Saiba como escolher a melhor empresa para fazer intercâmbio!

Saiba como escolher a melhor empresa para fazer intercâmbio!

Por onde começar a organizar um intercâmbio? Afinal, são tantos preparativos, não é mesmo? Nesse momento, nada melhor do que procurar ajuda especializada para ajudá-lo nessa tarefa. Afinal, esse é um passo recheado de detalhes e burocracias muito específicas, dominadas apenas por profissionais da área. Por isso é tão importante saber a melhor empresa para fazer intercâmbio!

Mas como encontrar a melhor agência de intercâmbio? Centenas de estabelecimentos oferecem esse serviço pelo Brasil afora e há muitas opções para todos. Assim, escolher a agência ideal pode parecer uma tarefa bastante confusa.

Diante disso, qual agência escolher? Quais critérios devem ser considerados na hora da escolha e quais serviços são oferecidos por uma boa agência? Leia nossas 7 dicas a respeito do assunto e tenha suas perguntas respondidas. Confira!

Como funcionam as empresas de intercâmbio?

O funcionamento das empresas especializadas no serviço de intercâmbio pode ser resumido em uma palavra: suporte. Os funcionários de uma agência especializada estão 100% focados em ajudar o intercambista a ter uma experiência que seja a mais agradável possível.

Para tanto, eles fazem uso de seu conhecimento sobre os trâmites burocráticos de países no exterior e, assim, auxiliam o estudante nos processos mais importantes dessa nova jornada. Papeladas, contratos e vistos de trabalho, estudo ou turismo, por exemplo, são facilitados por esses profissionais.

Além disso, a agência de intercâmbio pode facilitar a vida do intercambista em seu país de destino, auxiliando com moradia, emprego e todo o suporte emocional para que ele possa ter uma experiência engrandecedora e nada assustadora no intercâmbio.

Qual é a importância de fazer uma escolha cautelosa?

Como podemos ver, a empresa de intercâmbio é muito importante para tornar a experiência do aluno muito mais agradável no exterior. Fazer uma escolha cuidadosa garante, então, que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Contar com o apoio de uma agência traz vantagens em pontos fundamentais, como a segurança. Tudo isso contribui para muito mais qualidade de vida e um ótimo aproveitamento no intercâmbio!

Como escolher a melhor empresa para fazer intercâmbio?

Agora, chegou o momento de conferirmos algumas dicas para não errar na escolha da melhor empresa para fazer intercâmbio. Pensando em ajudá-lo a tomar essa decisão tão importante, separamos dicas infalíveis e que, certamente, tornarão essa tarefa muito mais simples para você. Vamos conferir?

1. Converse com pessoas que já fizeram intercâmbio

O bom e velho “boca a boca” sempre será a melhor forma de propaganda. Com certeza, existe pelo menos uma pessoa (provavelmente, mais) no seu círculo de amizades ou nos seus ambientes de convívio que já fez um intercâmbio. Por isso, nada de vergonha: procure essas pessoas e bata um papo com elas!

Ou então, caso você realmente não tenha conhecidos que fizeram um intercâmbio, amplie ainda mais a busca: procure grupos de discussão sobre intercâmbios no Facebook, por exemplo — você poderá aprender muito no contato com eles e, de quebra, fará com que também aprendam muito mais sobre o tema. Pergunte:

  • qual agência eles procuraram;
  • como foi o atendimento;
  • quais foram os serviços oferecidos;
  • como foi a experiência de viagem;
  • se tudo aconteceu conforme prometido;
  • se houve suporte durante a viagem;
  • como foi a relação de custo-benefício.

Nada melhor do que ouvir opiniões de quem já utilizou o serviço. A partir daí, fica muito mais fácil tomar uma decisão realmente certeira sobre esse momento. Lembre-se de que o intercâmbio é um assunto sério e que, portanto, precisa ser tratado como tal. Todo cuidado — e pesquisa — é necessário nesse período de planejamento da viagem.

2. Leia feedbacks e comentários na internet

Quando se interessar por alguma agência de intercâmbio, tente “cavar” na internet o máximo que puder em busca de comentários. Consulte as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter etc.), pois clientes insatisfeitos costumam reclamar nas páginas dos provedores do serviço. O contrário também pode acontecer — você pode se entusiasmar com os feedbacks positivos!

