Não encontrou seu voo? Peça a ajuda para um consultor. Entre em contato

FAQ COVID-19 – Coronavirus – OLD


AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA FECHAM SUAS FRONTEIRAS.
APENAS CIDADÃOS E RESIDENTES PERMANENTES PODERÃO ENTRAR NOS PAÍSES.
NÃO ANUNCIARAM AINDA A DATA QUE ESSA MEDIDA CHEGARÁ AO FIM.

FECHAMENTO FRONTEIRA AUSTRÁLIA

20 DE MARÇO DE 2020 A PARTIR DAS 21:00 horário local

PRONUNCIAMENTO SCOTT MORRISON, PRIMEIRO MINISTRO DA AUSTRÁLIA

Saiba mais

FECHAMENTO FRONTEIRA NOVA ZELÂNDIA

19 DE MARÇO DE 2020 A PARTIR DAS 23:59 horário local

PRONUNCIAMENTO JACINDA ARDEM, PRIMEIRA MINISTRA DA NOVA ZELÂNDIA

Saiba mais

Pausa temporária no funcionamento das escolas nos estados de VIC e NSW

Saiba mais

Comunicado AC sobre a COVID-19

Agradecimento Equipe AC


INFORME-SE PARA VENCER O COVID-19

Mesmo diante das restrições de viagem impostas pelos governos da Austrália e Nova Zelândia, ainda posso solicitar o visto de estudante para ambos os países? (Atualizado dia 19/03/2020)

Sim. Os órgãos responsáveis pela concessão e emissão dos vistos continuam processando os pedidos normalmente. Você pode aproveitar para continuar o seu planejamento e organizar o melhor preço para o intercambio aproveitando da oferta de preços especiais. Converse com o seu consultor AC e saiba mais sobre essas ofertas.

Meu pedido de visto de estudante está em processamento no Departamento de Imigração da Austrália ou Nova Zelândia, mas diante dos impactos do CODIV-19, eu gostaria de adiar o meu intercâmbio. O que devo fazer? (Atualizado dia 19/03/2020)

Comunique imediatamente o seu consultor de educação. A Instituição de ensino e o Departamento de Imigração deverão ser informados sobre qualquer alteração e uma nova confirmação de matrícula deverá ser anexada no processo de visto.

O meu visto de estudante para a Austrália ou Nova Zelândia já foi aprovado, mas eu ainda não embarquei. O que acontece com o visto, caso eu adie ou cancele o meu intercâmbio? (Atualizado dia 19/03/2020)

Diante de um adiamento ou cancelamento temporário do intercâmbio, o estudante deverá submeter uma nova solicitação de visto e pagar a taxa consular novamente.

Cheguei na Austrália ou Nova Zelândia depois do dia 15 de março de 2020, preciso me isolar? (Atualizado dia 19/03/2020)

Todos as pessoas que entrarem na Austrália e Nova Zelândia a partir de 15 de março precisarão se auto isolar por 14 dias. Incluindo cidadãos australianos e neozelandeses.

Durante os 14 dias de isolamento, você deve ficar em casa, na acomodação ou em um hotel e não ir a locais públicos, incluindo supermercados, restaurantes, trabalho, escola, creche, universidade ou reuniões públicas.

Lembre-se de se planejar antecipadamente e levar dinheiro extra, ou um cartão internacional, para poder pedir entrega de comida ou suprimentos na porta da sua casa. Caso tenha dúvidas, informe o seu consultor AC para receber dicas de planejamento para esse momento, lembre-se também que você terá todo o suporte das agências AC na Austrália.

Como funciona o isolamento? (Atualizado dia 19/03/2020)

O isolamento poderá ser feito na acomodação contratada, sendo homestay, casa de parentes ou amigos, hotéis ou acomodações estudantis. Durante os 14 dias de isolamento a pessoa não poderá sair da acomodação para ir em locais públicos, como supermercados, restaurantes, bancos, universidades, além de não ser permitido receber visitas. A pessoa isolada apenas poderá ter contato com quem mora na residência, sendo importantíssimo a utilização de máscaras sempre que estiver em contato com os outros moradores.
É importante também no isolamento manter o ambiente o mais arejado possível.

