Como validar o curso de Engenharia na Austrália? Entenda aqui

Não há dúvidas: os empregadores australianos são um dos que melhor pagam os funcionários no mundo. Por lá, o ganho mensal de um empregado é superior a 1,6 mil dólares australianos (cerca de R$ 5 mil), segundo o Australian Bureau of Statistic (ABS). E o cenário fica ainda mais promissor para quem trabalha com Engenharia na Austrália!

Pensando nisso, o post a seguir explica como é a validação do diploma de Engenharia na terra dos cangurus, quanto tempo dura o processo, qual é o órgão equivalente ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia na nação e por que contar com uma agência de intercâmbio para não lidar com imprevistos nesse momento.

Ficou curioso? Então, leia agora mesmo o artigo e tire suas dúvidas!

Solicite um orçamento e dê o 1° passo rumo ao seu intercâmbio

Quais são as vantagens de trabalhar na Austrália como engenheiro?

De fato, os australianos têm uma das menores taxas de desempregados no país, com cerca de 5% de pessoas sem trabalho, de acordo com métrica do ABS. Assim, a economia pujante transforma a Austrália em um destino único para trabalhadores brasileiros, que sonham com oportunidades para crescer profissionalmente.

Mas, você deve estar se perguntando por que, exatamente, o país é um ótimo destino para engenheiros brasileiros? A resposta tem a ver com as listas de trabalho com alta demanda, seja para curto, médio e longo prazo, que o governo da Austrália divulga anualmente para a comunidade internacional.

Nesse momento, cargos ligados à formação em Engenharia Civil e à Engenharia Elétrica, principalmente, estão recrutando profissionais internacionais em todo o país. Em outras regiões da Austrália, engenheiros de diferentes áreas também estão sendo convocados, o que amplia a chance de candidatos brasileiros conseguirem ofício na Oceania.

Por fim, a Austrália é promissora para engenheiros porque oferece altos salários para a função. O PayScale, site que calcula os ganhos salariais de várias profissões de Exatas, afirma que engenheiros civis e elétricos, com alta demanda na terra dos cangurus, podem ganhar a partir de 60 mil dólares australianos anualmente (cerca de R$ 200 mil).

Como é a validação do diploma de Engenharia na Austrália?

Até o momento, você entendeu que a Austrália oferece bons salários e tem um mercado de trabalho aberto para os engenheiros brasileiros. Porém, a dúvida que fica é esta: como validar o diploma de graduação em Engenharia, obtido em instituições de ensino nacionais, no maior país da Oceania?

Para responder à questão, é preciso afirmar que a validação do diploma em Engenharia na Austrália é feita pelo órgão similar ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia no país, verificando a pertinência dos documentos que provam a formação e a experiência profissional do engenheiro estrangeiro.

Portanto, o processo começa com a apresentação de documentos, tais como:

  • teste de nivelamento em inglês;
  • histórico escolar e profissional com tradução juramentada;
  • diploma de conclusão do curso superior;
  • certificados de pós-graduação no exterior e cursos de especialização (se for o caso);
  • carta de recomendação das empresas nas quais trabalhou;
  • três assessments (avaliações de competências) que provam a experiência profissional na área.

Os assessments fazem parte das estratégias de Competency Demonstration Report (Relatório de Demonstração de Competências, em tradução livre) e se dividem nestes três tipos:

  1. Continuing Professional Development (resumo do desenvolvimento profissional);
  2. Career Episodes (documento que relata três episódios da carreira);
  3. Summary Statement of Evidence for Competency Elements (Resumo da Evidência de Elementos de Competência, em português, relato que comprova experiência e estudos de caso na área).

Após apresentar o documento ao órgão competente, o candidato deve aguardar a resposta definitiva da entidade para continuar com o pedido de visto para trabalhar na Austrália.

Qual o tempo de duração do processo de validação?

Até aqui, você entendeu como se dá a validação de diploma em Engenharia na Austrália, porém, uma dúvida muito comum é sobre o tempo de duração desse processo.

Para acalmar os ânimos dos candidatos, é necessário entender que os órgãos que validam ou rechaçam o seu diploma na nação australiana precisam comprovar se a formação internacional é equivalente ao marco da Australian and New Zealand Standard Classification of Occupations (ANZSCO).

Em razão da complexidade do trabalho, é possível que o processo de validação do seu diploma nacional leva até um semestre para obter algum retorno.

Qual é o órgão equivalente ao CREA no país?

No Brasil, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA) funciona como autarquia pública para fiscalizar e regular as profissões de engenheiro e agrônomo, tendo papel importante na institucionalização dessas áreas no país.

Na terra dos cangurus, porém, a Instituição de Engenheiros da Austrália, também conhecido como Engineers Australia ou pela abreviação IEAust, é o órgão sem fins lucrativos que se dedica, desde meados do século passado, à regularização das engenharias no país.

Dessa forma, cabe à IEAust avaliar não apenas as competências dos engenheiros australianos como também é responsável por verificar as habilidades de imigrantes e validar, havendo provas contundentes, o diploma de formação em Engenharia no exterior.

Por que contar com uma agência de intercâmbio durante o processo?

A validação de diploma junto à Engineers Australia costuma se estender por alguns meses e causar, naturalmente, várias dúvidas nos candidatos. Por isso, a recomendação é contar com o know-how de agências de intercâmbio, com escritório no Brasil e na Austrália, para ter êxito nesse processo.

As agências de intercâmbio lidam, diariamente, com candidatos que desejam trabalhar e estudar na Austrália e sabem quais são os documentos necessários para conseguir a aprovação do órgão regular da profissão no país, sem margem de erro para problemas de verificação sobre a experiência profissional e acadêmica no exterior.

Além disso, as empresas de intercâmbio podem mediar o contato do profissional com possíveis empregadores na Austrália e auxiliar o brasileiro a escolher o melhor lugar no país para viver, levando em consideração a qualidade de vida e o custo-benefício de cada território, estado e cidade australiana.

Neste post, você entendeu por que vale a pena trabalhar com Engenharia na Austrália e como é o processo para validar o diploma de formação nacional no país-continente. Então, separe seus documentos com antecedência para não sofrer com imprevistos durante o processo, que pode ser auxiliado por uma agência de intercâmbio.

O tema deste post foi útil, não é? Agora, assine a newsletter do blog e não perca mais informações relevantes para seu intercâmbio na Austrália e na Nova Zelândia!

Solicite um orçamento e dê o 1° passo rumo ao seu intercâmbio