Nas últimas semanas, a cidade de Perth foi contagiada com a alegria do “Fremantle Festival”. Um evento que celebrou a diversidade de culturas que já se tornou uma das principais características da cidade e do país.
Inúmeros eventos musicais, artísticos e folclóricos encheram Fremantle com as cores, sons e sabores dos imigrantes que já fazem parte da alma australiana.
O encerramento do festival, no último dia 4, contou com um grande desfile de nacionalidades, com mais de 50 grupos folclóricos australianos, japoneses, europeus, brasileiros, escoceses, africanos, entre diversos outros. Além disso, as 3 principais escolas de samba de Western Australia empolgaram com a energia brasileira.
Ao ritmo da bateria da Beleza Escola de Samba, os integrantes do bloco da BrazilWA levaram o tema “O Mar e os imigrantes trazidos pelo mar. Iemanjá a rainha do mar como a grande mãe da sociedade multicultural” para a avenida.
E, com muita descontração, as tradicionais baianas, índios, escravos e devotos de Iemanjá do bloco brasileiro distribuíram sorrisos, encantaram e animaram os espectadores que lotaram as ruas de Fremantle.
Até o Rafael da Australian Centre de Perth estava lá pulando de Pedro Álvares Cabral!
Sem dúvida, Austrália é um país que, mais do que abrir suas portas, abre a sua vida para o mundo!!!