Gold Coast: tudo o que você precisa saber

Gold Coast

Você já ouviu falar da maravilhosa Gold Coast, na Austrália? Essa cidade litorânea encanta estudantes de toda parte, que buscam tanto as melhores instituições de ensino, bem como a qualidade de vida proporcionadas por esse paraíso.

Neste artigo, você ficará por dentro de todos os benefícios de morar em Gold Coast, desde o clima da cidade, passando pelas oportunidades de estudo e trabalho até as melhores atrações para lazer e entretenimento.

Por que escolher Gold Coast?

A Austrália é um conhecido destino de estudantes de intercâmbio de todas as idades, que buscam em suas escolas e universidades a consagrada excelência de ensino do país. De modo geral, as cidades australianas oferecem muita segurança e uma variedade de opções de lazer, qualidade de vida, centenas de áreas verdes, praias incríveis, além de muita modernidade, cultura e entretenimento.

Dessa forma, o estudante que escolhe a cidade de Gold Coast, no litoral leste dessa maravilhosa nação da Oceania, tem a garantia de viver uma temporada memorável em um dos lugares mais sensacionais do mundo.

Saiba agora quais são os principais motivos para estudar e morar na “Costa Dourada” australiana. Conheça as características da cidade, como é o clima, quais são os cursos oferecidos, oportunidades de trabalho disponíveis e como é o comportamento dos australianos em relação aos estrangeiros.

Qualidade de vida

Viver em um local com o segundo melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo é uma experiência inesquecível. Imagine, então, morar em uma cidade com todos os benefícios das maiores metrópoles da Austrália, mas que também tem belezas naturais exuberantes, clima ensolarado o ano todo e uma população receptiva com estrangeiros.

Em Gold Coast, o estudante encontra uma grande diversidade de atividades de lazer, como parques públicos, oito centros aquáticos, centenas de espaços para praticar esportes, além de excelentes ciclofaixas para explorar a cidade de bicicleta.

A cidade é repleta de cinemas, teatros, casas de shows, museus e galerias de arte, que têm uma programação agitada todos os meses. Gold Coast também é um importante polo gastronômico, com muitos restaurantes e lanchonetes, dos mais simples aos sofisticados, que se dedicam a diferentes culinárias, como árabe, italiana, latina e oriental.

Em Gold Coast, o intercambista tem à disposição uma ótima rede de saúde, com muitos hospitais e clínicas especializadas. A cidade é muito segura e tem avançados sistemas de monitoramento por meio de câmeras espalhadas por todas as regiões. O município também se preocupa muito com o meio-ambiente, promovendo ações de conscientização da população para a economia de energia, a coleta seletiva do lixo e a proteção da vida natural.

O transporte público é eficiente, ecologicamente sustentável e cobre toda a região de Gold Coast. Os moradores contam com uma ampla rede de ônibus, trens, trams e balsas, além de táxis terrestres e aquáticos, que levam passageiros para as ilhas próximas ao continente.

Clima

O clima subtropical em Gold Coast é diferente do restante da Austrália. Na cidade, tem sol em praticamente 300 dias no ano, garantindo temperaturas amenas e, em média, 10 horas de luz solar mesmo durante o inverno.

Na época mais quente do ano (de dezembro a março), os termômetros marcam uma média entre 19 e 29 graus. Já no inverno (de junho a setembro), a temperatura vai de 9 a 21 graus, bem mais agradável que em outras cidades australianas, como Sydney, Melbourne e Adelaide. Em Gold Coast, as chuvas costumam cair com maior incidência entre os meses de novembro e junho, com picos de precipitação em janeiro e fevereiro.

Hospitalidade da população

Uma curiosidade sobre a Austrália é que o país é formado por muitos imigrantes, que desde o seu descobrimento trabalharam duro na formação de uma grande nação. Até hoje, o maior país da Oceania recebe milhões de estrangeiros todos os anos, sejam eles turistas, estudantes ou pessoas que decidem ficar para sempre por lá.

A população australiana é muito hospitaleira, atenciosa e gentil com cidadãos de outros países. Eles estão sempre interessados em ajudar e se colocam à disposição para qualquer pedido de ajuda ou mesmo para dar informações.

Os australianos são muito simpáticos e calorosos, o que torna fácil para o estudante estrangeiro fazer novas amizades. Os intercambistas que já passaram uma temporada no país são unânimes em dizer: o povo da Austrália se parece muito com os brasileiros por sua alegria de viver.

