Minha visita a Gold Coast e Brisbane não foi só a passeio. Durante minha estadia encontrei diversos estudantes, que dividiram um pouco de suas experiências e frustrações por lá.
Meu primeiro encontro foi com a Marcella Lyra em Gold Coast, que chegou logo cedo na escola confessando ter sido um pouco difícil acordar para ir a aula pois na noite anterior a maior parte dos estudantes tinham saído para uma baladinha no centro de Surfers Paradise.
A Marcella está estudando inglês neste momento, e pretende renovar seu visto para fazer um curso técnico de Business para poder desfrutar um pouco mais de sua estadia na Gold Coast e aproveitar a experiência do intercâmbio para investir na educação continuada dela.
Em Brisbane encontrei com o Henrique Ferraro, que ainda está indeciso para onde irá renovar o seu visto. Entre Brisbane e Perth, está decidindo entre qual programa fazer, mas quer continuar aperfeiçoando o seu inglês.
Conversamos sobre os cursos de Cambridge, IELTS e Business English.
Para quem ainda não sabe a grande diferença, o curso de IELTS é um preparatório de inglês acadêmico para quem pretende ingressar em uma TAFE (Escola técnica do governo da Austrália) onde a nota mínima para entrada é de 5.5 ou Universidades Australianas onde a nota varia entre 6.0 para cursos de Bacharelado e 6.5 para cursos de pós graduação. Esta certificação é válida por pelo menos dois anos. Já o curso preparatório de Cambridge, é mais interessante para quem pensa em voltar para o Brasil com uma certificação reconhecida no mundo todo, principalmente por não perder sua validade. Este preparatório é dividido em 3 tipos principais:
FCE – First Certificate in English (Intermediário),
CAE – Certificate of Advanced English (Avançado),
CPE – Certificate of Proficiency in English (Proficiente).
A partir do General English, mais específico nível upper-intermediate, você já pode tentar entrar nestes cursos preparatórios e se estudar bastante quem sabe tirar um “A”, pois a prova é dividida entre as notas “A”, “B” e “C”, abaixo disso, as notas já não são consideradas como níveis competentes.
Nesta viagem encontrei pela primeira vez a Julia Tigevisk. Ela é uma cliente que foi atendida por mim quando eu ainda trabalhava na Australian Centre de São Paulo, porém todo o seu projeto foi feito online, pois como morava longe da nosso escritório não podia comparecer na Agência. Posso dizer que ela, desde o início, já se beneficiou com o atendimento que damos via Internet aos estudantes que vivem mais afastados. A Julia está fazendo um curso de graduação tecnóloga em Business no momento, mas já pensa em fazer um curso mais avançado para agregar ainda mais conhecimento.
Também encontrei em Brisbane a Luanna Vieira. Que com apenas 18 anos já veio para a Austrália, melhorou o inglês, passou por cima da timidez e se sente confiante para voltar ao Brasil e dar continuidade a seus estudos! Ela quer tirar proveito de sua vivência na Austrália e de seu aprendizado da língua para conseguir bons trabalhos devido aos grandes eventos que acontecerão no Brasil em 2014 e 2016.
Mas, pensa em voltar para a Austrália depois disso para fazer algum curso profissionalizante ou quem sabe uma pós-graduação.
Esses são algumas das pessoas maravilhosas que encontrei nesta viagem, também gostaria de mencionar Aline Lima, Karina Mainenti, Raquel Barbosa, Thais Camata, Thais La Falce, Alexandre Facione que contatam um pouco de suas experiências dizendo que estão gostando muito de tudo que encontraram por aqui, que trabalho não anda tão fácil mas que com persistência tudo se resolve, que as festas e o surf são perfeitos e que dá uma preguicinha de acordar cedo no outro dia para ir a aula… mas todos concordam que vale muito a pena, pois quanto melhor seu inglês, maiores serão suas oportunidades.
Obrigado a todos por dividirem suas histórias conosco e contem sempre com a Australian Centre.
Depois da decisão de fazer um intercâmbio na Austrália, chega a hora de escolher em qual cidade você irá morar.…
Aprender uma segunda língua é um diferencial essencial para se destacar no mercado de trabalho. Ao investir em um curso…
Em um mundo cada vez mais conectado, a área de segurança digital tem se provado fundamental. Das grandes corporações até…
Engana-se quem pensa que apenas quem tem o inglês como língua nativa pode dar aulas na Austrália. Por ser uma…
Um dos exames mais utilizados no mundo para avaliar a proficiência na língua inglesa, o International English Language Testing System…
Ter o domínio de uma segunda língua é uma habilidade indispensável para profissionais de diversas áreas. Segundo pesquisas recentes, cerca…