LINK: Guia de Isolamento Austrália https://www.health.gov.au/sites/default/files/documents/2020/03/coronavirus-covid-19-isolation-guidance_2.pdf
LINK: Informações sobre Isolamento Nova Zelândia
https://www.health.govt.nz/our-work/diseases-and-conditions/covid-19-novel-coronavirus/covid-19-novel-coronavirus-health-advice-general-public/covid-19-self-isolation

O não cumprimento do isolamento pode acarretar aplicações de multas

Os 14 dias de isolamento serão contabilizados das minhas férias escolares? (Atualizado dia 19/03/2020)

Sim, diante do cenário atual, os estudantes que chegarem à Austrália terão de passar seus primeiros 14 dias em isolamento, portanto, não poderão frequentar as aulas. Iniciando as aulas 2 semanas após a data de início planejada, ou seja, com o início do curso adiado, o término das aulas também será adiado. Algumas escolas estão oferecendo aulas onlines e outros métodos digitais de ensino para esse período, evitando mudanças na duração do ensino. As datas do visto já aprovado não poderão ser alteradas, caso o estudante queira ficar mais tempo de férias na Austrália ou Nova Zelândia, ele tem a possibilidade de aplicar para um visto de turista ou um novo visto de estudante.

Quais tipos de acomodação adequada para o isolamento? (Atualizado dia 19/03/2020)

Não há restrição para o tipo de acomodação adequada para o isolamento, todas as acomodações temporárias, como casas de família, hotéis e residências estudantis, podem ser preparadas para o isolamento dos estudantes internacionais que chegam à Austrália ou Nova Zelândia. Entretanto sabe-se que há uma preocupação das homestays em receber o estudante internacional neste momento, o ideal é confirmar com o seu consultor se a família reservada conseguirá recebe-lo.

Caso tenha solicitado uma acomodação via Airbnb, ou Hostel, é importante contacta-los para ver se vai ser permitido realizar o período de isolamento social no local.

Tenho sintomas de COVID-19 e fui diagnosticado positivo na Austrália ou Nova Zelândia, terei suporte do seguro saúde, escola ou governo? (Atualizado dia 19/03/2020)

Sim, o plano de saúde contratado irá cobrir os gastos médicos e hospitalares, caso existam algum. E se precisar de suporte médico com tradução, o governo da Austrália oferece serviços gratuitos de tradução simultânea por telefone durante atendimento médico e hospitalar.

O que posso esperar se minha escola fechar temporariamente? (Atualizado dia 19/03/2020)

Cada instituição irá informar aos alunos como administrará as aulas em caso de fechamento do campus. Caso o aluno esteja estudando inglês, as aulas poderão ser ministradas online e ao vivo, no mesmo horário da aula presencial. Caso o aluno esteja estudando um VET (técnico) onde já existe um suporte e conteúdo online, o mesmo será intensificado com aulas extras de professores.

Já estou na Austrália, tenho férias planejadas para fora do país, e agora? (Atualizado dia 19/03/2020)

Caso planeje viajar para fora da Austrália ou Nova Zelândia, verifique a situação com relação ao COVID-19 no país que planeje visitar. Analise se este é o melhor momento fazer a viagem, ou adiar os planos. Lembre-se que ao retornar à Austrália você precisará ficar no período de isolamento de 14 dias. Se ainda sim precise viajar, lembre-se de contratar um seguro de assistência de viajem e verificar com a companhia qual o tipo de cobertura oferecido para esse caso.

Como está o mercado de trabalho na Austrália neste momento?

Muitos setores econômicos estão sendo diretamente afetados pela crise do coronavírus, entretanto há hoje uma demanda alta de mão de obra em supermercados, companhias de limpeza e casas de cuidados para idosos.

Empresas que oferecem oportunidades de trabalho no momento:

https://www.wowcareers.com.au/
https://www.colescareers.com.au/retail-stores
https://www.spudshed.com.au/careers/

Em algumas plataformas como Seek, Career One, Adzuna, você pode encontrar algumas oportunidades de trabalho para demandas em necessidade no momento.

Você pode contar também com o suporte da equipe AC na Austrália, que está sempre informada sobre oportunidades de trabalho para estudantes internacionais. A AC também dispõem de workshops e webinars que vão te ajudar a se preparar para o mercado de trabalho australiano.

