Trabalho em Sydney: onde e como conseguir?

Trabalho em Sydney

Já imaginou morar na Austrália, trabalhar e ganhar em dólar, dar aquele gás no inglês,além de conhecer gente do mundo inteiro? Pois bem, essa é uma realidade tão possível que você vai se surpreender ao saber de todas as facilidades que existem por lá.

Neste post, separamos as dicas mais importantes para você conseguir um trabalho em Sydney e por que escolher a cidade como seu próximo destino profissional. Confira todos os tópicos e prepare as malas. Vamos lá?

Como conseguir trabalho em Sydney

É importante estar com o inglês afiado

Se você já esperava essa informação, mas ainda precisa evoluir muito para ter fluência no idioma, não tem problema! Isso não é motivo para você desistir do tão sonhado trabalho em Sydney, muito pelo contrário. Se você precisa aprimorar seu inglês, de forma rápida e eficiente, não vai persistir em cursinhos aqui no Brasil, não é mesmo?

O melhor caminho é optar por um intercâmbio no país. Assim, você aprende mais depressa e já vai se acostumando com a cultura e costumes locais.

Um programa de intercâmbio na Austrália é o melhor caminho para conseguir trabalho

Para esclarecer suas dúvidas quanto a documentação que vai precisar para conseguir um trabalho em Sydney, fique sabendo que, ao ingressar em um programa de intercâmbio na Austrália, você já tem direito a um visto de estudo e trabalho, que lhe garante uma carga horária de até 40 horas quinzenais para qualquer trabalho que você conseguir no país.

O primeiro passo para se informar melhor sobre como conseguir esses documentos, é procurar uma agência especializada e conferir os programas disponíveis.

O governo australiano sempre dá uma força

Existe um programa do governo da Austrália que busca preencher vagas de emprego no país com imigrantes qualificados. Todo ano é divulgada uma lista com as principais oportunidades existentes por lá.

Os brasileiros podem participar e concorrer a uma chance dessas. Para isso, é importante atender aos pré-requisitos exigidos, como: ter o inglês fluente, pagar as taxas e ter a documentação necessária. Para maiores informações, basta acessar o site do Departamento de Imigração da Austrália.

É imprescindível construir um bom currículo

Nada de traduzir seu currículo do Brasil, simplesmente. O ideal é se basear nos modelos australianos e ter muito cuidado com a ortografia e a gramática. Para cada oportunidade, construa um CV mais objetivo e com foco nas qualificações que você acredita serem mais interessantes para a empresa contratante.

Por exemplo, se você for se candidatar a uma posição de garçom, não tem necessidade de detalhar tanto sua formação acadêmica. Dê preferência às experiências que sejam mais relacionadas a essa profissão.

Você tem de caprichar na entrevista de emprego

Em toda a Austrália, o povo é sempre muito receptivo, alegre e divertido. Porém, na hora de uma entrevista de emprego, é essencial que você tenha uma postura formal e profissional. Mantenha a calma e seja sempre muito sincero, especialmente para preencher as vagas operacionais, em que você não tem nenhuma experiência.

Para cargos mais qualificados, provavelmente você passará por diversas etapas de contratação e é preciso estar confiante e mostrar que está apto a cumprir todos os requisitos

Onde conseguir trabalho em Sydney

Tem bastante vaga de trabalho em Sydney para brasileiros nas empresas

Com o visto em mãos, você pode se candidatar a qualquer vaga de emprego na cidade, desde que tenha as qualificações necessárias. Quanto mais qualificada é a vaga, maior as exigências, em especial, a fluência no inglês.

Um fator importante é que todas as profissões são muito valorizadas na Austrália, e, mesmo que você inicie sua carreira em uma posição que no Brasil não seja muito reconhecida, não precisa se preocupar. Lá, você será remunerado com bons salários e condições de trabalho ideais, independentemente do setor.

Algumas vagas comuns são:

  • ajudante de loja;
  • pintor;
  • atendente;
  • babá;
  • balconista;
  • garçom;
  • estoquista; e
  • ajudante de limpeza.

Essas são algumas oportunidades para iniciar seu trabalho em Sydney. Após algum tempo na cidade, você vai aprimorar o idioma e a sua experiência, além de poder fazer networking para conquistar novas posições.

É preciso ficar de olho nos anúncios e chamadas

Não é porque tem vagas em aberto na cidade, que elas vão cair no seu colo do dia para a noite. Assim como em qualquer outro lugar, é preciso buscar e concorrer às oportunidades. E elas estão espalhadas em diversos locais. Confira sempre classificados em jornais, revistas, sites de empregos, vitrines e anúncios. Se for preciso, não hesite de bater de porta em porta e pesquisar também.

Da sala de aula podem sair boas oportunidades

Uma das melhores formas de conseguir boas vagas de trabalho em Sydney é por meio de um networking. Não ache que essa é uma tarefa difícil. Dentro da própria sala de aula, você vai ter contato diário com outros alunos, de todas as partes do mundo, que também têm os mesmos objetivos que você. É uma excelente oportunidade de compartilhar dicas, informações, dúvidas ou, até mesmo, indicações de vagas nas empresas.

Dá para contar com uma ajuda especializada para procurar trabalho em Sydney

Se você optar por um programa de intercâmbio na Austrália com o intuito de trabalhar também, a dica é escolher uma agência que tenha uma unidade física na cidade. Isso facilita todo o suporte necessário para o estudante.

Um exemplo é a empresa Australian Centre, que está presente nas principais cidades australianas, e é claro, em Sydney. Ela oferece workshops e pequenos treinamentos para os estudantes brasileiros que buscam vagas de trabalho no país.

Essas foram algumas dicas para você conquistar uma vaga de trabalho em Sydney. Sem dúvida, uma oportunidade desse tipo vai muito além dos benefícios para sua carreira profissional, mas também promove uma experiência pessoal única, que será carregada para a vida inteira. Já imaginou vivenciar tudo isso?

E aí, curtiu o post? Se você pensa grande e está disposto a embarcar nessa aventura e se desenvolver de forma extraordinária, entre em contato com um consultor especializado e confira tudo o que podemos oferecer para você começar a viver na Austrália.

Mail