Um dos itens mais importantes e que geram mais dúvidas em futuros intercambistas é o visto. Como é esse documento que permite a entrada e permanência no país, sua obtenção é um processo que precisa ser realizado com cuidado e atenção, pois é cheio de detalhes que não devem passar em branco — lapsos ou equívocos podem causar a negativa de emissão pelo departamento de imigração.
Cada país tem suas próprias regras e tipos de vistos, então o estudante deve ter pleno conhecimento dos processos de seu destino antes de começar a sua aplicação para um visto.
Existem diversas situações que podem levar o estudante a ter o seu visto negado pela imigração. Caso isso aconteça, o que é possível fazer? Continue lendo este post e confira!
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Existem diversas razões que podem levar um departamento de imigração a negar um visto. Mesmo que para algumas nações o processo seja um pouco mais ágil e online, como é o caso da Austrália, os formulários são extensos e em inglês, o que pode fazer com que detalhes importantes passem despercebidos pelo solicitante, principalmente se ele não dominar o idioma, por exemplo.
Confira a seguir algumas situações que podem causar a negativa:
Cada tipo de visto tem requisitos diferentes e as informações dadas precisam atendê-los. Portanto, é essencial se informar previamente sobre o visto a ser pedido e o que é necessário para consegui-lo.
As informações fornecidas devem responder exatamente e com detalhes ao que está sendo questionado. Mas não deixe de ser objetivo, jamais dê respostas que possam causar algum tipo de dupla interpretação ou dúvida.
Solicitar um visto sem ter em mãos toda a documentação exigida aumenta consideravelmente as chances de ele ser negado. Tenha a certeza de que reuniu tudo que a Imigração solicita antes de fazer a aplicação para evitar imprevistos ou surpresas.
Inclusive, confirme se os documentos precisam de algum tipo de autenticação em cartório, se eventuais traduções podem ser simples ou devem ser realizadas por tradutor juramentado, pois assim não restará margem para que eles sejam rejeitados por tais motivos.
Se você aplica para um visto de estudante, não faz muito sentido que as informações fornecidas criem um perfil de quem quer trabalhar temporariamente no país, certo? Construa a sua aplicação de modo que ela transmita a sua intenção genuína de entrada no local, seus objetivos, tempo de permanência, etc.
Se o seu visto foi negado, mantenha a calma, pois será necessária uma avaliação detalhada de alguns pontos antes de tentar reverter a situação. Veja algumas ações que podem ser realizadas nesse caso:
Com a carta do Departamento de Imigração em mãos, leia com atenção os detalhes da negativa para entender exatamente o que causou a não emissão do seu visto. No caso da Austrália e Nova Zelândia, essa carta é bastante detalhada, o que pode facilitar para que você não cometa os mesmos erros de aplicação uma segunda vez.
Se for o caso, entre em contato com o Departamento de Imigração do país para tirar dúvidas acerca da negativa e se há algo que pode ser feito imediatamente para sanar o problema.
Verifique com o Departamento de Imigração se existe a possibilidade de corrigir as informações e/ou juntar documentos adicionais para uma nova aplicação do visto. Isso pode agilizar bastante a solução do problema e reduzir o seu trabalho.
Para vistos australianos e neozelandeses, não há necessidade de esperar tempo determinado para uma nova aplicação (exceto para caso de fraudes que falaremos a seguir), o importante é que as causas da negativa sejam resolvidas. Portanto, é preciso que o aplicante saiba as raízes da rejeição para que possa se adequar antes da nova aplicação, pois além da frustração de não ser aprovado, os custos de cada tentativa são consideráveis.
Com os formulários em mãos, analise se a sua aplicação foi direcionada para a categoria correta de visto que você precisa. Existem muitos tipos de vistos, alguns inclusive semelhantes, o que pode causar equívocos na hora do preenchimento dos formulários e de juntar os documentos.
Faça uma revisita aos requisitos e exigências do visto que você deseja e do qual se aplicou, releia todas as regras e etapas do processo de aplicação. Se você não domina o idioma, peça ajuda ou busque a assessoria de uma agência de intercâmbio especializada.
Também é preciso analisar se o seu perfil atende ao programa que você escolheu.
Valores monetários que precisam ser comprovados, curso que deseja realizar, custos, moradia, etc. são itens que devem conversar entre si e com as informações prestadas na aplicação. Às vezes, vale a pena uma reavaliação das suas intenções para reduzir as chances de uma nova negativa.
As punições para tentativa de fraude em aplicações de visto podem ser severas e prejudicá-lo a longo prazo, portanto nunca forneça informações falsas ou omita detalhes que possam ser relevantes e, muito menos, falsifique documentos.
Em situações como essas, o Departamento de Imigração bloqueia o aplicante no sistema e ele fica impedido de fazer novas aplicações de vistos — no caso da Nova Zelândia e da Austrália, a suspensão é de 10 anos, que é um prazo realmente bem longo quando se é um intercambista querendo explorar o mundo por aí, não é?
Mesmo que você tenha o seu visto negado, não desista do seu projeto de intercâmbio. Sabemos que pode ser desanimador em um primeiro momento, mas com uma boa assessoria e análise tudo pode ser contornado e resolvido.
Agências especializadas no país que você escolheu podem ajudá-lo antes da aplicação, reduzindo os riscos de ter o visto negado e fazer com que seu sonho aconteça!
A AC Australian Centre conta com um departamento especializado que oferece suporte completo para a aplicação dos mais diversos vistos para Austrália e Nova Zelândia. Com essa assessoria, você terá toda tranquilidade também nessa importante etapa do seu intercâmbio.
Ficou mais tranquilo com as nossas explicações? Já teve o seu visto negado? O que você fez para reverter esse processo? Ainda restam dúvidas? Conte para nós nos comentários!
