Os cursos técnicos na Austrália, conhecidos como VET (Vocational Education and Training), oferecem uma variedade de qualificações em carreias que não exijam nível universitário. Essas qualificações são bem reconhecidas pelo ambiente profissional e vão desde cursos básicos que introduzem o estudante na área de estudo, até cursos de especialização para técnicos e profissionais.
As escolas técnicas, públicas ou privadas, possuem fortes ligações com as indústrias e empresas empregadoras, fazendo com que os seus cursos sejam desenvolvidos de acordo com as necessidades do mercado atual e com ênfase no aprendizado prático.
Os TAFEs (Technical and Further Education) são instituições de ensino técnico, em sua maioria pública, similares ao SENAC no Brasil. Seus cursos são ministrados e monitorados pelo governo australiano, sob estrita orientação para garantir a alta qualidade de ensino, recursos e serviços ao estudante.
Solicite um orçamento e dê o 1° passo rumo ao seu intercâmbio
Esses programas oferecem uma variedade de qualificações reconhecidas no ambiente de trabalho, desde cursos preparatórios e básicos até específicos para operadores, técnicos e profissionais.
As escolas técnicas possuem fortes ligações com as indústrias e seus cursos são desenvolvidos de acordo com as necessidades do mercado.
As instituições são divididas em Escolas Politécnicas (Polytechs), mantidas pelo governo, e os Institutos de Treinamento Particulares (Private Training Providers). As politécnicas oferecem cursos equivalentes em mérito aos oferecidos pelas universidades do país, com emissão de certificado; algumas inclusive oferecem graduação completa e estudos de pós-graduação.
As Instituições Particulares devem ser registradas junto à NZQA (New Zealand Qualifications Authority - Autoridade de Qualificações da Nova Zelândia). A maioria funciona com quadros de horário semelhantes aos de instituições públicas terciárias.
O ano letivo é de março a novembro, mas alguns cursos podem iniciar em julho.
Os requisitos necessários para ingressar nesses cursos variam de acordo com o tipo do curso escolhido e da instituição. É necessário que o estudante já tenha concluído o Ensino Médio e algumas instituições exigem a apresentação do teste IELTS média 5.5, outras apenas um nível de inglês de intermediate/advanced.
Austrália: Certificates (I, II, III e IV), Diploma e Advanced Diploma.
Nova Zelândia: Certificates (level 1, 2, 3 e 4) e Diplomas (Level 5 e 6).
Cada módulo possui duração média de 3 meses a 1 ano, dependendo do tipo do curso e escola, e o estudante pode optar se irá ou não realizar todos os módulos. Ele receberá a certificação referente aos módulos completados.
Com excelente aceitação no mercado de trabalho australiano e neozelandês, os cursos técnicos também oferecem a possibilidade de o estudante continuar seus estudos em uma universidade nesses dois países.
A transferência pode ser feita após análise do currículo pela universidade, sendo que há ainda a possibilidade de aproveitar créditos do curso técnico. Para isso, os cursos devem ser da mesma área e a escola técnica precisa ter parceria com a universidade onde você deseja fazer a sua graduação.
A AC é uma agência especializada em Intercâmbio para Austrália e Nova Zelândia. Se você quer uma experiência transformadora realize o seu intercâmbio com uma das mais tradicionais agência do país!
Algumas das áreas disponíveis para a realização dos cursos profissionalizantes são:
Pré-requisitos
* Algumas instituições permitem que o estudante realize um teste de inglês em nosso escritório para comprovar o seu conhecimento no idioma.
* Além disso, algumas escolas oferecem programas de cursos de inglês combinados com cursos técnicos. Esses programas visam preparar o nível de inglês do estudante de forma que atenda aos requisitos necessários de conhecimento do idioma para o ingresso do candidato no curso técnico desejado.