Conheça 5 tipos de cursos de inglês e veja qual é o melhor para você

tipos de curso de inglês

Engana-se quem acha que fazer um intercâmbio é só se inscrever em uma instituição de ensino e iniciar os estudos. Muito pelo contrário! Há uma infinidade de tipos de curso de inglês, que variam de acordo com uma série de fatores — seu objetivo, nível de fluência, tempo de estudo, entre muitos outros.

Isso é muito legal, pois possibilita ao estudante escolher qual modalidade deseja cursar e aquela que mais se encaixa em seu perfil. Pensando nisso, resolvemos preparar este artigo para mostrar os principais tipos de cursos de inglês que existem e quais são suas diferenças.

Nos próximos tópicos, esperamos ajudar você na hora de escolher. Bora conferir?

Confira 5 tipos de cursos de inglês comuns em programas de intercâmbio

1. Curso de Inglês Geral (General English)

Entre os tipos de cursos de inglês, o General English é um dos mais buscados nos programas de intercâmbio (e tem seus motivos!). Afinal, ele não requer pré-requisitos e as instituições são bem mais flexíveis em relação aos níveis de fluência. Ou seja: tem vaga para quem já manja um pouco da língua ou está dando os primeiros passos e, até mesmo, para aqueles que querem começar do zero.

Outro ponto legal dos cursos General English, pelo menos em países como Austrália e Nova Zelândia, é que as escolas são super de boa com os horários, já que iniciam as aulas todas as semanas e o aluno pode escolher o período em que quer estudar. Bem tranquilo, né?

Ah, e aproveitando o gancho desses países da Oceania, o intercambista que se inscreve em qualquer curso com duração a partir de 14 semanas ainda ganha a permissão de trabalho remunerado. Perfeito para quem deseja aprimorar a língua e, de quebra, fazer aquele pé de meia!

2. Curso de Inglês para profissional (English for professionals)

Aqueles que pretendem embarcar no intercâmbio para dar um gás no currículo encontram diferentes tipos de curso de inglês com foco nos negócios. As instituições que oferecem esses programas desenvolvem conteúdos e metodologias específicas, de acordo com o perfil e a necessidade do profissional de cada área.

Assim, a gramática e o vocabulário são trabalhados de modo mais condizente com o setor de atuação do aluno. Além disso, as aulas se voltam ao dia a dia de um ambiente de trabalho, permitindo que o aluno pratique o inglês em documentos, e-mails, reuniões etc.

Confira alguns dos cursos de inglês para profissionais que existem nos programas de intercâmbio:

  • inglês para negócios;
  • inglês para hotelaria e turismo;
  • inglês para área de saúde;
  • inglês para engenharia

3. Curso de Inglês para Fins Acadêmicos (EAP)

EAP (English for Academic Purposes) é outro tipo de curso de inglês oferecido em intercâmbios, porém mais indicado aos estudantes que visam aperfeiçoar e aprimorar o idioma para uma vida acadêmica no país de destino. Ou seja: o público é formado por quem pretende realizar cursos técnicos ou universitários (graduaçãopós-graduaçãodoutorado) e já tem um nível de fluência intermediário.

O curso de inglês para fins acadêmicos capacita o intercambista nas quatro habilidades fundamentais da comunicação: leitura, redação, compreensão oral e conversação. Além disso, o EAP trabalha com metodologias específicas, focadas nos conteúdos exigidos pelas instituições e universidades, desenvolvendo habilidades para pesquisas, apresentações, estudos e trabalhos.

A modalidade costuma ser disponibilizada em escolas de idioma ou centros de línguas das próprias universidades — a escolha fica a critério do intercambista. No entanto, vale ressaltar que a segunda opção costuma dar acesso direto aos cursos universitários de acordo com o desempenho do aluno (assim, dispensa-se a apresentação do exame IELTS ou TOEFL).

4. Preparatório para IELTS (International English Language Testing System)

O IELTS é, sem dúvidas, o exame de proficiência em inglês mais aceito no mundo todo. Ele atesta que o estudante tem domínio do idioma e está capacitado para se inscrever em uma universidade ou um curso técnico no país.

Com isso, o preparatório para o IELTS é um dos tipos de curso de inglês que podem ser realizados durante o intercâmbio. Seu objetivo é familiarizar o candidato com os procedimentos e o conteúdo que as instituições exigem, por meio de exercícios, provas anteriores ou simulados variados.

Além disso, o IELTS ajuda o intercambista a aprimorar sua fluência e a habilidade na Língua Inglesa, como o vocabulário, a gramática, a conversação e a redação. Para ingressar no curso, é requisito básico ter um nível intermediário no inglês.

5. Curso TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages)

Entre os tipos de cursos de inglês oferecidos no exterior, o TESOL é indicado para quem pretende lecionar o idioma, ou seja, professores e profissionais de educação. Sendo assim, o conteúdo é totalmente voltado a quem já tem o inglês como segunda língua.

Para que você entenda melhor a estrutura de um curso TESOL, separamos o que é oferecido nas aulas:

  • aprimoramento e aperfeiçoamento das habilidades essenciais do profissional: leitura, gramática, escrita e pronúncia;
  • planejamento, organização e metodologias de aulas;
  • critério de avaliação de alunos em diferentes níveis;
  • desenvolvimento do currículo acadêmico;
  • técnicas de ensino para diferentes propósitos.

Saiba como escolher o curso de inglês mais indicado para o seu perfil

Neste conteúdo, falamos apenas sobre alguns tipos de curso de inglês para intercambistas, mas pode ter certeza de que há muitas outras possibilidades de estudos no exterior. Ao mesmo tempo em que uma iniciativa como essa abre portas para infinitas oportunidades, sabemos que tomar a decisão certa pode render algumas pesquisas e dúvidas básicas. Isso é normal!

Então, a gente separou algumas dicas infalíveis para ajudar você a acertar na hora da escolha. Confira:

  • pesquise bem sobre o destino escolhido, incluindo as principais cidades, o estilo de vida, as tradições, os costumes, a gastronomia, a diversão local etc.;
  • leve em consideração alguns fatores como o clima, o custo de vida do lugar, entre outros;
  • pesquise sobre as facilidades do governo, como programas de emprego para estudantes, tipos de visto disponíveis e direitos concedidos;
  • busque por agência especializadas em intercâmbio e tire todas as dúvidas possíveis.

Enfim, como falamos, há muitos tipos de cursos de inglês disponíveis em programas de intercâmbio. Sem dúvidas, todos proporcionam ao estudante experiências e capacitações que não se equiparam a qualquer outro modelo de estudo. Portanto, quem está em busca da fluência no idioma (e também de vivenciar momentos inesquecíveis) não deve pensar duas vezes!

Se você já está decidido a embarcar nessa nova aventura e quer crescer, converse com um de nossos especialistas e veja por que a Oceania pode ser o destino perfeito para seu sonho!

Mail