Motivos para fazer um MBA na Austrália

MBA na Austrália: motivos para fazer um

O MBA é um tipo de especialização muito valorizado no currículo. Voltado geralmente para áreas de negócios, ele abre muitas portas para avançar na carreira. Por isso, se você é formado, vale considerar fazer um intercâmbio na Austrália!

Neste post, confira 5 motivos para tomar essa decisão e ter um diploma internacional. Boa leitura!

Intercâmbio pós-graduação: 5 motivos para ir para Austrália

O intercâmbio para Austrália já é legal, mas ir para fazer um MBA tem muitas outras vantagens. Confira a seguir!

1. Muitas universidades disponíveis

A Austrália conta com cerca de 43 universidades, sendo a maioria públicas. Elas se destacam pela qualidade, com muitas entre as melhores do mundo. Por exemplo, segundo o World University Rankings 2024, a Universidade de Melbourne é a 37ª melhor do mundo, com estudantes internacionais compondo 47% do total.

Outra vantagem é que muitas delas não exigem o GMAT, ou Graduate Management Admission Test (Teste de Admissão em Gestão de Pós-Graduação). Basicamente, ele é um teste de inteligência, que tem quatro seções e é exigido em MBAs de algumas universidades pelo mundo.

2. A Austrália é um país parecido com o Brasil

Muita gente tem medo de ir para outro país e não se acostumar com a cultura. É claro que em um intercâmbio para Austrália você vai encontrar muitas coisas diferentes. Porém, ela é muito parecida com o Brasil.

Sendo um país também multicultural, cerca de 47% da população é estrangeira ou com pais nascidos em outro país. Por isso, a Austrália é um dos países mais acolhedores e já foi classificado como o 4º mais feliz do mundo. Sem contar o clima parecido com o do Brasil e as belas paisagens que vão encantar você.

  1. Existe a possibilidade de trabalhar

Fazer um MBA fora tem custos, mas na Austrália existe uma vantagem. Isso porque é possível pedir a permissão de trabalho sendo estudante. Assim, é possível trabalhar por até 48 horas quinzenais durante o período letivo. Já nos feriados e férias, não há limite de horas.

4. O custo-benefício vale a pena

A Austrália é um dos países mais procurados para se fazer intercâmbio. Segundo reportagem da CNN, a Pesquisa Selo Belta 2023, da Brazilian Educational & Language Travel Association (Associação Brasileira de Viagens Educacionais e Idiomas), apontou a Austrália como o 5° destino mais procurado por brasileiros.

Um dos motivos é o seu custo-benefício, já que ela é um dos países com idioma inglês mais acessíveis. Além do fato de você poder estudar e trabalhar na Austrália, também há a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudo, que ajuda a reduzir os custos. Para isso, é preciso procurar um programa e checar as condições.

5. Você se torna proficiente em inglês

É verdade que muitas universidades vão pedir algum nível de inglês para quem quer fazer um MBA na Austrália. Porém, esta é uma oportunidade de você avançar mais no idioma.

Assim, é possível avançar ainda mais na carreira, já que, segundo uma pesquisa da Catho, brasileiros que falam inglês podem ganhar até 61% mais.

Realizar um intercâmbio pós-graduação é uma ótima forma de melhorar o seu currículo. Nesse caso, ir para a Austrália é um ótimo destino para fazer seu MBA com vantagens. Afinal, além do país ser parecido com o Brasil, você pode contar com bolsas de estudo e permissão para trabalhar, o que ajuda a reduzir gastos. Outros benefícios é que existem muitas universidades australianas de renome, onde você pode se especializar para avançar na carreira.

Quer saber todas as possibilidades de ir para a Austrália intercâmbio? Acesse o site da AC Australian Centre e confira!