Custo de vida

Um dos principais motivos para um estudante escolher Gold Coast é a economia. A cidade une uma excelente qualidade de vida, com muito contato com a natureza, instituições de ensino reconhecidas internacionalmente, bem como um bom mercado de trabalho e custo de vida mais baixo.

Quando comparamos a Austrália com outros destinos tradicionais de alunos de intercâmbio, como a Europa, Canadá e os EUA, os gastos para viver na Oceania são muito menores. A cotação do Real para o Dólar Australiano é muito mais vantajosa em relação ao Euro, a Libra e o Dólar Americano. Além da moeda mais acessível aos brasileiros, o orçamento em Gold Coast pode render mais, já que o custo de vida na cidade é menor que em grandes centros, como Sydney e Melbourne.

Nas cidades grandes, os valores de aluguel, transporte, alimentação e lazer costumam ser mais altos. Já na ensolarada Gold Coast, os preços dos aluguéis são muito mais baixos, proporcionando ao estudante melhores acomodações. Com o dinheiro extra, o intercambista tem a chance fazer mais atividades culturais e de lazer, além de viagens para cidades próximas.

Oportunidades de emprego

Quando o estudante vai passar uma temporada maior que 14 semanas na Austrália, pode solicitar um visto de trabalho em período parcial. Com um emprego durante o intercâmbio, além de conseguir um dinheiro extra, o aluno tem a oportunidade de praticar a fluência do seu inglês, conhecer a cultura australiana mais a fundo e também fazer contatos profissionais.

Em geral, as vagas de trabalho disponíveis para os jovens estrangeiros são em empresas dos ramos de alimentação (lanchonetes e restaurantes), hotelaria, entretenimento (bares e baladas), lojas, supermercados e na construção civil.

As ocupações são em áreas como atendimento (garçom, garçonete, barman, caixa, balconista), limpeza, recepção, auxiliar de serviços gerais, entre outros. As empresas australianas não exigem experiência na função, além de oferecerem treinamento para a execução do serviço.

Vale a pena ressaltar, que muito diferente do que ocorre no Brasil, essas profissões são muito valorizadas na Austrália. Os moradores locais consideram que qualquer função é de extrema importância para a sociedade, não importando a posição, o salário, a formação ou origem do trabalhador.

Sabendo disso, o jovem intercambista deve chegar ao país com a cabeça aberta, e ter a consciência de que o seu trabalho será reconhecido. Toda a experiência na Austrália servirá de aprendizado, fazendo o estudante crescer como pessoa e profissional.

Educação de qualidade

Assim como em todo território australiano, as instituições de ensino de Gold Coast contam com alto padrão de qualidade. Além disso, os estudantes podem escolher desde cursos de inglês com algumas semanas de duração até pós-graduações. Ao menos 10 escolas da cidade têm aulas de inglês para alunos estrangeiros, onde oferecem programa para os mais diversos níveis de conhecimento da língua, como a OHC (Oxford House College).

Os cursos são adequados aos estudantes conforme as suas necessidades e podem ser voltados para uma área profissional específica, como saúde, negócios, engenharia ou comunicação, por exemplo. Também estão disponíveis em Gold Coast uma série de programas preparatórios para testes de proficiência, entre eles o IELTS. A TAFE Queenland é uma ótima instituição para quem deseja fazer um curso técnico de qualidade.

Para quem busca uma formação mais avançada, a Bond University dispõe de cursos de graduação, mestrado e pós-graduação em muitas áreas do conhecimento. O estudante pode escolher entre direito, jornalismo, artes, ciências, negócios, contabilidade, biomedicina, relações internacionais etc.

Quais as principais características de Gold Coast?

A cidade de Gold Coast fica na costa leste da Austrália, no estado chamado Queensland. Está localizada a 1 hora de viagem ao sul de Brisbane, a maior metrópole da região. Dotada de praias que merecem o título de paradisíacas, não é a toa que é conhecida como “Costa Dourada”.

Tem um pouco mais de 500 mil habitantes, que contam com 52 quilômetros de litoral, além dos diversos parques, praças, bosques, rios e montanhas. Esse contato diário com a natureza proporciona mais qualidade de vida, além da cidade oferecer diversas opções de lazer, espaços exclusivos para praticar esportes e passeios incríveis.

O povo de Gold Coast tem um vibe muito parecida com a dos brasileiros, cheios de alegria e simpatia, que transformam a cidade em um destino perfeito para quem quer ter a experiência de viver no verdadeiro paraíso.

A cidade é muito engajada na proteção do meio ambiente, adotando práticas sustentáveis no dia a dia da população, que trabalha em conjunto para que a sua comunidade possa prosperar sem agredir a natureza. Para diminuir as emissões de carbono, por exemplo, as autoridades incentivam as pessoas a se locomoverem de bicicleta, a pé ou usando o transporte público.

