Guia prático sobre Cairns

Cairns

Localizada no estado de Queensland, na costa leste da Austrália, a cidade de Cairns é sem dúvidas uma das joias desse grandioso país. Infelizmente, ela não é tão famosa, especialmente quando comparada com localidades como Sydney.

Apesar disso, esse município é dotado de uma infraestrutura de primeiro mundo e é preparado para abrigar os mais diversos tipos de pessoas, respeitando suas diferenças culturais e pessoais. Por conta disso, Cairns é uma ótima opção para estudantes que buscam um intercâmbio com experiências diferentes e longe da ‘’bagunça’’ de grandes centros.

A seguir, conversaremos sobre as razões pelas quais essa cidade é um ótimo destino para intercâmbio, mencionando as suas principais características, vantagens e particularidades. Boa leitura!

Qual é a localização de Cairns?

Cairns está situada em uma região realmente privilegiada da Austrália. Essa cidade fica na porção nordeste do país, a cerca de 1.500 km de Brisbane (a capital do estado de Queensland) e a 2.500 km de Sydney. Apesar da relativa distância entre esses municípios importantes, Cairns se situa em uma área de fácil acesso para muitas outras localidades australianas.

Queensland é um dos maiores estados de todo o país e, portanto, detentor de um ambiente repleto de belezas naturais e de uma grande biodiversidade. Dentro de seu território, por exemplo, está localizada a Grande Barreira de Corais, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo que passa justamente pela costa de Cairns.

Quais são as principais características dessa cidade?

Cairns tem uma população relativamente pequena, especialmente quando comparada às grandes cidades australianas e brasileiras. A estimativa do Australian Bureau of Statistics (órgão responsável pela contagem) em 2011 era de cerca de 150 mil habitantes.

O clima da cidade é majoritariamente o tropical litorâneo, o mesmo observado no Brasil, especialmente nas regiões norte e nordeste. Com isso, podemos dizer que Cairns conta com verões quentes e chuvosos e invernos amenos e secos, com baixíssima precipitação. Além disso, a temperatura média anual é alta e raramente são observados frios intensos no local.

Como é o estilo de vida na região?

A baixa densidade demográfica e o clima litorâneo contribuem para que Cairns seja uma das cidades mais tranquilas de toda a Austrália. Além de contar com uma excelente infraestrutura em hospitais, escolas e opções de lazer, esse município guarda um charme interiorano difícil de ser observado em outras localidades.

De modo geral, os habitantes nativos da cidade são muito receptivos e hospitaleiros. Por isso, integrar-se aos hábitos locais é muito mais simples e praticar a imersão no idioma e na cultura torna-se uma experiência engrandecedora em Cairns.

Outro ponto positivo é a possibilidade de caminhar bastante, andar de bicicleta e levar uma vida muito mais saudável de modo confortável e com qualidade de vida. Isso contribui para que a estadia na cidade seja ainda mais agradável!

Qual é o custo de vida na região?

A preocupação com valores é algo muito frequente e completamente justificável. Afinal, é necessário arcar com muitas despesas para se manter em um intercâmbio, não é mesmo?

A cidade de Cairns é, além de receptiva e cheia de belezas, um prato cheio para quem está buscando economizar durante a viagem. Por estar ao mesmo tempo, relativamente afastada de cidades como Sydney, esse município tem um custo de vida bastante reduzido se comparado a outros locais.

Por isso, é possível conseguir uma boa acomodação e viver uma vida confortável gastando muito menos. Além disso, a própria cidade permite que o seu estilo de vida seja mais econômico, o que gera um maior controle financeiro.

O que há para se fazer nessa cidade?

Você provavelmente já percebeu que a cidade de Cairns é um verdadeiro paraíso natural. Por isso, o ecoturismo é um dos pontos fortes da região e suas praias são famosas em todo o mundo.

No entanto, observar a natureza não é tudo que se pode fazer em Cairns. Apesar do clima bucólico e pacato, a cidade oferece opções de lazer para os mais variados gostos. A vida noturna do local, por exemplo, é famosa por toda a Austrália e há diversas alternativas de casas noturnas e outras atrações para os jovens que gostam de festejar.

Além disso, há inúmeras opções de passeios gastronômicos que podem ser feitos, contemplando não só a culinária local, como a de diversos países e de outras regiões da Austrália. A cultura também não é deixada de lado e a possibilidade de visitar mostras, museus e atrações do tipo é algo muito comum.

Quais são as possibilidades acadêmicas e profissionais de Cairns?

Apesar de pequena, Cairns é uma cidade em expansão. Ela é uma das localidades que mais cresce no país, tanto econômica quanto demograficamente. Por isso, as opções de empregos estão constantemente em criação por ali. Outro fator importante é a sua proximidade com vários outros municípios, o que expande consideravelmente as alternativas.

Além disso, as opções de educação não ficam atrás. Há inúmeras escolas com equipes qualificadas para as mais diversas especializações, e Cairns é também o lar da James Cook University, da Sun Pacific College e da CQUniversity Cairns, três excelentes instituições que são referência em ensino de qualidade.

Como fazer um intercâmbio para essa cidade?

Para passar uma temporada em Cairns e chamar esse município de seu novo lar, é essencial contar com a ajuda de uma agência especializada no assunto. Esses profissionais são altamente qualificados para lidar com todos os processos necessários para o intercâmbio, facilitando a sua vida e tornando a experiência muito mais tranquila.

Além disso, as agências são responsáveis também por garantir o seu suporte enquanto você está no exterior. Afinal, deixar a família e o país de origem nem sempre é fácil, portanto, contar com uma mão amiga é sempre uma boa alternativa, não é mesmo?

Como podemos ver, apesar de não ser tão conhecida, Cairns é um município extremamente preparado e uma excelente opção para um intercâmbio! Morar na região permite que você obtenha a tranquilidade de uma cidade pequena com a infraestrutura dos grandes centros, além da proximidade com outros municípios imperdíveis do território australiano.

Ficou com alguma dúvida sobre a cidade, o intercâmbio ou qualquer outro tema relacionado à Austrália? Não tem problema! Entrar em contato com a nossa equipe e obtenha todas as respostas necessárias!