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Olá, caso o visto australiano seja negado pela falta de algum documento, é necessário pagar a taxa novamente?
Olá Rodrigo,
Tudo bem?
Se o visto já foi negado pelo Departamento de Imigração, será necessário entrar com um novo processo de aplicação de visto e, nesse caso, fazer novamente os pagamentos das taxas.
Por isso, é muito importante seguir as recomendações de documentos solicitados pela Imigração e também indicados por sua agência de intercâmbio, pois reduzirá os riscos de uma negativa de visto e novos gastos para uma segunda aplicação.
Nós temos um departamento especializado em vistos que poderá dar todo o suporte para a aplicação do seu visto para Austrália ou Nova Zelândia, fazendo uma pré-análise da sua documentação antes de entrar com o pedido junto ao Departamento de Imigração e também acompanhando a sua solicitação e verificando a necessidade de inclusão de novos documentos de acordo com a orientação da Imigração.
Se quiser mais informações sobre o nosso suporte, ou conversar sobre os detalhes do seu projeto, você pode falar com a nossa equipe de vistos através do email vistos@australicentre.com ou do telefone +55 11 50964555.
Abraços,
Priscila Guerra - Equipe AC
Tive visto estudade negado para Austrália há uma semana. Gostaria de saber se há possibilidade de aplicar para Nova Zelândia, sem correr o mesmo risco?
Não quero me frustar novamente, nem financeiramente, nem psicologicamente.
Olá Ana,
Poxa que triste!
É possível fazer a aplicação para um visto para a Nova Zelândia, ou até mesmo tentar reaplicar para a Austrália, mas primeiro é importante que nós entendamos quais foram os motivos da negativa de visto que você recebeu. Assim como os detalhes da organização do seu projeto como um todo.
Isso irá nos ajudar a verificar quais os riscos de uma nova aplicação e verificar as melhores ações e cuidados que precisamos ter para a sua nova aplicação.
Vamos combinar um dia para você vir a uma de nossas unidades conversar um pouco mais com a nossa equipe.
Abraços,
Priscila Guerra - Equipe AC
AC Brooklin: +55 11 5096 4555
AC Tatuapé: +55 11 2091 3288
AC Campinas: +55 19 3294 3733
AC Ribeirão Preto: +55 16 3877 2013
AC Rio de Janeiro: +55 21 3283 9389
AC Curitiba: +55 41 3018 7995
AC Belo Horizonte: +55 31 3309 3059
Bom dia,
Meu cunhado veio para Australua com o visto de turista para 1 ano, porem ele aplicou o visto de estudante ha 2 semanas e foi negado. A minha pergunta eh, ele continua com o visto de turista valido, ou com a negacao do visto de estudante, o visto de turista eh cancelado?
Obrigada!
Olá Andressa,
Tudo bem ?
Sinto muito pela negativa no visto do seu cunhado.
Os vistos de turista tem um período de permanência de 90 dias a cada entrada no país, e validade de um ano, porém isso não significa que ele pode ficar um ano consecutivo no país. Quando foi solicitado o novo visto de estudante o visto de turista foi cancelado.
Recomendo, caso seu cunhado esteja ainda na Austrália, que entre em contato com nossas agências no país, assim nossa equipe pode avaliar a situação com mais detalhes e buscar uma melhor forma de ajuda-lo.
Sydney - New South Wales
sydney@australiancentre.com
Tel: +61 2 9267 5811
Cel: +61 403 418 175
Melbourne - Victoria
melbourne@australiancentre.com
Tel: +61 3 9935 5291
Tel: +61 3 9935 5217
Cel: +61 404 244 875
Perth - Western Australia
perth@australiancentre.com
Tel: +61 8 9225 4357
Tel: +61 8 9225 6495
Cel: +61 430 319 983
Brisbane - Queensland
Novo escritório AC
brisbane@australiancentre.com
Tel: +61 7 3210 0423
Cel: +61 416 498 222
Espero ter ajudado,
Ludmila Cesário - Equipe AC
Acho que vou responder por Maria da Penha, isso devo informar na primeira pergunta da página 17/20 do pedido de visto, sobre "responder ação penal"?
Isso pode impedir meu visto? Mesmo eu sendo funcionário público estável no Brasil?
Olá Aruaque.
Tudo bem ?
Se o caso já está em aberto e se a denuncia já existe, você deve informar o fato no seu pedido de visto, existem vários impactos caso você não informe os oficiais sobre a ação penal, um deles é um período de exclusão do país.
Recomendo que entre em contato com nosso departamento de vistos. Nosso departamento poderá fazer uma pré-análise da sua documentação antes de entrar com o pedido junto ao Departamento de Imigração. Email vistos@australicentre.com ou do telefone +55 11 50964555.
Espero ter ajudado,
Ludmila Cesário – Equipe AC
Bom dia,
Estou tentando entrar em contato com o número fornecido para Curitiba mas não estou tendo sucesso.
Existe algum outro número que possa falar com vocês?
Bom dia, tive um visto negado para Austrália, visto de turismo. Há a possibilidade de eu entrar com um recurso ou devo efetuar um novo pedido? Gostaria do suporte de vocês, como entro em contato? Sou de Brasília.
Boa tarde, Daniel, tudo bem?
Vou encaminhar um link onde você consegue conversar com nosso departamento de vistos.
Boa sorte!
Tentei duas vezes ir para o Estados Unidos em 2018 e 2019, uma como turista e outro como Estudante. Em ambos tive meu visto negado.
Pretendo ir para australia em 2022 para estudar ingles, esses vistos para o USA negado podem influenciar ?
Olá Lucas, tudo bem?
Quando aplicar para seu visto australiano, pode ser que questionem o porque do visto negado dos EUA ;)