Descumprimento e Auto-isolamento (Atualizado dia 19/03/2020)

Para quem descumprir as determinações de auto isolamento, estão sendo colocadas penalidades pelos governos de cada estado:

Western Australia – AU$50,000 fine or possible jail time

Queensland – AU$13,345 fine

New South Wales – AU$11,000 or six months prison

Victoria – AU$20,000 fine

ACT – AU$ 8,000 fine

Northern Territory – AU$1,256 or six months’ prison

South Australia – AU$25,000 fine

Tasmania AU$ 8,400 fine

Mais informações sobre o assunto:

https://www.theguardian.com/world/2020/mar/17/how-australia-will-enforce-coronavirus-self-isolation-rules-for-overseas-arrivals

 

Dicas e outras informações importantes para estudantes internacionais que chegam depois do dia 15 de março 2020.

Suporte na Austrália.

Durante o isolamento o estudante ainda poderá contar com todo o suporte de nossas equipes na Austrália e do Brasil, online e por telefone.

Devido ao isolamento dos estudantes recém-chegados, as sessões de Welcome da AC serão online, além de materiais especiais para utilizar de maneira produtiva esse tempo.

Sydney – New South Wales
sydney@australiancentre.com
Tel: +61 2 9267 5811
Cel: +61 403 418 175

Melbourne – Victoria
melbourne@australiancentre.com
Cel: +61 0404 244 875
Cel: +61 0424 780 952
Cel: +61 0424 793 263
Perth – Western Australia
perth@australiancentre.com
Tel: +61 8 9225 4357
Tel: +61 8 9225 6495
Cel: +61 430 319 983
Brisbane – Queensland
brisbane@australiancentre.com
Tel: +61 7 3210 0423
Cel: +61 416 498 222

Leve dinheiro.

Devido ao isolamento, é importante que o estudante se prepare antes de sair do seu país, e traga consigo dinheiro em espécie (dólar australiano ou dólar neozelandês). Um cartão de crédito para as compras de comida online e emergências também é bem-vindo.

 

Dicas para comprar comida e mantimentos durante o isolamento.

Durante o isolamento, o estudante poderá usar serviços de entrega para comprar comida e mantimentos e remédios, é importante, porém avisar ao serviço de entrega que o estudante está em situação de isolamento.
Segue uma lista de deliveries e apps que podem ajudar o estudante durante o período isolado:

Austrália
– Supermercados
– Coles App (No momento está dando preferência para entregas para pessoas consideradas vulneráveis e em situação de isolamento)
– Woolworths App
– Foodworks Delivery (algumas áreas em Sydney)
– Manulog
– UBER Eats
– Deliveroo
– Doordash
– Domino’s
– McDonald’s
– Pizza Hut
– Chargrill Charlie’s
Nova Zelândia
– Supermercados
– Countdown
– Delivereasy
– Manulog
– UBER Eats
– Domino’s
– Order Meal
– My Food Bag
– Hello Fresh

 

Dicas de frases em inglês e vocabulário:

Familiarize-se com a ferramenta de tradução do Google. Isso pode ajudar muito no início.

Se precisar ir ao médico prepare-se usando o tradutor para descrever sua situação; se precisar de uma ajuda da nossa equipe podemos auxilia-lo fazendo a tradução por telefone.
Vá ao médico e nos ligue na hora da consulta, nossa equipe poderá te ajudar com as traduções que precisar pelo viva voz do telefone; para isso contate a agência da AC mais próxima e nos avise com antecedência.

Telefones úteis:

Austrália
National coronavirus hotline – 1800 020 080 – If you require translating or interpreting services, call 131 450
NSW – 1300 066 055
Victoria – 1800 675 398
Queensland – 13 HEALTH or 13 432 584
South Australia – 1300 232 272
Western Australia – 1300 62 32 92
Tasmania – 1800 671 738
ACT – Business hours: 02 5124 9213, after hours: 02 9962 4155
Northern Territory – 08 8922 8044

Nova Zelândia
Healthline’s dedicated COVID-19: 0800 358 5453

MAPEAMENTO MUNDIAL DE CASOS CORONAVIRUS
ACOMPANHE EM TEMPO REAL