Se você está há algum tempo pensando em fazer intercâmbio, este pode ser o ano perfeito para concretizar os seus planos. Apesar de o dólar americano estar em alta, diversos países possuem uma moeda mais favorável para os brasileiros e podem ser perfeitos para quem busca aprendizado e amadurecimento pessoal. Confira dicas para organizar a sua viagem ainda em 2016:
Qual idioma você quer aprimorar e que tipo de viagem quer fazer? Cada país oferece um tipo de experiência, seja com museus de arte, neve, belíssimas praias ou até mesmo uma agitada vida noturna. Você só conseguirá decidir qual é o melhor destino depois de avaliar qual é o seu objetivo no intercâmbio.
Caso ainda não se sinta seguro na hora de se comunicar em outro idioma, lembre-se de que você terá bastante tempo para treinar até o dia do embarque. Aproveite esse tempo para mergulhar ainda mais na cultura do destino e, se possível, faça um curso, mesmo que breve, apenas de conversação.
Exceto alguns países da América do Sul, a maior parte dos destinos exige a apresentação do passaporte como documento oficial, além de um visto para permanecer no local. Se você ainda não o possui, procure a Polícia Federal assim que puder para fazer o seu, pois o passaporte demora aproximadamente seis dias para ficar pronto depois da entrega dos documentos.
Na Austrália, existem três tipos de vistos que o viajante pode solicitar: estudante, para aqueles que ficarão em solo australiano por até 14 semanas; visitante, para quem só vai ao país a passeio por até 12 semanas e visto de trabalho (Working Holiday Visa), que autoriza o viajante a ficar no país por, no máximo, um ano e trabalhe por seis meses em uma mesma empresa.
Para quem já possui passaporte, é importante verificar se ele tem validade mínima de seis meses, a partir da data de embarque, tanto para tirar o visto de trabalho quanto de visitante. Portanto, se perceber que o seu documento irá expirar durante o intercâmbio, providencie outro. O novo passaporte tem duração de 10 anos para adultos acima de 18 anos.
Comece a preparar a viagem com alguns meses de antecedência, pois há mais chances de você conseguir encontrar promoções e preços mais baixos. Entre em contato com uma agência de viagem e confira os preços, as formas de pagamento e os prazos de envio de documentos. O mais importante é estar com tudo resolvido até o dia do embarque.
Como o valor das passagens aéreas internacionais é medido em dólar americano e o real está instável, organize-se para comprar os bilhetes antecipadamente. Se possível, faça o intercâmbio durante a baixa temporada. Assim, além do transporte, os custos com o curso, passeios e alimentação poderão ser menores.
Pesquise os tipos de cursos disponíveis no país que você pretende ir. Apesar de a maior parte dos viajantes sair para fazer curso de idioma, diversos países oferecem aulas de graduação, pós-graduação e extensão em várias áreas do conhecimento, inclusive opções de imersão cultural no país. Para quem já tem noções do idioma, esses pacotes mais completos podem ser a melhor opção.
Na Austrália, existe o ATN (Australian Technology Network of Universities), um conjunto das cinco melhores faculdades australianas. O ATN é ainda a instituição que mais incentiva o estudo de estrangeiros no país, garantindo preparo teórico e aulas práticas na área de atuação. O ensino técnico também é bastante comum na Austrália, sendo uma opção para quem não possui muito tempo e quer um aprendizado mais rápido.
Conhece alguém que já foi para onde você pretende viajar? Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e pegar dicas de passeios. Na internet, há diversos fóruns de ex-intercambistas, que podem ser excelentes aliados na hora de preparar a sua viagem.
Ao chegar no seu destino, aproveite todas as oportunidades que tiver para se divertir e treinar um outro idioma. Prefira andar com nativos ou estrangeiros, assim conseguirá desenvolver mais o aprendizado da nova língua. Assista à televisão, leia jornais e prove a culinária local. Um novo universo será mostrado para você caso esteja com a mente aberta. Aproveite que o ano está só começando para realizar o sonho de morar por um tempo em outro país.
Se você está se preparando para imigração na Austrália e também aprecia um bom agito, precisa conhecer a nossa lista…
O ECA Education Centre of Australia é uma instituição reconhecida por preparar seus alunos para o mercado de trabalho global,…
Se você está buscando um intercâmbio para Austrália que combine excelente educação, vivência cultural rica e oportunidades profissionais, a CQUniversity…
Você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália? A Bond University é uma das melhores opções para quem quer…
Escolher um intercâmbio para Austrália é uma decisão que pode transformar sua vida profissional e pessoal. A QUT University (Queensland…
O que é o Subclass 491? O Subclass 491 é um visto provisório que permite que trabalhadores qualificados vivam e…