Entenda como é o clima na Nova Zelândia durante o ano todo

Na hora de planejar o intercâmbio para a terra dos kiwis, os estudantes pensam em muitas coisas, não é mesmo? No tipo de programa que vão fazer, quanto tempo permanecerão no exterior, as cidades e cenários paradisíacos que visitarão etc. Porém, há um detalhe que muitos esquecem de analisar: o clima na Nova Zelândia.

Afinal, as estações no território neozelandês são mais bem definidas do que no Brasil. Por essa razão, impactam na forma como os cidadãos das duas ilhas que dividem o país (North Island e South Island) utilizam as áreas ao ar livre, em como eles têm contato com a natureza e, inclusive, na maneira como se entretêm.

Dito isso, reunimos quatro cidades que estão entre os principais destinos que recebem intercambistas na Nova Zelândia para mostrar o que você pode esperar do clima local. De quebra, ainda indicamos quais são as atrações ideais em cada estação. Acompanhe!

Auckland

Auckland é a cidade mais populosa da Nova Zelândia, com mais de 1,6 milhão de habitantes. Ela fica localizada no extremo norte da North Island.

Como é o clima na cidade?

A North Island é a região mais próxima do Trópico de Capricórnio e, consequentemente, da zona tropical. Por conta disso, é a parte do país que tem um clima subtropical. Logo, devido a posição de Auckland, a cidade conta com um clima mais ensolarado e quente. Durante o ano, as estações variam da seguinte forma:

  • primavera: as temperaturas ficam entre 16º e 21º;
  • verão: as temperaturas ficam entre 19º e 26º;
  • outono: as temperaturas ficam entre 10º e 19º;
  • inverno: as temperaturas ficam entre 8º e 14º.

O que ver e fazer em cada estação?

No verão, uma boa ideia é aproveitar os parques da cidade, como o Auckland Domain e o Cornwall Park. Na primavera, por sua vez, você pode visitar o One Tree Hill — que, sim, tem nome de série de TV, mas na verdade é um pico vulcânico aberto para visitação.

Já no outono, um ótimo passeio para se fazer é visitar a Ilha Waikehe, um local que mistura belas praias com vinícolas. Para fechar com chave de ouro, aproveite o inverno para visitar a Auckland Art Galery e a torre mais alta do país, a Sky Tower.

Wellington

Wellington, por sua vez, é a capital neozelandesa. Um município com cerca de 496 mil pessoas que fica no extremo sul da North Island, sendo banhada pelo Estreito de Cook.

Como é o clima na cidade?

Por ficar praticamente na divisa entre a North Island e a South Island, Wellington acaba com um contraste interessante. Isso porque ela mantém as características do primeiro município, mas com temperaturas mais baixas e dias mais chuvosos (ter um guarda-chuva sempre à disposição é fundamental!). Ao longo dos meses, a variação é essa:

  • primavera: as temperaturas ficam entre 12º e 18º;
  • verão: as temperaturas ficam entre 15º e 23º;
  • outono: as temperaturas ficam entre 9º e 15º;
  • inverno: as temperaturas ficam entre 7º e 12º.

O que ver e fazer em cada estação?

Primavera na capital da Nova Zelândia pede passeios ao ar livre, especialmente pelo Wellington Zoo, o Avalon Park e o Mount Victoria Lookout. O verão, por sua vez, é um convite às badaladas praias de Oriental Bay e de Kapiti Coast

Por outro lado, o inverno e o outono são ótimos períodos para programas em ambientes fechados, principalmente as lojas da Cuba Street, a City Gallery e os museus Wellington Cable Car e The Weta Cave.

Christchurch

Quase no centro da South Island está Christchuch, a terceira cidade mais populosa do território neozelandês, com pouco mais de 404 mil habitantes.

Como é o clima na cidade?

Ao contrário das duas primeiras cidades, o clima em Christchurch é bem mais ameno e com menos dias de sol. Isso acontece por que, embora o país esteja na zona temperada do sul, a South Island está mais próxima da zona glacial Antártica. Como resultado as estações se manifestam assim:

  • primavera: as temperaturas ficam entre 9º e 18º;
  • verão: as temperaturas ficam entre 13º e 21º;
  • outono: as temperaturas ficam entre 5º e 16º;
  • inverno: as temperaturas ficam entre 3º e 11º.

O que ver e fazer em cada estação?

Na primavera, os parques de Hagley, Mona Vale e Orana Wildlife são ótimas pedidas. Já no verão, as praias locais (como a Sumner Beach e a New Brighton Beach) são excelentes para quem quer relaxar com o pé na areia.

No outono, o Internaciontal Antarctic Centre é um bom programa para quem deseja saber mais sobre a Antártica e, de quebra, ver animais silvestres da região. Para encerrar, no inverno, você pode conferir os museus da cidade, como o Quake City, o Christchurch Art Gallery e o Canterburry Museum

Queenstown

Por fim, há Queenstown que, entre os quatro municípios citados, é o que tem menos habitantes (aproximadamente 29 mil) e fica próximo a porção final da South Island.

Como é o clima na cidade?

Se em Christchurch o clima era mais temperado do que nos demais municípios, em Queenstown ele tende a ser marcado pela falta de um verão realmente quente e a presença regular da neve nos meses mais frios do ano. Ou seja, é preciso se agasalhar bem! Tanto é que as estações do ano apresentam as seguintes variações:

  • primavera: as temperaturas ficam entre 5º e 16º;
  • verão: as temperaturas ficam entre 7º e 19º;
  • outono: as temperaturas ficam entre 2º e 10º;
  • inverno: as temperaturas ficam entre -1º e 5º.

O que ver e fazer em cada estação?

O clima na Nova Zelândia, quando se trata da cidade de Queenstown, é favorável às belíssimas paisagens naturais locais. Por isso, é interessante aproveitar a primavera e o verão para visitar os lagos Wakatipu, Wanaka, Te Anau e Hawea.

No outono, dá para aproveitar a Central Otago, uma área interiorana com dezenas de vinícolas. No inverno, por sua vez, vale a pena conhecer as geleiras (como a Franz Josef e a Milford Sound) e as estações de esqui da região (como a Coronet Peak e a The Remarkables Ski Area).

Como você viu, conhecer como é o clima na Nova Zelândia será fundamental para assegurar que você escolheu a cidade ideal para o seu intercâmbio de acordo com a sua preferência — que pode ser por um lugar mais ensolarado ou mais chuvoso, mais quente ou mais frio, com neve ou sem neve e por aí vai. Para completar, isso vai garantir que você possa planejar com antecedência as atrações locais que mais o agradam e, sem dúvidas, não podem passar batidas!

Gostou do post? Aproveite e siga-nos no FacebookInstagramYoutube para conferir outras curiosidades sobre a terra dos kiwis!

Mail