Outro canal muito utilizado por consumidores insatisfeitos é o site Reclame Aqui. Além disso, tente conseguir o CNPJ da agência sobre a qual você está buscando informações e pesquise a situação dela no portal da Receita Federal — caso existam, irregularidades serão apontadas ali.

Com uma boa pesquisa, é possível encontrar informações preciosas. Caso você não tenha muita habilidade investigativa, conte com a ajuda de seus amigos e familiares para fazer essa busca. Lembre-se de que é preciso ser minucioso para tomar essa decisão!

E o mais importante: não comece a sua pesquisa procurando apenas pelos aspectos negativos de uma empresa. Feedbacks positivos e pontos interessantes também podem — e devem! — ser levados em consideração. Com isso em mente, busque também pelas coisas legais que essas empresas fizeram.

3. Procure agências ligadas a associações conhecidas

Um grande diferencial da agência de intercâmbio é a conexão dela com associações oficiais de seu setor.

Dê preferência a estabelecimentos que tenham conexões com essas instituições, pois é um forte indicador de que a agência passou por rigorosas avaliações de qualidade para conseguir a certificação.

Embora não seja uma garantia de que o serviço será satisfatório — afinal, experiências diferentes ocorrem todos os dias com pessoas variadas —, essa ligação com organizações sérias e focadas no controle de qualidade é sempre um bom sinal de que se trata de uma empresa realmente séria e idônea.

Prezar pela idoneidade do negócio, por sinal, é algo que sempre deve ser considerado. Leve isso em consideração em suas buscas, já que um apanhado de boas influências é praticamente uma garantia de que a sua viagem correrá com a tranquilidade que você merece.

4. Prefira estabelecimentos especializados em intercâmbios

Quando procuramos um médico, há sempre a preferência por uma especialidade, não é mesmo? Por exemplo, não há motivos para visitar um ortopedista se você está com dificuldades para enxergar a longas distâncias. Esse tipo de pensamento também deve ser aplicado quando procuramos por uma empresa de intercâmbio.

A grande procura por intercâmbios tem motivado diversas empresas do segmento de turismo a oferecerem esse serviço: isso inclui agências de turismo, operadoras e até mesmo escolas de idiomas. É um resultado natural da demanda por esse tipo de serviço e, claro, são empresas que podem ser altamente capacitadas.

Contudo, dê preferência a agências especializadas em intercâmbios — elas terão mais recursos e conhecimentos focados naquilo que você precisa, além de uma longa experiência no ramo.

Esse diferencial é, sem dúvidas, fundamental e significa que os funcionários daquele ambiente, além de qualificados, já lidaram com muitos “pepinos” e problemas com viagens. Somado às boas resenhas do serviço na internet, isso mostra que eles sabem lidar com desafios como ninguém e que são uma ótima alternativa para ajudá-lo em sua tão esperada viagem.

5. Desconfie de preços muito baixos

Você já ouvir falar que o barato pode sair caro? Pois então, esse ditado nunca foi tão verdadeiro como nessa situação. Agora, é importante ouvir a voz da experiência e não debochar dos velhos ditos populares repetidos por nossos pais ou avós.

Convenhamos: um intercâmbio não é um serviço barato — são muitos os produtos envolvidos: transporte externo e interno (ou seja, passagens aéreas de ida e de volta e o transfer na chegada no local), o curso escolhido (as escolas de qualidade não cobram muito barato, embora facilitem as formas de pagamento), a hospedagem, o seguro-saúde, e assim por diante.

Mesmo que as agências ofereçam valores especiais devido às suas parcerias com prestadores de serviços, ainda assim, não é possível fazer milagre. Portanto, se os preços estiverem muito abaixo da média, desconfie — talvez o curso não seja de qualidade ou o seu local de hospedagem seja distante das áreas centrais da cidade, por exemplo.

Com isso em vista, considere sim o valor. O custo-benefício do serviço não pode, de maneira alguma, ser oneroso para você e suas finanças. No entanto, fique de olho quando os preços estiverem muito abaixo da média do mercado. Pesquise muitas opções e, a partir delas, pondere qual parece ser a mais confiável.

6. Opte por uma agência com sede ou suporte no destino

O trabalho da agência acaba quando o estudante embarca? De forma alguma! Pelo contrário, o pós-venda é tão importante quanto qualquer outra etapa do processo. Principalmente para quem ainda não domina o inglês, o fato de ter um escritório ou uma pessoa designada para o suporte no local dá uma segurança enorme.

