As 10 profissões que serão mais requisitadas na Austrália nos próximos 5 anos segundo as previsões dos especialistas.

scott blake x ghf9LjrVg unsplash

Morar no exterior está entre os maiores objetivos de quem deseja crescer profissionalmente. Nesse sentido, muitos países oferecem diversas oportunidades, principalmente aqueles que contam com um deficit de profissionais capacitados, como é o caso da Austrália. Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar a você algumas profissões que podem levar um estudante internacional a conquistar o sonho de o ter visto permanente no país.

Solicite um orçamento e dê o 1° passo rumo ao seu intercâmbio

Situação do mercado de trabalho australiano

O governo da Austrália anunciou recentemente que o país está necessitando de mão de obra profissional em diversas áreas. Nesse sentido, foram adotadas políticas de capacitação dos próprios australianos, mas, ainda assim, essa medida não foi o suficiente. A principal causa para a grande demanda profissional, em diversos setores, deve-se, principalmente à pandemia.

Por isso, as autoridades australianas, junto a entidades de classes, resolveu conceder oportunidade para imigrantes, estendendo, inclusive, o tempo de permanência deles no país. Assim, o sonho de conquistar um visto permanente, passa a ser mais acessível a todos.

Empregos mais procurados da Austrália

Como já citamos, a Austrália está enfrentando um deficit de profissionais habilitados para ocupar determinados postos de trabalho. Isso acontece porque existe uma crescente escassez de competências para determinados cargos, que se acentuou ainda mais com a pandemia causada pelo Coronavírus.

Por conta desse cenário, o governo, criou algumas políticas para receber profissionais de outros países e, recentemente, elencou as 10 profissões que precisarão de trabalhadores aptos e treinados nos próximos 5 anos. Confira a seguir:

1. Gerentes de construção;

2. Profissionais de engenharia civil;

3. Professores da primeira infância;

4. Enfermeiras;

5. Analistas de negócios e sistemas de TIC (tecnologia da informação e comunicação);

6. Programadores de software e aplicativos;

7. Eletricistas;

8. Cozinheiros;

9. Cuidadores de crianças;

10. Cuidadores de idosos e pessoas com deficiência.

Como podemos perceber, a carência de profissionais é ampla e pode ou não exigir especialização. Ou seja, essa situação beneficia tanto os imigrantes que já possuem graduação nessas áreas, quanto aqueles que ainda não possuem, mas desejam trabalhar e estudar, ao mesmo tempo, no país.

Migração qualificada

Para exercer essas funções é indispensável treinamento, uma vez que houve mudança nas técnicas exigidas, como podemos perceber na fala do primeiro-ministro Anthony Albanese: “As habilidades mudaram. Precisamos mudar o treinamento para corresponder a esses novos pré-requisitos”.

E o governo está trabalhando para, não apenas receber essas pessoas, mas, sobretudo, para oferecer a elas os instrumentos teóricos e práticos essenciais à construção de um profissional competente, independente da área. Dessa forma, os novos contratados devem atender às novas competências.

Trabalhar na Austrália como estudante profissional

Hoje, a Austrália conta com uma necessidade significativa de profissionais de diversas áreas, com ou sem especialização. Dessa forma, as pessoas que não possuem uma habilitação específica podem aproveitar essa realidade para se profissionalizar no país, ao mesmo tempo em que trabalha, dando início ao que pode ser a conquista de um visto permanente.

Por que trabalhar na Austrália pode ser vantajoso?

Antes de apresentarmos as profissões que mais estão sendo requeridas pela Austrália, é importante dizer que ela é uma nação desenvolvida, possuindo um dos melhores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, configura-se um excelente local para morar temporária ou permanentemente.

A baixa desigualdade social faz com que a Austrália seja um lugar seguro para habitar, além de oferecer ao imigrante a oportunidade de treinar o seu inglês, enquanto recebe um salário justo e acumula ricas experiências profissionais.

É possível estudar na Austrália e trabalhar ao mesmo tempo?

Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam sair do país. A boa notícia é que, na Austrália, o imigrante pode trabalhar e estudar, enquanto intercambista. Nesse sentido, se você deseja aprender inglês ou realizar algum outro curso profissionalizante, ou universitário — que durem, pelo menos, 14 semanas — poderá ingressar no mercado de trabalho, sendo permitido 20 horas semanais durante as aulas e 40 horas semanais durante o período de férias.

Conheça a AC

A AC pode ajudar você a realizar o sonho de estudar, trabalhar ou imigrar para a Austrália, pois tem parceria com diversas instituições de ensino em diferentes partes do país, para auxiliar os estudantes a encontrarem desde cursos de inglês, a cursos técnicos (os chamados “vocacionais”) e universitários (da graduação ao PHD). A AC tem 20 anos de experiência e presta toda a assistência necessária para o estudante durante a experiência dele no intercâmbio. Assessorando-os na busca de trabalho e na emissão de documentos, contando, inclusive com um agente de imigração registrado pelo governo australiano (MARN2117684). Esse profissional será responsável por auxiliar o estudante a entender as suas opções, além de ajudá-lo a planejar os caminhos para conquistar a residência permanente no país com toda a segurança. Se você sonha em morar, estudar e trabalhar na Austrália, entre em contato um consultor de educação com a AC e construa um bom futuro!

 

VAMOS CONVERSAR SOBRE O SEU PROJETO DE FAZER UM INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA?

Que tal iniciarmos o seu projeto de estudos? Para saber ainda mais detalhes e começar o seu planejamento, entre em contato com o nosso time de especialistas. Clique aqui e solicite o nosso contato totalmente gratuito e vamos falar sobre o seu objetivo de morar, estudar e trabalhar na Austrália.

Solicite um orçamento e dê o 1° passo rumo ao seu intercâmbio

Saiba mais sobre a AC Australian Centre acessando nossos canais:

Linkedin • Instagram • Youtube • Facebook