5 principais costumes da Austrália que você precisa conhecer

costumes da Austrália

Quando se decide fazer um intercâmbio, é preciso estar preparado para conviver com pessoas que podem ter hábitos muito diferentes dos quais está acostumado. Principalmente se o destino escolhido é muito distante de onde você vive, a cultura e o que é considerado “normal” pode causar um estranhamento no início da sua viagem.

Para ter uma vivência completa do intercâmbio, é preciso fechar as malas e abrir a mente para coisas que nunca viu e que não fazem parte do cotidiano brasileiro.

Pensando nisso, neste post, apresentaremos para você 5 principais costumes da austrália que, para nós, brasileiros, podem ser no mínimo curiosos. Continue a leitura para conferir!

1. Sacar dinheiro durante as compras

Esse é um dos costumes da Austrália que seria muito interessante aplicar no Brasil, pois, muitas vezes, pode ser perigoso utilizar caixas eletrônicos ou acontecer uma emergência fora do horário de funcionamento para saques de dinheiro.

Quando pagam suas compras com cartão de débito ou crédito, os australianos podem solicitar um dinheiro a mais no caixa. Por exemplo, se a compra deu 30 dólares, é possível pedir que passem 50 dólares no cartão e devolvam 20 dólares em dinheiro para você, como se fosse um “troco”. Bastante prático para ter na mão aquele dinheirinho para o café depois das compras, não é mesmo?

2. Disponibilizar água gratuitamente em restaurantes

Em todos os lugares da Austrália — e não só em bares, como costuma acontecer aqui no Brasil — a água é gratuita.  Em um restaurante, por exemplo, você pode pedir água junto com a refeição e ela virá servida em jarras. A água é da torneira, mas é totalmente tratada e própria para o consumo.

Também há muitos estabelecimentos que praticam o BYO (Bring Your Own), ou seja, permitem que o cliente leve de casa as bebidas que consumirá. Claro que é de bom tom se informar no restaurante previamente, pois alguns podem cobrar uma taxa de rolha, que dificilmente tem valor superior a 5 dólares. É um costume que pode fazer bastante diferença no seu bolso, visto que, geralmente, comprar bebidas em lojas especializadas sai mais barato do que em restaurantes.

Além disso, existe uma quantidade significativa de vinícolas no país que oferecem degustação dos seus vinhos a pouco ou nenhum custo. Convide seus novos amigos australianos para um passeio como esse, pois beber com a galera também é um costume tipicamente australiano, principalmente em happy hours.

3. Reutilizar a água

A água é um recurso mais escasso na Austrália, então, as políticas do seu uso são bem restritivas. Lava-rápidos e empresas de limpeza, por exemplo, fazem reúso de água para evitar o desperdício.

Nas casas, não poderia ser diferente: os banhos são curtos — por volta de 5 minutos, mesmo quando você for lavar os cabelos — e apenas um por dia, e os nativos costumam escovar os dentes apenas de manhã e à noite, antes de dormir. Então, se você está dividindo a casa com alguém ou hospedado em um lar de uma família australiana, é bom ficar de olho e respeitar a moderação no uso da água. Nem pense em sair lavando calçadas, você pode tomar uma bronca feia!

E o que pode ser mais curioso para nós é que, quando lavam a louça, eles mergulham as peças em água, lavam com sabão e enxaguam na mesma água. Estranho, não é? Por isso, alguns brasileiros acabam comprando uma máquina de lavar louças durante o intercâmbio.

4. Não se importar demais com a aparência

Aqui no Brasil, é bem comum o cuidado com o corpo e a preocupação com a aparência. São horas na academia, atenção à alimentação, e não é difícil achar aqueles que gastam pequenas fortunas comprando roupas de marcas famosas e caras. Na Austrália, as pessoas não só são mais tranquilas quanto a sua forma física como também não ficam se reparando nas ruas ou praias, por exemplo.

Uma prova disso é o hábito que eles têm de andar sem sapatos nas mais diversas ocasiões. É muito comum ver em supermercados, shoppings, cinemas etc, pessoas descalças passeando, como observamos aqui em cidades litorâneas e praias, sem que isso seja visto como sinal de desleixo ou algo do tipo.

Além disso, também é cultural as crianças passearem de meias pelas ruas depois das aulas (imagina como deve ser para lavá-las depois!).

5. Não matar insetos

A Austrália é um país bastante conhecido bastapela sua diversidade de fauna e por abrigar uma grande quantidade de espécies de insetos, dos mais venenosos aos inofensivos. Portanto, é nte comum você encontrar insetos imensos no seu cotidiano.

Mas não caia na besteira de matar algum deles, pois você será bastante repreendido pelos australianos. Além de a preservação dos insetos ser estabelecida por códigos ambientais, é da cultura local que eles não sejam eliminados. Ou seja, você pode até pegá-los e colocar para fora de casa ou espantá-los, mas nunca matá-los!

Parece difícil caso você morra de medo deles, mas é preciso se acostumar com essa prática, nem que seja chamando o seu vizinho para recolher aquela aranha gigantesca da parede da sua sala. Caso você esteja morando com algum nativo, é possível que ele tenha “insetos de estimação” mantidos em casa, até mesmo para o equilíbrio ecológico.  Então, mantenha os seus chinelos longe desses pequenos animais, certo?

Com o tempo, esses costumes da Austrália não serão mais estranhos e, talvez, você até se pegue colocando alguns em prática no seu dia a dia no país. Lembre-se que as experiências mais enriquecedoras de um intercâmbio vêm das trocas e vivências culturais, por isso, não deixe de se interessar  sobre a cultura e os hábitos do país que você escolheu!

Aproveite para contar aos seus amigos australianos como são as coisas aqui no Brasil, certamente eles acharão muitas coisas que fazemos bastante estranhas e isso pode render boas risadas e um grande aprendizado para todos.

Gostou de conhecer esses costumes da Austrália? Acha que vai ter alguma dificuldade com eles? Gostaria de saber alguns mais? Então acompanhe nosso Facebook, Instagram e Youtube para ter a Oceania ao alcance de um clique!