Fraser Island: a maior ilha de areia do mundo!

Fraser Island

Dunas de areias brancas, mata atlântica, praias paradisíacas, lagos naturais de água doce, natureza selvagem: esta é a espetacular Fraser Island, a maior ilha de areia do mundo.

Quem tem planos de trabalho, viagem ou pretende fazer um intercâmbio na Austrália, sabe que, além das excelentes oportunidades de desenvolvimento humano, um dos principais atrativos do país são suas belezas naturais exuberantes. E um dos cenários mais espetaculares que a natureza concedeu à paisagem australiana é a Fraser Island, considerada um patrimônio da humanidade.

As belezas de Fraser Island

Localizada na região da Fraser Coast, no estado de Queensland, a ilha tem aproximadamente 15 quilômetros de largura por 120 quilômetros de comprimento, inteiramente constituída de areia, sendo que um terço de seu território corresponde ao parque nacional The Great Sandy National Park. Para chegar até ilha, basta pegar uma das balsas conhecidas como “barges”, que partem a todo momento do Inskip Point, em Rainbow Beach ou em Harvey Bay.

Mesmo formada por areia, a ilha abriga uma densa vegetação subtropical, propiciando clima e um contraste únicos, como se fosse possível visitar Floresta Amazônica e pequenos desertos em um mesmo local. Esse é um dos motivos pelo qual turistas de todo o mundo procuram essa paisagem para fazer suas trilhas, a pé ou em veículos 4X4 (que são os únicos capazes de rodar na areia ilha).

Durante os passeios pela ilha, é comum se deparar com os dingos, os lobos australianos, que caminham sozinhos ou em suas matilhas pelas praias e pelas trilhas. É possível observar tartarugas de água doce, mais de trezentas espécies de pássaros, cangurus, raposas voadoras e tantos outros representes da natureza selvagem australiana.

A ilha é rodeada de praias de areia branca e pelo mar azul intenso, mas além disso, a areia fina do solo da ilha permitiu a formação de aproximadamente duzentos lagos naturais de água doce morna e cristalina, excelentes para nadar ou caminhar pela areia. O mais famoso deles é o Lago McKenzie, que atrai centenas de turistas.

E não é só a natureza que faz da Fraser Island um dos melhores destinos da Austrália. A noite da ilha é bem agitada, com diversos bares, restaurantes e clubes que reúnem o povo local e turistas de todas as partes do mundo. Além disso, a ilha é carregada de traços históricos de seus ancestrais aborígenes e da trajetória da colonização europeia na Oceania.

Não perca a oportunidade de conhecer esse paraíso singular, de beleza natural e diversidade rara.