Não encontrou seu voo? Peça a ajuda para um consultor. Entre em contato

Preparatório para certificados de Cambridge


O exame de Cambridge é um dos mais tradicionais testes de proficiência em inglês do mundo. Ele serve para comprovar seus conhecimentos e domínio do idioma em quesitos como: compreensão e redação de texto, conversação, fluência oral e vocabulário.

Os certificados de Cambridge são aceitos por várias universidades e instituições de ensino como comprovação de proficiência no idioma, principalmente quando se deseja fazer um curso técnico, graduação ou pós-graduação no exterior. Eles também servem para certificar o seu nível de inglês durante o processo seletivo para vaga de emprego, especialmente em empresas multinacionais.

 

Preparatório para os exames de Cambridge

Diversos centros de idioma na Austrália e Nova Zelândia oferecem opções de cursos de inglês preparatórios para os exames de Cambridge.

Esses programas, além de ajudar o estudante a lapidar os seus conhecimentos e habilidades no idioma, também o ajudam a se familiarizar com o modelo de teste, principais conteúdos e técnicas de comunicação exigidos nas provas, através da resolução de exercícios retirados dos exames e também da realização de simulados especiais.

Os preparatórios para Cambridge possuem duração média de 8 a 12 semanas, com datas de início definidas pelas escolas.

As escolas oferecem preparatórios específicos para cada um dos níveis de certificado de Cambridge.

 

Certificado Cambridge: níveis de exame

Os exames de Cambridge são divididos de acordo com o nível de domínio do idioma que é exigido, com testes para nível básico, intermediário, avançado e fluência.

O estudante pode começar com pelos certificados mais básicos e subir gradativamente para os níveis mais avançados, comprovando o seu desenvolvimento no idioma. Ele também pode já fazer um teste mais avançado, caso já tenha mais domínio do idioma.

KET: Key English Test

Esse é um exame de nível básico de inglês, ele comprova que a pessoa é capaz de compreender e se comunica em situações simples do dia-a-dia.

PET: Preliminary Englis Test

Exame indicado para quem deseja comprovar nível intermediário de inglês. Ele demonstra que o candidato é capaz de utilizar suas habilidades no idioma para se comunicar em situações de trabalho, estudo e viagens, assim como em diversas situações cotidianas.

FCE: First Certificate of English

Essa qualificação comprova que o candidato possui nível intermediário-avançado de inglês, sendo capaz de utilizar com habilidade o inglês, escrito e falado, para situações profissionais e acadêmicas.

Este certificado é amplamente reconhecido nas áreas de comércio e indústria, e por instituições de ensino em países de língua inglesa.

CAE: Certificate of Advanced English

É um certificado de nível avançado em inglês, comprovando que o candidato possui excelente domínio do idioma para fins profissionais e acadêmicos.

O CAE é aceito por diversas universidades em países de língua inglesa como prova de competência linguística para os alunos que desejam ingressar em algum programa de graduação ou pós-graduação no exterior.

No Brasil, o CAE também é aceito por diversas universidades como prova de proficiência no idioma inglês para aqueles que desejam frequentar o curso de Complementação Pedagógica e se tornarem professores de inglês nos níveis fundamental e médio

CPE: Certificate of Proficiency in English

Esse é o certificado de Cambridge mais avançado. Ele comprova que o candidato atingiu um nível extremamente elevado em inglês, podendo se comunicar com total proficiência no idioma.

Para quem deseja estudar em uma universidade na Austrália e Nova Zelândia, esse é o  certificado de Cambridge mais indicado.

 

Certificado Cambridge: Estrutura das provas

Para os interessados em tirar um certificado de proficiência Cambridge é de extrema importância que se conheça a estrutura das provas para cada certificado. Sabendo o tempo e os pontos que serão avaliados em cada etapa fica mais fácil se preparar.

Teste de leitura

Esse teste tem duração aproximada de 1:15hs (FCE e CAE) ou 1:30hs (PET e CPE).

Em sua versão mais avançada os candidatos devem demonstrar compreensão do tema central, dos detalhes e da estrutura do texto. Eles também são testados em seu conhecimento mais amplo do vocabulário, uso apropriado da língua e de suas estruturas gramaticais.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

Teste de redação

Este teste tem duração aproximada de 1:15 (FCE), 1:30 (PET) ou 2:00hs (CPE e CAE)

Também em sua versão avançada, os candidatos devem ser capazes de escrever textos de natureza descritiva, narrativa e discursiva cobrindo uma variedade de tópicos.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

Teste de uso da língua inglesa

Este teste tem duração aproximada de 1:15hs (FCE) e 1:30hs (CPE e CAE)

É esperado dos candidatos mais avançados que demonstrem seu conhecimento e controle da língua inglesa executando uma série de tarefas, algumas delas baseadas em textos especialmente escritos para o teste.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

Teste de compreensão oral

Este teste tem duração aproximada de 00:30min (PET), 00:40min (FCE e CPE) e 00:45min (CAE)

Neste teste, em sua interpretação mais difícil, os candidatos ouvem gravações de textos curtos e monólogos mais longos, anúncios, trechos de programas de rádio, notícias e apresentações, entre outros. Eles devem demonstrar compreensão geral e de determinados detalhes dos textos, assim como a capacidade de deduzir significados.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

Teste oral

Este teste tem duração aproximada de 00:10-00:12min (PET), 00:14min (FCE), 00:15 (CAE) e 00:19hs (CPE)

Os candidatos devem demonstrar capacidade de se expressar de forma precisa, fluente e espontânea, e saber claramente como manifestar opiniões durante discussões sobre temas complexos. Este teste é feito em pares e com a presença de dois examinadores. Um dos examinadores usará material de apoio, como fotos e desenhos, para estimular e guiar a interação, cabendo ao segundo examinador tomar notas sobre o desempenho dos candidatos.

Esse teste tem variação de dificuldade de acordo com o nível do certificado para o qual o candidato está sendo testado.

A AC é uma agência especializada em Intercâmbio para Austrália e Nova Zelândia. Se você quer uma experiência transformadora realize o seu intercâmbio com uma das mais tradicionais agência do país!

Outros exames de proficiência em inglês

Além dos preparatórios para Cambridge, a AC Australian Centre também oferece programas especiais de inglês para preparar você para outros importantes exames de inglês, como o IELTS e TOEFL.

Assim como programa para preparar você para entrada nas principais universidades da Austrália e Nova Zelândia, o English for Academic Purposes.



Outros Cursos

Solicite um orçamento

Os atenciosos e qualificados consultores da AC irão te ajudar no que for preciso.