O que é graduação sanduíche

O que é graduação sanduícheQuem já faz uma graduação universitária deve ter ouvido falar sobre as possibilidades de intercâmbio em outro país. O nome dado para essa prática é Graduação Sanduíche, quando o estudando passa certo tempo dos seus estudos em uma universidade ou unidade de ensino estrangeira.

Ela ficou ainda mais famosa com a criação do programa Ciência Sem Fronteiras criado pelo governo brasileiro, que disponibiliza bolsas de estudos em convênios com algumas das melhores universidades do mundo e tem como objetivo formar profissionais qualificados e modernizados para serem parte da mão de obra brasileira.

Estudando em outro país

Os países que fazem parte do programa atualmente são: Austrália, Canadá, Bélgica, Espanha, Coreia do Sul, Portugal e Holanda. Com a exceção de Portugal e Espanha, todas as outras opções de intercâmbio exigem testes de proficiência do inglês. Para conseguir a bolsa, o estudante já deve estar matriculado em um curso superior.

As vantagens de fazer um intercâmbio

Os benefícios da graduação sanduíche são variados. Além de estudar em uma universidade estrangeira e aprender uma nova língua em seu dia-a-dia, o estudante entra em contato com a cultura do país onde está e ainda culturas de outros intercambistas. Isso acontece porque geralmente é comum no exterior os alunos viverem em alojamentos dentro do campus universitário, e o contato com outros estudantes internacionais é possível e frequente.

Dependendo do país para onde se vai, existe a possibilidade de unir estudo com trabalho, dando uma vivência ainda maior do ambiente e da cultura local. É importante ainda pesquisar sobre os hábitos das pessoas, o clima e como funcionam diversos aspectos da cidade escolhida.

Ademais, a graduação sanduíche pode contar pontos na hora de apresentar o currículo a empresas e fazer entrevistas de emprego. Essa experiência é altamente valorizada no mercado de trabalho, além de trazer o aprendizado de uma língua diferente da nativa, o que pode ser de grande ajuda em diversas situações do dia-a-dia.