Histórias de intercâmbio

Melbourne, a cidade do café!

Eu sou Fábio Hanashiro, tenho 25 anos e moro em Melbourne há 8 meses. Nos cinco primeiros meses, fiz um curso de inglês, depois renovei meu visto no escritório de Sydney da AC para um curso de marketing que vai até o final deste ano. E como acabei de entrar de férias, tenho até o mês que vem para relaxar e viajar bastante. Este é o meu primeiro post aqui no blog e agradeço mais uma vez à Marcela e ao Vinícius pelo convite. Espero que gostem!

Sou Fábio, muito prazer!

Antes de mudar-me para Melbourne em novembro passado, li bastante sobre a cidade e uma das coisas que mais me chamou a atenção foi que muito falava-se sobre a sua (internacionalmente reconhecida) oferta gastronômica – seus vários bistrôs, restaurantes e – principalmente – sobre o seu o famoso café vitoriano (Melbourne é a capital do estado de Vitória, que recebeu esse nome em homenagem à Rainha Vitória que governou o Reino Unido no século XVIX). Mas voltemos a falar do café, afinal quem não gosta de ir a um lugar quentinho para saborear um enquanto conversa com os amigos?

De acordo com um levantamento recente feito pelo governo em 2010, Melbourne conta com aproximadamente 165 mil lugares que se encaixariam na categoria de restaurantes, cafés ou bistrôs. Pensando que na cidade vivem cerca de 4 milhões de pessoas, isto até que é bastante, né?

Bem, se no Brasil estamos acostumados a tomar aquele cafezinho espresso, puro e – de preferência – forte e baratinho, em Melbourne isto não é tão comum (e se for coado, nem pensar!). Uma das maiores diferenças talvez sejam os tipos de café que a gente encontra pelas ruas da cidade: LatteMochaMacchiatoLungo (longo), Cappucino e Cioccolato (chocolate).  Já em relação ao tamanho, os cafés daqui lembram bastante os padrões encontrados em lojas da rede Starbucks em todo o mundo (apesar de mudar um pouco a denominação): Small (220ml), Regular (350ml) e Large (470ml). Os preços dos cafés ficam em torno de $3.50 até $5.50 (dólares australianos) – e dependo do tamanho e do tipo que você escolher, isto acaba fazendo dele praticamente uma refeição!

Outra diferença que me chamou a atenção é que aqui não é “qualquer pessoa” que prepara o café. De maneira geral, acho que o trabalho de barista é mais valorizado e talvez por isto existem muitas oportunidades para profissionais que tenham qualificações (e experiência!) nesta área (paga-se entre uns $20 e $25 por hora – um bom salário para os padrões daqui). Assim, é comum que muitos dos estudantes que estão na Austrália acabem procurando algum curso na área para fazer aos finais de semana.

Uma cena que você sempre vai ver por aqui é, logo pela manhã, as cafeterias estarem cheias de trabalhadores – de todos os níveis – esperando o seu cafezinho para começar o dia, andando pelas ruas e levando consigo o seu copinho, para cima e para baixo. Eu mesmo, enquanto escrevo este texto aqui na biblioteca pública de Melbourne (existem várias por toda cidade, diga-se), estou saboreando o meu café. E por falar nisto, aqui vão algumas fotos dos diversos cafés que já tomei por aqui. =)

A arte do café!
Café com creme.
Café com sorvete!
Café e tortinha de frutas.
Café com pão doce.
Café com doce de chocolate!
Esse já está na metade.
Café para inspirar!

View Comments

  • Oi Fábio, tudo bem?
    Estou indo para Melburne e gostaria de saber sobre o emprego de barista.
    Eu tenho experiencia porque trabalho em um café aqui no Barsil. Mas me falaram que eu vou precisar fazer um curso de barista ai na Australia para poder atuar na profissão. Você sabe me dizer?

    • Olá Stephanie,
      Os australianos adoram um bom cafezinho assim como nós, apesar de lá o café ser um pouco diferente do que temos aqui. Em Melbourne essa paixão parece ser ainda maior, talvez até pelo clima. Por isso, muitos estudantes que vão para essa cidade acabam trabalhando na área pelo menos por um período.
      Como você já tem experiência na área, não é obrigatório fazer o curso por lá, mas talvez ele te ajude bastante para entender os tipos de preparo, hábitos e preferências australianas na hora de tomar café, como disse antes são um pouco diferentes daqui.
      Esses cursos são rápidos, de 2 a 5 dias normalmente, e não são caros. Talvez valha a pena investir.
      Aproveite para visitar a nossa agência quando chegar em Melbourne. Você poderá participar da nossa Sessão de Welcome e Workshop sobre empregos e receber várias informações e dicas importantes para ajudar você a conseguir um trabalho e também se adaptar mais rápido a cidade. Além de contar com o suporte da nossa equipe de consultores para vários outros assuntos.

      AC Melbourne
      Office 306 - Level 3 / 430 Little Collins Street
      Tel: +61 3 9935 5291 // +61 3 9935 5217
      Cel: +61 404 244 875
      melbourne@australiancentre.com

      Espero que aproveite bastante o seu intercâmbio e se precisar de qualquer coisa, conte com a gente.
      Sucesso e boa sorte!
      Abraços

      Equipe AC

Recent Posts

Motivos para fazer um MBA na Austrália

O MBA é um tipo de especialização muito valorizado no currículo. Voltado geralmente para áreas de negócios, ele abre muitas…

5 dias atrás

Número de Alocações de Vagas Por Estados e Territórios na Austrália para o FY 2024-25

O Governo da Austrália anunciou as alocações de indicações de estados e territórios para o Programa de Imigração 2024-25, fornecendo…

6 dias atrás

Mudança Importante em Relação ao Tempo de Experiência de Trabalho Necessária para o Visto Subclass 482

O Governo Australiano anunciou recentemente, que a partir de novembro de 2024, o tempo de experiência necessária para a aplicação…

1 semana atrás

Informação Importante Sobre o State Nomination Migration Program 2024-2025

Você viu que foram anunciadas as alocações estaduais para o State Nomination Migration Program 2024-2025? Isso quer dizer que os…

2 semanas atrás

Razões que fazem brasileiros amar a Austrália

Viver em outro país é o sonho de muitos brasileiros, principalmente quando falamos em nações de primeiro mundo e com…

3 semanas atrás