Já que conta com escolas e universidades de primeira classe, Gold Coast é cada vez mais procurada por estudantes brasileiros, que curtem viver por uma temporada em um lugar com características climáticas parecidas com a do nosso país. Contudo, a cidade também oferece custo de vida mais baixo, segurança, qualidade de vida e paisagens que ficarão marcadas para sempre em sua memória.

Como é viver em Gold Coast?

O estilo de vida em uma cidade como Gold Coast é muito tranquilo, com ruas de pouco trânsito, pessoas aproveitando as belezas naturais para passear ou se exercitar e com acesso fácil às melhores praias da região.

Mesmo que o intercambista, além de estudar, também tenha um emprego, ainda assim sobra tempo para curtir a cidade. Os deslocamentos são rápidos e sempre existe alguma atração perto de casa, seja um centro comercial, restaurantes, bares, baladas, serviços em geral, cinemas, teatros e casas de shows.

Todas os bairros da cidade são cercados por rios, lagoas e belas áreas verdes, que têm ótimas estruturas para os moradores, como equipamentos de ginástica, quadras poliesportivas, espaços para piqueniques e churrascos, piscinas e muito mais. Também é comum que os parques e praças tenham uma grande programação cultural, com apresentações cênicas, shows musicais e performances de artistas dos mais variados estilos.

Tenha o prazer de ir à praia todos os dias, mesmo que só para apreciar o mar rodando de bike nas ótimas ciclofaixas disponíveis por toda a orla de Gold Coast. A fama das ondas da cidade atraem muitas competições de esportes aquáticos, entre os mais famosos está o WCT, o campeonato mundial de surfe profissional.

Quem escolhe Gold Coast para morar durante o intercâmbio na Austrália, pode ter a certeza que essa será uma experiência única em sua vida. Os benefícios de uma cidade com natureza privilegiada, instituições de ensino qualificadas e oportunidades profissionais incríveis fazem desse destino um local ideal para essa grande aventura.

O que fazer em Gold Coast?

Claro que as atrações ligadas à vida natural são as mais procuradas de Gold Coast, no entanto, a cidade oferece um cardápio recheado de atividades culturais, espaços para praticar esportes e parques temáticos para se divertir.

Todos os dias da semana é possível fazer alguma coisa em Gold Coast, não importa o seu gosto. Conheça a seguir as melhores coisas para fazer na cidade australiana.

Praias para visitar

As praias de Gold Coast são consideradas os “parques de diversões” dos moradores. O litoral se estende por toda a cidade, com faixas de areia bem cuidadas e com proteção de salva-vidas, que têm uma grande reputação e garantem a segurança no mar.

Na área mais central, uma das preferidas é a BroadBeach, que é ótima para curtir um dia na praia, mas que também tem muitas atrações ao seu redor. São muitos centros comerciais, bistrôs refinados, brasseries da moda, cafés descolados e muita badalação.

Na areia, a “Brodie”, como é chamada pelos locais, conta com escolas de surfe, clubes de esportes, banheiros públicos, espaço de churrasco, estacionamento e uma bela área verde, onde é até possível fazer aulas de yoga e meditação.

O acesso à região de BroadBeach é fácil usando o transporte público, com uma linha de tram que deixa os visitantes quase com o pé na areia.

Seguindo ao norte fica a famosa Surfers Paradise, a praia mais agitada de Gold Coast e um dos pontos turísticos mais visitados da Austrália. Nessa área são realizados muitos eventos, como festivais de música e artes, celebrações como o Ano Novo Chinês e o Carnaval, além de ser palco de uma animada vida noturna.

Em Surfers Paradise o visitante encontra excelentes estruturas de lazer, alimentação e esportes. Um dos passeios que não podem ficar de fora é subir no SkyPoint Observation Deck, que fica no alto do Q1, um edifício de mais de 300 metros. Do mirante, que tem visão de 360 graus, é possível apreciar toda a Gold Coast.

Os mais corajosos podem escalar o prédio por meio de escadas e plataformas, que ficam na parte externa do Q1. Usando equipamentos de segurança e com a orientação de profissionais, o aventureiro sobe numa estrutura ao ar livre, que proporciona uma das paisagens mais incríveis da Terra.