Além disso, imprevistos acontecem, mesmo com todo o planejamento do mundo. Nesse momento, ter alguém com quem contar para ajudar a resolver os problemas faz toda a diferença.

Imagine a seguinte situação: ao chegar no seu país de destino, você se encontra completamente desamparado e sozinho. Estar sem seus amigos e familiares, por si só, já é algo bastante complicado de lidar. Pense, então, como seria passar por tudo isso sem apoio?

Por isso, contar com uma agência que dê o suporte necessário para o estudante também no exterior é fundamental. Esse apoio pode ter várias origens, indo desde a ajuda na hora de arrumar um emprego, uma escola ou uma moradia, até o apoio emocional que muitos necessitam nessa etapa.

7. Dê valor ao atendimento diferenciado

Talvez essa seja a dica mais preciosa. A qualidade da sua experiência fora do Brasil vai depender totalmente da forma como o seu atendimento foi conduzido desde o início. O consultor que fizer o atendimento deve ter características fundamentais para estabelecer uma relação de confiança entre você e ele: cordialidade, atenção, paciência, amabilidade, simpatia, empatia, disponibilidade, entre outras.

Ele será a principal ponte entre o sonho e a sua realização. Quando você contrata uma agência de intercâmbio, muita coisa está em jogo — o sonho da sua vida, o passo que fará a sua carreira decolar e todas as novas experiências que serão vividas. Imagina colocar tudo isso nas mãos de uma pessoa (ou uma equipe) que não terá paciência para sanar suas dúvidas, que atenderá com preguiça, antipatia ou até mesmo desprezo?

Se você procurar a agência sem ter certeza do tipo de intercâmbio que quer (qual curso fazer, onde se hospedar e ainda qual país e a cidade de destino), o atendimento de excelência começará a aparecer logo aí. Um ótimo estabelecimento ajudará a encontrar o tipo de viagem que mais combina com o seu perfil — essa sensibilidade é esperada de todo bom consultor.

Mas o que caracteriza um bom atendimento, além da simpatia, da paciência e da sensibilidade? A transparência. O consultor deverá ser sincero e objetivo ao passar as informações para você — não é interessante ter surpresas desagradáveis ao chegar no destino e, por isso, tudo deverá estar muito claro antes do embarque.

Isso significa saber exatamente como é o curso escolhido, a moradia (o homestay ou a hospedagem estudantil), quais são as coberturas do seu plano de saúde, para quem deve pedir ajuda se tiver algum problema. Enfim, um bom consultor deixará você confortável, confiante e seguro com todas as informações!

Quais são os benefícios da escolha acertada de empresa para intercâmbio?

Ao longo de nossa conversa, provavelmente, você já conseguiu perceber quais são as vantagens de fazer uma boa escolha na hora de decidir por uma empresa de intercâmbio, certo? No entanto, que tal sintetizarmos tudo o que aprendemos para que a visualização fique ainda mais simples e objetiva?

A seguir, você verá uma lista de alguns dos benefícios mais marcantes de uma boa decisão. Confira logo abaixo:

  • apoio emocional no país de destino;
  • suporte para encontrar moradias e outros serviços no país;
  • mais segurança;
  • garantia de um ensino de qualidade;
  • experiências mais benéficas na viagem;
  • menor preocupação com burocracias e outros problemas.

O intercâmbio é um momento de descobertas e de vivenciar experiências únicas. Por isso, o estudante precisa estar completamente focado para realizar a imersão nessa cultura, fazer novos amigos e adquirir todo o conhecimento necessário. Com uma agência de intercâmbios, isso se torna perfeitamente possível!

Como podemos ver, escolher a melhor empresa para fazer intercâmbio é algo que requer muita atenção e cuidado. Não por acaso, muitos detalhes precisam ser levados em consideração na hora de tomar uma decisão desse porte. Tendo isso em vista, pesquise bastante e entre em contato com as empresas que parecem mais promissoras para tirar as suas dúvidas!

Gostou das dicas? Está mais seguro para escolher a melhor agência de intercâmbio? Caso ainda tenha dúvidas, solicite aqui o contato de nossos consultores. Nossa equipe está sempre à disposição para ajudá-lo, sem compromisso, a tomar decisões acertadas quando se trata de um intercâmbio. Aguardamos a sua mensagem!

Mail