A Austrália é reconhecida por conta de seu desenvolvimento econômico e da qualidade de vida. Além disso, o país também é considerado um dos mais acolhedores e multiculturais, já que é formado por estrangeiros de todas as partes do mundo e seus descendentes.
Uma das grandes curiosidades de quem vai ou está pensando em escolher a Austrália como destino do seu intercâmbio é em relação a sua cultura, seus costumes e suas tradições. Nesse quesito, riqueza e diferenças culturais também estão garantidas. Conheça mais sobre esses aspectos e se apaixone ainda mais pelo país!
Solicite um orçamento e dê o 1° passo rumo ao seu intercâmbio
Cultura da Austrália e seu povo de origem
Apesar de ser um tema pouco abordado, muito do que é a cultura australiana hoje em dia se deve ao povo que habitava o território antes da colonização: os aborígenes. De origem pré-histórica, eles eram subdivididos em 500 grupos e totalizavam 300 dialetos diferentes, além de terem estilos de vida, culturas e religiões que variavam de acordo com a região que ocupavam.
Eles viviam de uma maneira muito organizada socialmente, à frente de sua época, e tinham costumes que foram passados de geração em geração e que influenciaram diversos aspectos da cultura, o modo de vida e a economia atuais do país. Além disso, faziam da arte uma maneira de se comunicar, com pinturas e outras representações.
Tradições e costumes da cultura da Austrália
No dia 26 de janeiro, os australianos comemoram o Australian Day (Dia da Austrália), o dia do oficial do país. A data é marcada por festas, comemorações e atos cívicos. Os parques recebem famílias e amigos que aproveitam o dia para preparar o tradicional “barbecue” (churrasco, em inglês).
O ANZAC Day, em 25 de abril, é um evento que acontece na Austrália e na Nova Zelândia e relembra os soldados das Forças Armadas da Austrália, da Nova Zelândia e do Reino Unido mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Já o Aniversário da Rainha celebra o aniversário da monarca do Reino Unido e da Commonwealth oficialmente.
Diferente de muito lugares, os tradicional dia para dar e ganhar presentes no dia seguinte ao Natal, conhecido como Boxing Day. Ele é comemorado, no dia 26 de dezembro, exceto quando a data cai no fim de semana – quando isso acontece, ele é comemorado na segunda-feira seguinte.
A tradição gastronômica australiana, assim como no Brasil, é bem diversificada. Isso acontece porque ela sofre influência de nações asiáticas, devido à sua proximidade com esses países. Além disso, aproveitando seu extenso litoral, o peixe e os frutos do mar são os pratos mais consumidos – nesse caso, o destaque vai para o famoso Fish and Chips, peixe empanado acompanhado de batatas fritas.
Dentre as comidas típicas, é possível encontrar receitas feitas com carnes vermelhas, como a carne de carneiro, acompanhadas de legumes e verduras, e aproveitar as refeições harmonizadas com um bom vinho australiano. E não pode faltar a sobremesa – no caso, o destaque é a Pavlova, merengue coberto com frutas e cremes.
Cultura da Austrália para quem se interessa por esporte e lazer
A Austrália contém eventos culturais muito conhecidos. São festivais de grande porte que englobam vertentes artísticas, como teatro, cinema e música – inclusive, com grandes shows de artistas renomados. Mais do que isso, existem festividades gastronômicas, desde as de grande porte até as mais simples.
Vale a pena ressaltar o cuidado com a arquitetura e o design, que trazem um toque arrojado, moderno e urbano ao país. Porém, nada se compara às suas belezas naturais: desertos, lindas paisagens, praias – aproveite para conhecer as sete praias mais bonitas da Austrália – e os animais que habitam o local.
Não é à toa que muitas cidades são conhecidas devido às suas atividades esportivas e de aventura. Explorar esses cenários é costume das pessoas engajadas em esportes, como o surfe, uma das principais modalidades praticadas no país.
A cultura australiana também está muito presente nos esportes praticados em equipe. Um exemplo é o futebol australiano – o AFL, ou “Aussie Rules” –, que é de muito contato e exige um ótimo condicionamento físico dos atletas.
Além dele, existem outros, como rugby, golfe, cricket, bowls – esporte parecido com a bocha – e netball – modalidade que se parece com o basquete, mas traz algumas regras exclusivas.
Cultura da Austrália: como funciona sua economia?
Uma das economias mais estáveis do mundo, a Austrália continua vivendo um crescimento nesse setor. Por isso, a procura de estudantes internacionais e imigrantes que desejam ingressar em seu mercado de trabalho ainda é alta.
Dentre os principais segmentos nos quais o país é reconhecido estão: mineração – sendo o maior exportador de diamantes, alumínio e carvão do mundo; indústria – sobretudo do ramo de alimentos, papel, máquinas e equipamentos tecnológicos; agricultura; pequenas empresas – responsáveis por, aproximadamente, 30% da produção econômica do país; e turismo – uma das atividades que mais geram emprego na Austrália.
Não existe uma idade ideal para fazer intercâmbio. Sempre é tempo de expandir os seus conhecimentos e entrar em contato com novas culturas. Com o auxílio da AC, você pode obter permissões para estudar e trabalhar na Austrália e contar com total suporte a agência de intercâmbio mais tradicional e confiável do Brasil. Quer saber mais sobre visto australiano, carta de intenção e como fazer seu intercâmbio na Austrália? Entre em contato com nosso atendimento e faça seu orçamento!