Para quem gosta de surfar ou apenas de admirar o esporte, o destino deve ser Coolangatta, onde fica o local conhecido como Snapper Rocks. Nessas ondas é realizado todos os anos a primeira etapa do WTC (World Surf League Championship), quando os melhores atletas da modalidade se encontram, entre eles os brasileiros campeões do mundo Gabriel Medina e Adriano de Souza.

Veja outras praias de Gold Coast que merecem uma visita:

  • Burleigh Beach;
  • Currumbin;
  • Tugun;
  • Miami;
  • Mermaid Beach;
  • North Burleigh.

Opções esportivas

A cidade de Gold Coast é muito ligada aos esportes, com as autoridades investindo pesado em infraestrutura e programas de treinamentos. Existem muitos locais gratuitos para se exercitar e ter uma vida saudável.

É possível praticar uma série de esportes nos clubes locais, que preparam desde atletas amadores até competidores de alto nível. Os centros de treinamentos de natação estão entre os melhores da Austrália, onde são realizadas muitas competições internacionais de diversos níveis.

No Gold Coast Cycle Centre, os moradores podem usar as mesmas instalações dos atletas que competiram na Olimpíada de Sydney, em 2000. O centro de treinamento de ciclismo conta com um velódromo ao ar livre, pista off-road, vestiários, área de convivência e uma plataforma com vista privilegiada para as pistas.

Para quem quer se sentir mais livre, a orla de Gold Coast é muito convidativa para caminhadas, corridas e passeios de bicicleta, que também são ótimas atividades físicas. Sinta a brisa enquanto admira o mar multicolorido das praias da cidade. Isso é qualidade de vida!

Conheça outros locais para praticar esportes na cidade australiana:

  • Carrara Indoor Sports Stadium;
  • Runaway Bay Indoor Stadium;
  • Gold Coast Sports Precinct;
  • Coomera Indoor Sports Centre;
  • Gold Coast Sports and Leisure Centre;
  • Book a Sporting Event Venue.

Parques temáticos

Gold Coast é conhecida como a “Flórida da Austrália”, pois na cidade e em seus arredores estão instalados alguns dos melhores parques temáticos do país.

Os empreendimentos têm temas dos mais variados, desde os clássicos centros aquáticos aos parques de diversões com os brinquedos mais radicais, como montanhas-russas de arrepiar.

Veja os parques temáticos disponíveis em Gold Coast:

  • Warner Bros Movie World;
  • Sea World;
  • Dreamworld;
  • Whitewater World;
  • Wet’n’Wild;
  • The Rockpools;
  • GC Wake Park.

Como fazer um intercâmbio em Gold Coast?

A Austrália é um dos países que mais facilitam a entrada de estudantes estrangeiros, que procuram por cursos de curta a longa duração. Para viver por uma temporada no país da Oceania, o interessado deve solicitar um visto de estudante para a representação diplomática no Brasil.

O processo não é difícil, no entanto, a falta de orientação e conhecimento sobre as regras para a obtenção do visto podem acabar impossibilitando a viagem. Nessa hora é muito importante contar com a ajuda de uma agência de intercâmbio profissional.

As melhores empresas do mercado oferecem total apoio ao estudante, desde a coleta da documentação para o visto e a redação da carta de intenção, passando pela escolha do curso até detalhes do embarque e da vida cotidiana em Gold Coast.

Erros ao dar entrada no pedido de autorização para morar na Austrália podem comprometer a viagem e estragar os seus planos. Procure um agente especializado em intercâmbios na Oceania e tenha a certeza de que os seus sonhos vão se tornar realidade.

Visto de trabalho

O intercambista que vai ficar mais do que 14 semanas na Austrália pode trabalhar nas empresa locais. Com esse tipo de autorização, o estudante é liberado a ter um emprego por até 40 horas quinzenais, o que garante ao aluno tempo para frequentar as aulas, ganhar um dinheiro extra e ainda se aprofundar na cultura australiana.

Quem escolhe cursos de longa duração, com mais de 92 semanas, como graduações, mestrados e pós-graduações, pode solicitar o Post Study Work Visa. Com esse tipo de visto, os recém-formados nas instituições australianas podem trabalhar por um período de dois a três anos depois de formados, sem restrições de quantidade de horas e para funções mais bem pagas.

Ficou com vontade de embarcar agora mesmo para a Gold Coast? Viver e estudar no paraíso será uma grande aventura, que vai proporcionar muito aprendizado, crescimento pessoal e experiências para levar por toda a sua trajetória.

Quer informações detalhadas sobre um intercâmbio na Austrália? Baixe grátis agora mesmo esse excelente e-book. Neste guia, você encontra tudo o que é necessário saber para viver e estudar na Oceania. Bom proveito.

Mail