Ciência sem Fronteiras

Participe do programa Ciência sem Fronteiras

Os universitários que estão interessados em fazer intercâmbio internacional durante um período de seu curso superior provavelmente já devem ter ouvido falar sobre o programa Ciência sem Fronteiras, criado pelo governo brasileiro.

O projeto tem como previsão conceder até 101 mil bolsas de estudo para o intercâmbio durante um período de quatro anos. O objetivo é que os estudantes universitários tenham contato com instituições que promovem o estudo da tecnologia e inovação, trazendo benefícios a longo prazo ao desenvolvimento de nosso país.

Requisitos para participar do programa

O estudante deve estar devidamente matriculado em um curso de nível superior nas áreas estipuladas pelo programa Ciência sem Fronteiras. No momento da viagem, o aluno deve ter concluído de 20% a 90% de seu curso.

Apenas estudantes de nacionalidade brasileira são indicados para o recebimento das bolsas de estudo.

É necessário ainda que o candidato tenha feito o exame nacional do ensino médio (ENEM) a partir do ano de 2009 e obtido um rendimento de, no mínimo, 600 pontos. Também é exigido que o aluno tenha obtido um bom desempenho acadêmico até o momento do intercâmbio.

A proficiência nos idiomas indicados, dependendo do local da instituição escolhida, deverá ser comprovada. Aqueles que não obterem o nível mínimo de proficiência poderão ser indicados e beneficiados com cursos à distância ou até mesmo presenciais em outro país.

O estudante não pode ter sido beneficiado de financiamento em bolsas de graduação sanduíche pelo CAPES ou pelo CNPq.

Países disponíveis

O Ciência sem Fronteiras possui parcerias com universidades e instituições de ensino de diversos países. Os principais, que podem ser analisados com mais detalhes no site oficial do programa são: Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, China, Canadá, Coreia do Sul, Cingapura, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Finlândia, Hungria, Holanda, Itália, Irlanda, Índia, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suécia e Ucrânia.

Recent Posts

Murdoch University: 50 anos de experiência em ensino

Se você está planejando um intercâmbio para a Austrália, a Murdoch University é uma escolha excepcional. Com 50 anos de…

2 dias atrás

Perth: conheça os benefícios de morar nesta cidade

Planejando o intercâmbio na Austrália, mas ainda não decidiu em qual cidade morar? Então, que tal conhecer um pouco mais…

3 dias atrás

Por Que Fazer um Intercâmbio na Austrália ou Nova Zelândia é a Melhor Escolha para Sua Graduação Sanduíche?

Realizar um intercâmbio acadêmico é o sonho de muitos estudantes brasileiros que buscam ampliar suas experiências educacionais, culturais e profissionais.…

1 semana atrás

Aluguel na Austrália: o que você precisa saber para seu intercâmbio

Quem pretende iniciar o processo de estudos ou de imigração na Austrália está diante de uma experiência de vida em…

2 semanas atrás

Festivais de Música na Austrália: eventos para conhecer durante o intercâmbio

Se você está se preparando para imigração na Austrália e também aprecia um bom agito, precisa conhecer a nossa lista…

1 mês atrás

ECA Education Centre of Australia: um intercâmbio que te prepara para o mundo real

O ECA Education Centre of Australia é uma instituição reconhecida por preparar seus alunos para o mercado de trabalho global,…

2 meses atrás