selvagens, mas também dos animais que podem entrar nas casas, inclusive insetos e aracnídeos. Você nunca verá um australiano matando uma barata ou uma aranha dentro de sua casa, não importa seu tamanho. Eles irão, no máximo, retirá-las delicadamente com uma folha de papel e colocá-las no quintal. Não se assuste ao se deparar com essa fauna vivendo tranquilamente pelas paredes das residências.

Leis

A Austrália tem muitas leis que consideraríamos inusitadas. Em Melbourne, por exemplo, é ilegal que você mesmo troque as lâmpadas de sua casa, a menos que você seja um eletricista profissional licenciado. Lá, os cavalos são obrigados a andar pela cidade usando fraldas.

Obedecendo aos horários

Na Austrália, as festas tem hora para começar e terminar. Chegar atrasado ou ficar além do horário combinado é extremamente deselegante. Outra delimitação de horários que costuma ser diferente dos nossos é que praticamente todo o comércio fecha pontualmente às 17:00 horas. Até os Shoppings e alguns cafés fecham neste horário, então, olho no relógio sempre! Pode ser que você chegue às 16:50 em alguma loja e os vendedores geralmente te barrem educadamente na porta dizendo “Desculpe, estamos fechando”.

Banhos de 5 minutos

Isso mesmo: os banhos duram no máximo 5 minutos. A água é um recurso muito poupado na Austrália, que já passou por períodos de secas severas. Nunca desperdice água na Austrália, inclusive no banho.

Serviços domésticos

Na Austrália quase não existe empregada ou empregado domésticos, a não ser nas grandes mansões. De um modo geral, todos cuidam da limpeza e organização da própria casa, independentemente da situação econômica.

Roupas

Os australianos costumam se vestir de forma despojada e casual. A cultura das roupas de segunda mão é bem comum também. As pessoas se vestem pelo conforto e não ficam olhando umas para as outras nas ruas para verificar o que elas estão vestindo. Aliás, é muito comum ver as pessoas andando opcionalmente descalças pelas ruas, mercados, lojas e afins. Além disso, as roupas amassadas são bem comuns e ninguém parece se importar.

Essas são apenas algumas nuances mais amplas dos costumes e da cultura australiana. Muitos hábitos variam de acordo com a região, e esses foram alguns exemplos que podem causar embaraços para quem ainda não está acostumado, mas que valem para praticamente todo o país.