É essencial colocarmos nossa saúde em primeiro lugar. Quando planejamos uma grande viagem, essa prioridade é ainda mais valiosa, pois estaremos em um lugar em que os procedimentos de cuidados médicos são diferentes dos que estamos habituados e podem ter valores mais altos que o nosso orçamento, caso exista algum imprevisto. Por isso, o seguro-saúde para Austrália é algo que precisa da sua atenção.
É preciso estar bem informado sobre o “Overseas Student Health Cover” (OSHC), o seguro-saúde obrigatório para estudantes que farão intercâmbio na Austrália. Então, preparamos este post para tirar todas as suas dúvidas sobre essa forma de seguro e o que é preciso para contratá-lo. Continue a leitura!
O Overseas Student Health Cover é o seguro que garante que estudantes estrangeiros tenham acesso ao sistema de saúde pública australiano, já que somente cidadãos australianos são cobertos pelo seguro nacional de saúde, o Medicare.
O OSCH é válido como uma permissão para que você tenha acesso a uma cobertura básica, como se você fosse utilizar o SUS no Brasil. É um excelente benefício, pois alguns tratamentos no país podem ser bastante caros, por volta de 600 dólares diários, valor muito mais alto do que o cobrado pelo seguro.
Não. São dois tipos diferentes de seguro e um não anula a necessidade do outro. O OSHC é obrigatório e trata apenas de questões relacionadas à saúde do intercambista, como internações, emergências, cuidados médicos e farmacêuticos.
Por sua vez, o seguro-viagem trata de uma gama ampla de itens, como assistência jurídica para solução de eventuais problemas, como moradia e contratos com as escolas, extravios de bagagem e indenizações se ocorrerem problemas com o embarque ou até mesmo cancelamento da viagem.
Mesmo que o seguro-viagem tenha sua parcela de cobertura de saúde, ele não atende ao critério de cobertura obrigatória exigida pelo governo australiano.
O OSHC será emitido de acordo com o tempo de permanência do estudante em território australiano. A cobertura dura desde o momento da entrada na Austrália até o dia de retorno ao seu país.
O governo australiano determina que o estudante esteja segurado durante todo o intercâmbio. Então, caso você decida prorrogar a sua estadia, será necessário verificar com a seguradora a renovação do seguro-saúde também.
A cobertura do OSCH é bastante ampla, de consultas médicas até ambulâncias e serviços de urgência e emergência. Antes de marcar a sua consulta ou procedimento, verifique com o profissional se os valores praticados são os da tabela do MSB – Medicare Benefits Schedule, que lista os valores dos serviços de saúde da Austrália. Caso haja alguma diferença, você deverá pagar por ela.
Confira o que a sua cobertura abrange:
Você poderá escolher qualquer especialidade e qualquer profissional de saúde que desejar, desde que o tratamento não esteja na lista de restrições de cobertura. Se a consulta for feita fora de um hospital público, o OSHC paga entre 60% a 85% da taxa cobrada pelo MSB. Em caso de internações, a cobertura dos serviços médicos é de 100% da taxa do MBS.
Existem dois tipos de hospital no país: públicos e privados, como ocorre aqui no Brasil. O OSHC cobre os custos em hospitais públicos para todo tipo de tratamento que seja oferecido.
Caso você deseje tratamento em hospitais privados, fique atento: será necessário um seguro-viagem adicional, pois o OSCH, geralmente, cobre apenas tratamentos na rede pública.
O OSHC paga por serviços de emergência em ambulâncias caso seja necessário um atendimento imediato ou socorro em acidentes.
Alguns serviços não são pagos pela cobertura do seguro, bem como alguns serviços estão relacionados com o tempo do seu visto.
Por exemplo, caso seu visto seja para menos de três meses, o OSHC não cobre serviços em relação à gravidez, ou seja, só é possível usufruir desses serviços com vistos de maior duração.
Existe uma lista de especialidades e procedimentos que não estão sob cobertura do seguro-saúde obrigatório. Veja quais são:
O processo para pedir e ativar o seu seguro-saúde obrigatório é bastante simples e pode ser feito no site de uma das provedoras, como Medibank, Allianz, BUPA e AHM. As coberturas funcionam mais ou menos como um plano de saúde: a diferença entre as apólices está, por exemplo, no número de médicos credenciados, modo de pagamento, facilidade de reembolso etc.
Os valores também variam de acordo com o tipo de cobertura (para uma pessoa, casal ou família) e o tempo de contratação. Em 2018, os valores single (uma pessoa) giram em torno de $330 por seis meses de cobertura.
As formas de pagamento por meio do seguro são diversas, mas existem duas que são mais populares e utilizadas:
É muito importante estar protegido durante a sua viagem, pois imprevistos podem acontecer e, longe da família, nada melhor do que a certeza de que poderá ter os tratamentos médicos adequados, certo? Portanto, fale com a sua agência especializada em intercâmbio. Ela o auxiliará a fazer a escolha e a contratação do seguro-saúde para Austrália que está mais adequado ao seu perfil e plano de despesas.
Ficou com alguma dúvida sobre o seguro-saúde para a Austrália? Quer receber mais conteúdos informativos como este para melhorar sua experiência de intercâmbio? Assine a nossa newsletter!
Realizar um intercâmbio acadêmico é o sonho de muitos estudantes brasileiros que buscam ampliar suas experiências educacionais, culturais e profissionais.…
Quem pretende iniciar o processo de estudos ou de imigração na Austrália está diante de uma experiência de vida em…
Se você está se preparando para imigração na Austrália e também aprecia um bom agito, precisa conhecer a nossa lista…
O ECA Education Centre of Australia é uma instituição reconhecida por preparar seus alunos para o mercado de trabalho global,…
Se você está buscando um intercâmbio para Austrália que combine excelente educação, vivência cultural rica e oportunidades profissionais, a CQUniversity…
Você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália? A Bond University é uma das melhores opções para quem quer…
View Comments
Conteúdo interessante e informativo! Se alguém quiser saber mais sobre planos de saúde para estrangeiros e complementar esta leitura.